fbpx

Bispo Gérald Caussé: os esforços voluntários de ajuda ao próximo

Tente imaginar 20 milhões de quilos de alimentos como feijão, macarrão, queijo, batatas – tudo embalado em paletes gigantescos.

É difícil imaginar algo tão vasto, mesmo para uma pessoa como eu que passou uma carreira na distribuição de alimentos. Tudo isso estava em armazéns, depósitos e caminhões, sendo mobilizados para ajudar ao próximo durante os primeiros meses da pandemia da COVID-19.

À medida que as necessidades continuaram, o mesmo aconteceu com a resposta global de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, abrangendo 155 países e, eventualmente, tornando-se o maior esforço humanitário na história da Igreja.

Ao todo, a Igreja distribuiu mais de 68 mil toneladas de alimentos e mercadorias para pessoas necessitadas durante a pandemia.

No centro da verdadeira religião está o encargo de cuidar do próximo, vestir os nus, alimentar os famintos e curar os doentes. Mas para as pessoas de fé a resposta não deve parar por aí.

A importância de ajudar o próximo

David Brooks, colunista do New York Times documentou recentemente uma série de tendências preocupantes nos Estados Unidos: os acidentes automotivos estão aumentando devido à direção irresponsável; relatos de brigas em aviões, em cidades e até em escolas estão aumentando; overdoses de drogas e abuso de substâncias estão aumentando.

De acordo com Brooks, tudo isso está acontecendo à medida que as doações de caridade e a participação em organizações cívicas e religiosas continuam a diminuir.

Ele conclui: “Deve haver também algum problema espiritual ou moral no centro disso”. É de vital importância ajudar as comunidades a se prepararem para crises e prestar assistência temporária quando ocorrerem desastres.

Contudo, as pessoas de fé também entendem que não podemos viver só de pão e, em tempos de necessidade, precisamos de sustento espiritual e temporal.

O furacão Harvey

Em 2017, o furacão Harvey tirou a vida de 107 pessoas e causou danos materiais estimados em 125 bilhões de dólares. Os níveis de água subiram tanto em certas áreas que foram necessários barcos para resgatar os moradores.

Com as linhas de emergência congestionadas, um grupo de santos dos últimos dias e vizinhos se reuniram em uma capela próxima com seus barcos para começar a buscar moradores ao redor de Houston.

No segundo dia dos esforços, cerca de 57 barcos e mais de 800 voluntários estavam trabalhando de maneira improvisada. Esse foi apenas o começo do trabalho.

Quando cheguei com outros líderes da igreja, os níveis de água haviam baixado e os esforços de limpeza estavam em andamento.

Antes que a limpeza começasse em uma manhã de domingo, adoramos juntos na mesma capela que servira como um lugar improvisado de barcos. A capela estava cheia. E assim também foram dezenas de capelas em todo o Texas e Louisiana.

Um total de cerca de 16 mil voluntários santos dos últimos dias viajaram para a região para participar da limpeza e reconstrução das propriedades, para evitar mofo e danos ainda maiores.

Tudo o que estava molhado nas casas inundadas teve que ser removido, incluindo carpetes, eletrodomésticos, drywall e isolamento. As estimativas na época para esse tipo de trabalho eram de até 20 mil dólares por casa.

Estávamos todos ansiosos para trabalhar em nome dos moradores que já haviam perdido tanto.

Porém, naquela manhã de domingo, primeiro oramos, cantamos hinos e adoramos. Então, depois do último “amém”, saímos e começamos a trabalhar.

No total, esses voluntários foram capazes de limpar e reformar mais de 16 mil casas, fornecendo cerca de 320 milhões de dólares em mão de obra.

Veja também: Como a Igreja de Jesus Cristo está ajudando refugiados europeus

A barragem de Teton, Idaho

O que aconteceu em Houston e seus arredores me lembrou da resposta espiritual e temporal após outra enchente devastadora que ocorreu há pouco mais de 45 anos, quando um defeito na barragem de Teton, em Idaho, causou um colapso.

Dois terços dos cidadãos que vivem em Rexburg ficaram repentinamente desabrigados devido à inundação que se seguiu.

O Ricks College que hoje é a Brigham Young University-Idaho, acabou fornecendo 400 mil refeições com a ajuda da igreja.

Felizmente, a faculdade não estava funcionando na época, e os dormitórios foram convertidos em alojamentos temporários para famílias desalocadas.

Logo após o desastre, o povo de Rexburg começou a realizar reuniões religiosas novamente, embora não pudessem se reunir em casas de adoração que haviam sido inundadas.

Quando o governador de Idaho visitou Rexburg, ele disse aos cidadãos: “No estado de Idaho sobrevivemos a um grande desastre. E a sobrevivência foi conquistada, na minha opinião, pela força espiritual das pessoas deste vale.”

Em momentos de emergência, grandes e pequenos, comida e abrigo são críticos, assim como o poder sustentador que vem da fé em Deus.

Pandemia mundial

Continuamos a enfrentar os efeitos de uma pandemia global. Prover a saúde, a vida e os meios de subsistência é justamente o nosso foco. Mas também precisamos reconhecer, como sugere Brooks, o papel que a fé desempenha na consecução desses objetivos.

Os pesquisadores descobriram consistentemente que a confiança em Deus e nas práticas religiosas ou espirituais tende a melhorar os resultados dos pacientes médicos em vários contextos.

Felizmente, há sinais encorajadores de que a fé está aumentando para alguns durante essa pandemia.

Um estudo do Pew Research Center publicado no ano passado descobriu que quase 3 em cada 10 americanos (28%) dizem que sua fé foi fortalecida durante a pandemia e apenas 4% dizem que agora está mais fraca.

Uma força espiritual renovadora é necessária para reconstruir vidas, famílias e comunidades muito depois que os esforços de assistência temporal cessarem.

O Pão da Vida

Enquanto o mundo ainda estava se recuperando de uma das piores depressões econômicas da história moderna, o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, enfatizou o papel da vitalidade espiritual na reconstrução da nação: a religião, um avivamento que varreria os lares da nação e agitaria os corações de homens e mulheres de todas as religiões a um nível de afirmação de sua crença em Deus e sua dedicação à Sua vontade para si e para o mundo”.

Ele concluiu com uma verdade que permanece tão relevante em meio a uma pandemia quanto nos tempos conturbados da época de Roosevelt: “Duvido que haja algum problema – social, político ou econômico – que não se desfaça diante do fogo de tal despertar espiritual.”

Milhões de quilos de comida alimentaram pessoas famintas. E ainda resta muito mais a ser fornecido em termos de alimentos e suprimentos para atender às necessidades de um mundo em sofrimento.

Mas as escrituras também nos ensinam sobre um “pão da vida” espiritual, do qual todos ansiamos provar. Para as pessoas de fé, combater os impactos de uma pandemia também significará fornecer o melhor desse pão para ajudar a curar um mundo necessitado.

Gérald Caussé é o bispo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Fonte: Deseret News

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *