Foco, força e fé: olimpíadas e o caminho da exaltação
Foco, Força e Fé
O Brasil está sediando o maior evento esportivo do mundo, o Rio de Janeiro será o palco desse grande espetáculo que terão muitos vencedores. No pódio, três serão lembrados com medalhas, recordes serão batidos e histórias serão contadas. O espírito esportivo é algo que muitos Santos dos Últimos Dias tem. Afinal de contas vários princípios importantes são encontrados no esporte. Pense sobre a múscia cantada pelo rapper Projota em um dos comerciais destas olímpiadas:
“A vida é sacrifício, fechar os olhos e se entregar, no início é difícil, mas vai se acostumar.
O sofá é um péssimo vício, vai te acomodar eu prefiro um precipício pra me ensinar a voar!
Foco: um objetivo pra alcançar
Força: pra nunca desistir de lutar, e
Fé: pra me manter de pé, enquanto eu puder, haja o que houver! Só preciso de foco, força e fé.”
A busca de um recorde ou um lugar no pódio exige muito treino, esforço e comprometimento. Não é diferente com a busca da exaltação.
Foco
O foco é o reino celestial. Apegar-se a barra de ferro e manter-se focado na meta é essencial para voltar a presença do Pai Celestial e ter um lugar reservado no “pódio Celeste”.
O desafio da vida é não se deixar envolver pelas distrações. Na época atual, uma mensagem no WhatsApp pode ser mais chamativa que a leitura das escrituras. Um vídeo no YouTube pode facilmente parecer ser mais interessante do que uma sincera oração. Fotos no facebook e Instagram ocupam mais o tempo do que ajudar ao próximo.Todas as tecnologias podem ser uma bênção. Todavia, podem também prender e aprisionar.
Mantenha o foco no seu objetivo e faça as coisas simples que fortalecem o seu testemunho.
Força
Força é um atributo intimamente ligado com foco. Sem foco, perder a força é questão de tempo. Para manter a força espiritual algumas coisas são essenciais: orações, jejuns, leitura das escrituras e frequência as reuniões sacramentais. Partilhar digninamente do sacramento é um fator fundamental se você espera estar forte espiritualmente.
Feitas as primeiras coisas mencionadas, que são direcionadas a você mesmo, é hora de andar a segunda milha e fortalecer também a outros. O abnegado serviço aos filhos do Senhor é indispensável. A caridade é o puro amor de Cristo e também a principal fonte da força que produz um serviço diligente e fiel ao próximo. Por isso o Senhor adverte: “Portanto, não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra” (D&C 64:33).
Não desistir de “lutar” pela exaltação é uma característica da força espiritual. Mesmo com desafios e desânimos, não desistir faz toda diferença.
Fé
Uma definição dada por um presidente de estaca foi: “fé é dar um passo no escuro”. Um dos hinos sugere “não [pedir] luz, afim de longe ver, somente luz em casa passo ter” (Brilha meiga luz, Hino: 60). Com os desafios da vida moderna muitas vezes é necessário caminhar em meio a escuridão ou sabendo apenas o necessário para mais um passo.
Fé não é ter um conhecimento perfeito de todas as coisas, mas acreditar e em seguida agir de acordo com aquilo que sente. Acreditar que voltar ao lar celestial é algo possível, mesmo com todas as dificuldades, faz uma diferença considerável no seu modo de viver e ser aqui na terra.
Qualquer atleta pode ter foco e força para estar no pódio, mas se a mente dele não acreditar que o pódio é possível, as chances podem e irão diminuir.
O Pódio Celeste
Deus é sem dúvida absolutamente justo. É imensuravelmente misericordioso. Ele está disposto a guiar todos seus filhos a Sua presença. O Elder Aidukatis disse: “Deus é espetacular! Nas olimpíadas (…) apenas três destes excelentes atletas do mundo inteiro serão premiados após a sua competição, dos outros ninguém praticamente lembrará, às vezes uma exceção ou outra. Apenas três prêmios. Deus é mais justo do que isso, Deus apenas exige que nós completemos a prova da maneira que Ele pediu. E desta forma todos sem exceção serão premiados com o maior dos prêmios, serão coroados com honra, com imortalidade e com vida eterna.” (Devocional Erguei-vos e Brilhai, Rio de Janeiro, 2016).
Deus espera dos seus filhos foco, força e fé para completar a prova e desfrutar de todas as bênçãos reservadas aos fiéis. Não importa se foi o primeiro ou o último lugar. O mais importe é que a prova seja concluída a maneira estipulada pelo Mestre e Juiz.
Que esses jogos olímpicos possam te trazer inspiração e motivação para conquistar a medalha celeste.