Esta época de festas é o momento perfeito para celebrar e lembrar a vida de nosso Salvador, e para aprender os seus muitos nomes.

Depois de servir como apóstolo do Senhor e estudar os nomes de Cristo por 25 anos, o novo livro de Elder Holland, Testemunha de Seus Nomes, compartilha algumas ideias sobre os vários nomes de Cristo. Aqui estão apenas alguns:

Adoni

Esta palavra significa literalmente “Meus Senhores.” É a forma plural de adon ou Senhor. É um dos principais sinônimos hebraicos para Jeová, usado na Bíblia hebraica mais de 430 vezes para se referir ao Ser Divino do Antigo Testamento, Aquele que mais tarde nasceria como Jesus Cristo.

Coroa da Glória /Grinalda Formosa

Nos últimos dias, quando pessoas e falsos profetas, “com o vinho, e com a bebida forte se desencaminham… andam errados na visão, e tropeçam no juízo” (Isaías 28:7), o Senhor dos Exércitos será por coroa gloriosa, e por grinalda formosa” (Isaías 28:5) na terra. Coroa e grinalda são sinônimos, com a primeira feita de metal e a segunda normalmente feita de tecido. Ambas geralmente levam pedras preciosas, e ambos transmitem um senso de realeza ou vitória alcançada na competição. A sugestão aqui é que as pessoas vão precisar desesperadamente de liderança nos últimos dias, algo que o Messias irá proporcionar. Somos lembrados da pungência da Expiação de Cristo quando nos lembramos que uma “coroa de espinhos” (Mateus 27:29) foi ridiculamente colocada em sua cabeça após sua noite de interrogatório e durante Sua Crucificação. (Isaías 28:5-9; Mateus 27:29; Hebreus 2:9)

Frases de Jesus

Criador do Céu e da Terra

Criador poderia ser considerado simplesmente um sinônimo para alguém que trabalha com as mãos, projetando coisas. Numa época anterior a construção civil, sempre houve um carpinteiro, alguém que manualmente construía as paredes exteriores e interiores, salas e corredores de uma casa ou loja com madeiras coladas verticalmente, dando estrutura, forma e dimensões. Talvez haja um significado especial no fato de que o Filho do carpinteiro de Nazaré era um criador muito antes de vir à terra para aprender habilidades de construção na oficina de seu pai terreno. Um criador também pode ser aquele que traz definição e completude para um projeto, como aquele que faz uma obra de arte—outra descrição do trabalho do Salvador. (Efésios 2:21; 4:16; Doutrina e Convênios 20:17)

Morada da Justiça

Esta frase única de Jeremias sugere não só que Jeová é justo, mas também que o próprio ambiente em que Ele reina e a atmosfera em que Ele governa é caracterizada pela justiça. Seu povo pode estar confiante, seguro e próximo de Sua presença, sabendo que Seu julgamento será justo, qualquer que seja sua decisão como juiz. (Salmos 71:3; 89:14; 91:9; Jeremias 50:7)

Ministro do Santuário

Isto sugere o papel de Cristo e Seu sacerdócio nos templos, tanto antigos como modernos, e sublinha a sua relação com as ordenanças de salvação em geral. É um “ministério tanto mais excelente” (Hebreus 8:6) dedicado àqueles que veio salvar. Todos poderíamos fazer mais para reverenciar o tempo que temos ao adorá-lo no santuário, o espaço sagrado dos nossos edifícios. (Mateus 20:28; Hebreus 8:2-3)

Gentle Touch, por Karen Sharp Foster

Prego Num Lugar Firme

Em um comovente tributo messiânico, Isaías profetizou a missão e crucificação de Cristo com estas palavras:

“E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá.

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.

E pregá-lo-ei como um prego num lugar firme, e será como um trono de honra para a casa de seu pai.

E nele pendurarão toda a honra da casa de seu pai, os renovos e os descendentes, como também todos os utensílios menores, desde as taças até todos os odres.

Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, o prego pregado em lugar firme será tirado, e será cortado, e cairá; e a carga que nele está será destruída, porque o Senhor o disse.” (Isaías 22:21-25)

Quando os soldados romanos enfiaram os pregos de quatro polegadas na carne de suas vítimas, eles o faziam primeiro na palma da mão aberta. Mas por causa do peso do corpo, a carne das mãos poderia ser rasgada e não sustentar o fardo a ser carregado. Então eles também colocavam pregos no pulso, abaixo das juntas, para que a carne não se rasgue, não importando o peso da pessoa. Assim, o prego no pulso era o “prego em um lugar firme”. Uma vez que foi tirado e o Salvador foi “cortado”, a carga do corpo crucificado (mais literalmente, a carga da Expiação) chegou a um fim. Em termos de nossa salvação, Cristo é o prego em um lugar firme — que nunca falha, nunca vacila, e é sempre a força mais certa e confiável na eternidade. Por isso, certamente “nele pendurarão toda a honra da casa de seu pai.”

Potentado

Este título raramente é usado nos tempos modernos, mas era muito comum em algumas culturas antigas, referindo-se àqueles que ocupavam o cargo como um governante ou monarca. Seu significado é originário da palavra poder, baseando-se em uma raiz comum com outras palavras relacionadas, tais como potente e potenciais. (1 Timóteo 6:15)

Silo

No livro do Gênesis, a vinda do Senhor é referida como a vinda de Siló (Gênesis 49:10). Essa referência pode não ser clara se não fosse a tradução de Joseph Smith, que oferece esta interpretação, “Messias que é chamado de Siló” (JST, Gênesis 50:24). Embora o significado real da palavra Siló seja debatido, sabemos que foi o nome dado a uma cidade antiga em Samaria, o principal centro de adoração israelita antes da construção do Templo de Salomão. Alguns linguistas acham que a palavra significa “paz”.”

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Por que Deus está disposto a nos perdoar mais rápido do que podemos imaginar?