fbpx

O que fazer para conseguir deixar uma ofensa de lado

ofensa

Todo mundo já passou por um momento em que deveria ter se calado ao invés de falar. Todo mundo já se arrependeu de um comentário rude em uma rede social. Todos nós, em menor ou maior grau, já pensamos “eu deveria ter ficado em silêncio”.

De fato, há muitos momentos, em que devemos expressar o que pensamos. No entanto, há ainda muitos benefícios em deixar a ofensa de lado.

Particularmente pra mim, é difícil dar a outra face, como nos ensinou nosso Salvador Jesus Cristo (Lucas 6:29). Nosso instituto humano quer sempre ter a razão e nunca queremos perder uma discussão e com isso, acabamos muitas vezes dando atenção as ofensas que a nós são dirigidas.

Em muitos casos, não se trata de discussões, mas de mexericos e acabam também nos afetando, o que também não é nada legal.

Nós temos boas maneiras de reagir aos insultos e ofensas que recebemos.

1º) Decida o que vai dizer — se é que tem algo para dizer

Antes de determinar sua reação, pense nas informações que tem da pessoa e do contexto e como indivíduos alheios à situação veriam o insulto ou a ofensa.

2º) Ignore o insulto/ofensa

Sua mãe lhe dizia isso quando você era pequeno – não ligue para o que estão dizendo.  Acate esse conselho durante toda a vida.

Ao optar pelo silêncio, você vai se impor sobre o indivíduo. Muitas pessoas ofendem as outras para arrancar delas uma reação — de constrangimento ou irritação, por exemplo. Quando são ignoradas, como se suas palavras não tivessem sido ouvidas, os agressores ficam insatisfeitos.

Pense nos insultos como uma partida de tênis. Alguém pode lançar a bola, mas você pode escolher se quer ou não rebatê-la. Se não quiser, seu adversário vai acabar ficando entediado e se afastar.

3º) Ria e dê uma resposta espertinha

Esta é uma ótima forma de levar o insulto na esportiva e impedir que a pessoa afete seu humor — que pode até minar a ofensa, atrair os ouvintes para o seu lado e acabar com a tensão do ambiente.

Se um colega de trabalho insultar uma sua ideia de como lidar com um cliente, por exemplo, responda com algo como “Ah! E eu aqui pensando que você tinha uma solução séria”.

4º) Não se irrite ou fique na defensiva.

Esse tipo de reação não traz qualquer benefício a você ou à outra pessoa. Ficar em modo defensivo, principalmente, pode fazer com que os ouvintes tomem o lado do agressor (como se você não soubesse aceitar críticas).

Para saber lidar melhor com sentimentos de raiva e não entrar em modo defensivo, tente aceitar o que as pessoas dizem. Lembre-se: todos podem aprender com as perspectivas alheias a seu respeito, mesmo que elas contenham opiniões equivocadas. Tire proveito da crítica para melhorar sua compreensão de si próprio e do mundo à sua volta.

5º) Perdoe o agressor e deixe o problema para trás.

Se chegar à conclusão de que a pessoa não queria magoar você — ou se ela tiver dito alguma verdade, por mais ácida que tenha sido —, a escolha de perdoar e esquecer fica em suas mãos. Opte por algo sincero, pois não adianta se forçar a nada. Lembre-se, porém, de que escolher conceder o perdão combate suas sensações de ressentimento e ansiedade em relação ao indivíduo, além de estreitar seus laços afetivos.

Não sabe como conceder o perdão? Tome controle da situação e deixe o papel de vítima. Reconheça sua parcela de responsabilidade em relação ao comentário (se é que tem alguma) e não deixe que a ofensa controle seus sentimentos mais.

Sempre podemos buscar a ajuda do Pai Celestial também. Podemos buscar a Ele em pensamentos e podemos manter conosco o Espírito, para que Ele nos ajude, a como conduzir bem todas as situações de nossa vida.

Relacionado:

Citações que ajudarão você a encontrar o caminho para o perdão

 

 

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
cura
Como Deus nos cura quando faz com que sejamos humildes
Paradise
Capela da Igreja é atingida pelo incêndio em Paradise, Califórnia

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *