fbpx

4 Dicas para nos ajudar a não guardar rancor de alguém

não guardar rancor

O perdão vai além de aceitar os pedidos de desculpa de alguém. Precisamos livrar-nos daquele sentimento de rancor que estamos sentindo. Você sabe, o sentimento de um estômago se revirando, músculos tensos, e mal-humor.

Aprender a perdoar sinceramente é necessário para uma boa saúde. O perdão pode diminuir a pressão sanguínea, proteger sua saúde mental, e ajudar você a dormir melhor. É uma jornada que leva você a uma vida mais feliz e saudável.

Todos nós já sentimos dor e decepção e nós não consigo ser imunes a isso. Mas ao invés de guardar rancor por aqueles que te prejudicaram de alguma forma, você pode ser otimista, deixar para lá e perdoar. Veja algumas maneiras de fazer isso:

compaixão

Não suprima suas emoções

Nunca guarde suas emoções. Você já saber por experiência própria que isso só vai fazer você explodir e despejar todos seus sentimentos na pessoa que você esta chateado, ou pior, alguém que não tem nada a ver com a história. Isso acontece com todos nós.

Reconheça e pense sobre as emoções que você está sentindo. Mas não se deixe levar por essas emoções. É normal e faz bem reconhecer as coisas que o estão incomodando, e a melhor maneira de identificá-las é ter uma tempo para pensar e escrever. Ou ache a melhor maneira para você de se livrar dessas emoções. Ás vezes, praticar algum esporte já ajuda muito.

Não desabafe com alguém muito rápido

Se logo após de uma experiência ruim você for correndo contar para seu melhor amigo, as emoções negativas que você estiver sentindo só vão aumentar. Isso fará com que a situação pareça maior do que realmente é. É ótimo falar com outra pessoa sobre seus sentimentos. Mas antes que você o faça, pare um pouco para se acalmar e processar o que realmente aconteceu.

Ao perdoar, se comprometa com o real perdão

Perdoar é uma experiência terapêutica que ajuda você a superar a situação de forma mental, emocional, e física. Guardar rancor e não perdoar vai prejudicar somente você, e não a pessoa que te magoou. Se você quiser sentir uma paz completa, escolha perdoar e seguir em frente. Se você não quiser dizer para pessoa “Eu te perdoo.”, tudo bem. Mas siga em frente. Trate essa pessoa com a mesma cordialidade que você tratava antes, e siga em frente.

Aprenda a ser positivo

Sempre Podemos achar algo positive em qualquer dificuldade. Então, qualquer coisa que acontecer com você que não for um mar de rosas, use isto como um aprendizado. Use a experiência para aprender algo sobre você ou outras pessoas. Seguir em frente com um entendimento maior da situação vai ajudar a você a não guardar rancor.

Quando realmente perdoamos, não olhamos para experiência somente com um olhar negativo. Na verdade, muitas vezes quando pensamos na pessoa que perdoamos, podemos até sentir ainda mais amor por ela do que sentíamos antes.

O Perdão

Não é tão fácil perdoar. Não esperamos a perfeição de nós mesmos e de outros de forma até injusta. Mas quando aprendermos verdadeiramente a perdoar, podemos até mesmo ser mais felizes. Cristo disse:

Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens. (D&C 64:9)

Traduzido do Inglês. Link original: Millennial Mormons

Relacionado:

https://mormonsud.net/temas/inspiracao/orar-para-mudar-a-si-mesmo/

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *