fbpx

O que fazer se você se sentir entediado durante as reuniões?

entediado durante as reuniões

Entediado durante as reuniões

Reverência significa ter profundo respeito pelas coisas sagradas. Este respeito, pode ser demonstrado por meio de pensamentos, palavras e conduta. O tempo das reuniões é especial, e existe para que as pessoas tenham uma oportunidade semanal de aproximar-se ainda mais do salvador Jesus Cristo. A maioria dos membros tem um testemunho sobre isso, mas ainda assim, algumas vezes é difícil se concentrar e  não se sentir entediado durante as reuniões.

Se você está tendo esta dificuldade, não se desespere. Não desista de si mesmo e pare de ir a igreja por isso. Concentrar-se em algo não é uma atividade fácil, as pessoas crescem em sua habilidade de prestar atenção pouco a pouco. Observe uma criança no berçário, no raios de sol e na classe de valorosos e vai ver que em cada fase da vida elas tem capacidade diferente de se concentrar nas aulas.

Outro fator que vem dificultando a capacidade das pessoas de serem reverentes e introspectivas é o excesso de informação. A mente super estimulada tem dificuldade de ficar em silêncio, em um ambiente tranquilo e calmo.

Vários outros motivos também podem ser  usados para estar entediado durante as reuniões da Igreja. Alguns dizem que as aulas são chatas, outros dizem que os assuntos são os mesmos, pode-se dizer até mesmo que você já sabe o que será ensinado e que valeria mais a pena somente estudar em casa. Mas, será que esses motivos de fato vêm da Fonte de toda a Vida? O que fazer então, se as reuniões estão chatas e entediantes?

Didática das aulas

entediado durante as reuniões

Até certo ponto, sentir-se entediado durante as reuniões é algo normal. (imagem via: freepik)

Parece ser uma prática fácil dizer que está entediado por conta da aula. Quase sempre os professores voluntários dos domingos, passam a semana inteira preparando as suas aulas. Usar esse argumento pode ser ofensivo para com o esforço do professor.

Uma sugestão de maior valia é: participe da aula! Comente sobre as histórias, use analogias, se aprofunde nos princípios e doutrinas e compartilhe experiências pessoais. Ao fazê-lo, você verá que as aulas se tornarão uma ocasião de crescimento e não de tédio.

Especialmente no novo modelo de ensino para jovens, o objetivo é que os alunos desenvolvam o tema. O professor vem se tornando cada vez mais, apenas um mediador de debates. Ouça as experiências de outras pessoas que estão passando pelos mesmos desafios que você e verá que se sentirá feliz e animado.

O ciclo repetitivo do Senhor

É uma atitude imatura ir a igreja a cada domingo esperando por um  “furo de notícia”.  A restauração do evangelho foi realizada pelo profeta Joseph Smith e os princípios fundamentais já foram revelados.

De hoje até a segunda vinda, os profetas vão administrar a igreja e estabelecer diretrizes sobre alguns temas que estejam sujeitos a alteração. Você deve se lembrar por exemplo de quando o profeta Thomas S. Monson anunciou a mudança de idade do serviço missionário. Momentos assim, são num geral uma exceção, a regra é ser nutrido pela doutrina que já existe.

Por que as reuniões são tão cheias de repetições? Porque o Pai Celestial ensina por meio de repetições. Ao ponderar de maneira mais profunda as escrituras, você vai perceber que o Senhor usa esse método com frequência. As Conferências Gerais da Igreja estão cheias de assuntos repetitivos.

Alguns podem pensar que falta criatividade, mas na realidade os seres humanos têm a capacidade singular de  se esquecer com frequência. O estresse e a ansiedade do dia a dia são responsáveis por esse fenômeno. Sabendo de antemão sobre todas essas coisas, o Senhor sempre está lembrando Seus filhos os ensinamentos do Seu santo Evangelho.

Por esse motivo, as aulas e discursos das reuniões nos domingos acabam repetindo-se. Encare isso como uma verdadeira prova de amor. Deus ama tanto aos seus filhos  que com frequência lembra-os qual é o caminho para retornar ao Lar.

Sempre há o que aprender

“Mas eu já sei de cor e salteado o que será ensinado!” Esse é um dos argumentos mais usados para justificar o tédio durante as  reuniões. A verdade é que sempre há algo a aplicar e aprender. Não importa se a Bíblia ou o Livro de Mórmon foram lidos mais de 20 vezes, sempre há versículos e expressões que têm a capacidade de mudar a vida do leitor.

O mesmo assunto pode ser abordado várias vezes e expressar diferentes pontos de vista. Pessoas têm experiências e visões diferentes sobre as coisas e consequentemente é possível aprender com cada uma delas. Aquele que declara que já sabe tudo deve dotar-se de profunda humildade e buscar conhecimento do alto.

Por fim, a escolha é sua

entedidado durante as reuniões

Não permita que ninguém se sinta entediado durante as reuniões. (imagem via: getty imagens)

O Presidente Spencer W. Kimball foi indagado sobre esse assunto com a seguinte pergunta: “O que você faz quando está em uma reunião sacramental entediante?” Sua resposta foi um pouco surpreendente:

“Não sei. Nunca estive em uma” (ver Donald L. Hallstrom, “Convertidos a seu Evangelho por Intermédio de sua Igreja”, A Liahona, maio de 2012, p. 15).

Talvez a verdade seja que a reunião entediante só exista se você permitir. Preparar-se com antecedência para o domingo ajuda muito. O sábado pode ser mais santo e sagrado. É claro que há dias que as coisas não vão bem, há momentos que a vontade de ficar na cama e dormir realmente existem, os pensamentos de que as aulas são chatas, que os assuntos são repetitivos e que você já sabe o que será ensinado virão. Porém, aceite o desafio de não permitir  sentir-se entediado durante as reuniões da igreja.

| Inspiração
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
ficar em forma e viver a palavra de sabedoria
A melhor maneira de ficar em forma e viver a palavra de sabedoria
christofferson na biblioteca do congresso
Apóstolo fala sobre o Livro de Mórmon na Biblioteca do Congresso dos...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *