fbpx

Escolhendo e Cuidando de Suas Escrituras

biblia

Por Mel Borup Chandler

Escolhendo Suas Escrituras

Os Santos dos Últimos Dias (“Mórmons”) ou os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias chamam nossas escrituras de obras padrão. Elas incluem a versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.

Na “Igreja Mórmon” (como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é comumente chamada), as pessoas possuem diversas combinações desses livros de escrituras; algumas preferem ter o que os Mórmons chamam de tríplice, que consiste no Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor combinados em um só livro; enquanto outros preferem também incluir a Bíblia.

Conservando Suas Escrituras

Agora que já decidimos que tipo de encadernação nossas escrituras terão, somente os três livros e a Bíblia ou todos os quatro juntos, podemos começar a falar em como conserva-las por muitos anos.

Existem muitos diferentes estilos de pastas ou bolsas que vão bem com as escrituras. O couro é bonito. A lona é durável. O plástico é eficiente contra a água. Seus livros devem ser capazes de respirar. Lona ou couro provavelmente serão os melhores materiais para conservar os livros. Seja ela colorida ou estampada ou com cores sóbrias. Tudo depende do gosto pessoal.

O que importa é que suas escrituras estarão protegidas. Um dos erros mais comuns é comprar uma bolsa que seja muito pequena. A bolsa deve ser grande o suficiente para acomodar um manual ou um guia de estudo. Além de alguns marcadores, lápis ou canetas.

Quando colocar as escrituras na bolsa, tenha o cuidado de colocá-las viradas para cima. Isso evita que as paginas se danifiquem.

Quando você colocar outros livros na bolsa como cadernos ou outros livros da igreja, tome um cuidado extra com aqueles em espiral, ele pode danificar os outros livros. Não se esqueça que por mais rígido que um livro seja, se você abusar dele, acabará por danificá-lo.

Ao contrario do que muitos pensam, a melhor maneira de guardar um livro é deitado. Quando um livro esta de pé na estante, ele se apoia na capa o que pode causar grandes problemas a longo prazo. As pessoas geralmente colocam os livros de pé na estante por uma questão de espaço e porque é mais fácil ler os títulos, mas guardar um livro deitado é a melhor maneira de conservá-lo.

Muitas pessoas tem pouco conhecimento a respeito de como conservar os seus livros. Antes de tudo é importante saber quais são as partes que o constituem. A lombada é a lateral do livro, ela une a capa à contracapa. É onde as páginas são anexadas. A lombada geralmente é feita de um papel mais grosso, fibras flexíveis ou pano e cola.

Usando as Suas Escrituras pela Primeira Vez

Antes de usar o seu livro pela primeira vez, coloque a sua lombada sobre uma mesa ou uma superfície plana. Em seguida, o abra cuidadosamente e passe o dedo firmemente ao longo da parte da página que encontra a lombada do livro. Faça isso gentilmente varias vezes com um pequeno grupo de paginas (cerca de 20-50 páginas por vez) até chegar ao final do livro. Você pode ouvir um leve estalo, o que é normal, mas não se esqueça de realizar esta operação com cautela. Este procedimento fara com que a lombada do livro se estique, se tornando mais flexível. Isto é necessário porque as ligações entre as paginas e a lombada podem se romper se forem abertas de modo brusco. Isto deve ser feito com qualquer livro que você deseja manter bem cuidado e não somente coma as escrituras.

Dependendo do tipo de escrituras que você tem, provavelmente vai perceber que, elas são impressos em papel muito fino, porém de alta qualidade. Isto é feito porque o papel tem um ácido que se degrada ao longo do tempo. Se você já olhou para um jornal, depois de cerca de uma semana, ele parece velho e amarelado. Isto é porque os jornais são impressos em papel de baixa qualidade, e o ácido no papel se degrada mais rapidamente.

As escrituras são feitas para durar muitos anos, mesmo uma vida, se forem bem cuidadas. A maioria das escrituras são impressos em papel livres de ácido. Em alguns conjuntos de escrituras, você vai notar que há um arremate dourado na borda de cada página, isso pode fazer com que as paginas grudem umas as outras. A melhor solução é cuidadosamente virar as páginas uma por uma, e, eventualmente, eles vão se soltar.

Se a capa das suas escrituras é de couro, não tente aplicar nenhum produto de limpeza ou cremes. Eles podem danificar as páginas e manchá-las. Você também pode manchar a sua roupa, além de arruinar o seu livro. Normalmente, os óleos de seus dedos ou mãos são tudo o que um livro de couro precisa. Claro que, é uma boa idéia lavar as mãos antes de pegar as suas escrituras, mesmo que isso não seja sempre prático.

Além disso, tome cuidado para não deixar suas escrituras caírem no chão, seja em casa ou na igreja. Trate-as com cuidado e respeito.

Marcando as Escrituras

Você poderá notar que muitos cristãos gostam de marcar as escrituras mais significativas. A melhor coisa é usar um lápis a cores comum. Fique atento porque um lápis muito afiado pode rasgar o papel. Fique atento as canetas “marca texto”, pois elas costumam passar a tinta para o outro lado. Se mesmo assim você quiser usá-las faça primeiramente um teste, para ter certeza que ela não danificará seu livro.

Se você tratar as escrituras do modo que elas merecem, provavelmente elas duraram por toda a sua vida.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *