fbpx

5 coisas que podemos aprender com Jesus Cristo, nosso maior professor

Durante muitos anos de minha vida eu escutei sobre a importância dos professores. Meus pais, amigos, parentes, todos eles sempre me falavam que um bom professor podia ensinar qualquer tipo de aluno. 

Naquela época eu não entendia muito das coisas, e para mim um professor era considerado bom quando era legal, gentil e divertido. E eu acho que é por isso que eu nunca me esqueci da minha professora da pré-escola, que sempre me ensinou com bondade e paciência. Lembro também de uma professora de geografia do ensino médio que me falou muitas verdades e me ajudou a enxergar as coisas por uma nova perspectiva. Lembro também de professores inspiradores, que confiavam em mim e me ajudavam a alcançar meus objetivos e a melhorar a cada dia.

Bom, resumindo. Sinto que cada professor que tive teve um papel importante em minha vida e refletindo sobre eles e sobre como as coisas mudaram quando eu me tornei membro da Igreja, percebo que cada professor que me ajudou nessa vida e que ainda me ajuda (tô quase me formando na faculdade, gente!) tem um pouquinho do maior professor de todos os tempos. 

Estou falando de Jesus Cristo. 

Nosso Salvador foi mesmo o melhor professor de todos. Não só por ser Jesus Cristo, mas por ter atributos que definitivamente são importantes quando você é um professor. Ele tem paciência perfeita, conhecimento perfeito, um amor perfeito por cada pessoa que ensina ou ensinou, além de muitas outras qualidades.

Por isso, seja você um professor de inglês, português ou matemática, ou um professor do seminário ou da classe dos jovens de 12-13 anos, ou mesmo um professor para seus filhos a cada dia, todos nós somos professores e hoje é o nosso dia!

E gostaria de compartilhar com vocês 5 coisas que Jesus Cristo, nosso professor perfeito, nos ensinou sobre ser um professor e sobre compartilhar nosso conhecimento com os filhos de Deus nessa terra.

1. Amar nossos alunos

Jesus Cristo dizia com frequência que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, mas particularmente gosto quando Ele diz para que a gente ame as pessoas, os nossos alunos, como Ele as ama (João 13:34).

O amor abre portas para a confiança, para a bondade e para nos preocuparmos mais com as pessoas do que com o conteúdo que temos que ensinar. 

2. Ouvir nossos alunos

As pessoas sempre procuravam o Salvador para fazer perguntas, para pedir Sua ajuda ou Seu conselho. Temos muitos exemplos nas escrituras de como Ele ouviu as pessoas em Jerusalém, mas o meu preferido é a história que está em João 3. Nicodemos foi procurar Jesus Cristo para perguntar sobre a vida eterna e o Salvador escutou o que ele disse, mesmo Nicodemos sendo um fariseu. A resposta de Jesus foi muito inspirada e ajudou Nicodemos a entender o importante princípio do batismo e também a seguir o Salvador.

3. Ser um exemplo para nossos alunos

Você provavelmente já escutou a frase: “a palavra convence, o exemplo arrasta”. Como professores, podemos ensinar por meio de nosso exemplo. Se quisermos que nossos alunos seja mais bondosos uns com os outros, podemos ser bondosos primeiro. Se quisermos que nossos alunos memorizem escrituras, podemos memorizar primeiro. 

É o que o Salvador fez por nós. Ele nos deixou seu exemplo perfeito, para que pudéssemos ser pessoas melhores (3 Néfi 27:27).

4. Incentivar nossos alunos a aprender

Jesus Cristo sempre incluiu alguns elementos em Seu ensino. Ele usava histórias, exemplos do cotidiano das pessoas, perguntas que faziam as pessoas pensarem. O Salvador também dava algumas tarefas para seus discípulos, e também os convidava para agir. 

Podemos seguir Seu exemplo ao sempre ajudar nossos alunos a pensarem por si mesmos e a terem o desejo de saber mais sobre um determinado assunto.

não fez

5. Servir nossos alunos

Também temos muitos registros do Salvador servindo às pessoas, mas o meu preferido é quando Ele esteve nas Américas e curou as pessoas que estavam ouvindo Seus ensinamentos. O registro disso está em 3 Néfi 17.

Como professores, não precisamos dar uma de médicos ou algo do gênero. Podemos servir nossos alunos ao nos preocuparmos com eles, mandando uma mensagem ou falando sobre o seu bem-estar com seus pais ou responsáveis, podemos usar recursos em nosso ensino que podem facilitar seu aprendizado, podemos orar por eles.

Sei que temos muito o que aprender com professores maravilhosos e também com o nosso Salvador Jesus Cristo. Podemos ser pessoas melhores a cada dia e podemos ajudar, ensinar e influenciar positivamente as pessoas assim como meus professores fizeram por mim. 

Eu nunca vou me esquecer deles, pois eles me ajudaram a me tornar a pessoa que sou hoje.

Muito obrigada, professores e professoras! Vocês são incríveis e merecem mesmo um dia só para vocês! 

| Inspiração
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Será que existem combinações secretas em os nossos dias?
Você está muito ocupado para o Salvador?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *