Unicórnios, Almas Gêmeas e outras criaturas míticas
Criaturas míticas da fantasia humana
Aqui está o seu guia sobre uma fauna fantástica que, apesar de ser irreal, pode te prejudicar.
Ao longo da história, os seres humanos imaginam criaturas que não existem no mundo real. Muitas vezes, as pessoas realmente acreditam nestas invenções da fantasia humana em algum grau. Isso geralmente acontece através de uma combinação de mal-entendidos, ignorância e a boa e velha imaginação. Tomemos o unicórnio, por exemplo:
O unicórnio
Uma criatura (geralmente um cavalo), com um único chifre em sua cabeça. Acredita-se que o chifre possui propriedades mágicas, curativas ou medicinais. A palavra unicórnio é mencionada na bíblia do Rei Tiago, mas não passa de um erro de tradução; o animal referido é na verdade uma espécie de boi selvagem ou outra forma de Bovino.
Onde vivem: Profundezas da floresta (encantada)
Se alimentam de: Grama, aveia, luz do sol ou arco-íris
Pode ser divertido e interessante pensar em criaturas como esta (e pode ser psicologicamente revelador), mas elas ainda assim não existem na realidade.
Existem outras criaturas míticas que muita gente, no entanto, acredita nos dias atuais. Porém, acreditar nestas criaturas míticas não é divertido ou interessante. Na verdade, acreditar nelas pode ser espiritual e emocionalmente prejudicial.
Algumas pessoas acreditam que essas criaturas existem em algum lugar por aí. Outras pessoas acreditam que elas é que são essas criaturas! Em ambos os casos, acreditar nelas diminui o crescimento e a alegria. De certa forma, embora elas não sejam reais, elas se alimentam de você. Veja se você já ouviu falar de alguma delas.
Criaturas da perfeição
A alma gêmea
Também conhecido como o(a) único(a) eleito(a). Uma determinada pessoa do sexo oposto quem você supostamente deveria estar junto. [1]
Onde vive: Em algum lugar por aí
Se alimenta de: felicidade postergada, expectativas irreais
O perfeito
Também conhecido como o-que-não-precisa-se-arrepender; uma pessoa perfeita; que nunca comete erros. [2]
Onde vive: O Reino dos Superiores
Se alimenta de: Ignorância, insegurança, orgulho
Criaturas da vida fácil
O puro talento
Também conhecido como o sucesso do preguiçoso. Uma pessoa cujo sucesso óbvio e consistente vem inteiramente de qualidades inatas que ela nunca precisou trabalhar duro para desenvolver, manter ou melhorar.
Onde vive: As planícies da falta de esforço
Se alimenta de: Falta de motivação para melhorar
O aproveitador da vida
Uma pessoa que nunca precisa enfrentar quaisquer provações ou fracassos. Seus poderes especiais incluem a capacidade inata de evitar todas as armadilhas, calamidades, tragédias, acidentes, dor e perda.
Onde vive: A ilha da facilidade
Se alimenta de: Evitar a realidade; olhar para os outros e achar que é injusto que suas vidas sejam muito mais fáceis do que as nossas, esta criatura se alimenta de auto-piedade, inveja e ressentimento
O ileso que vive no limite
Alguém que sempre caminha perto da linha do perigo moral mas que nunca experimenta nenhum mal espiritual.
Onde vive: As falésias das consequências inexistentes
Se alimenta de: Risco moral
O realizador sem metas
Alguém que não faz ou trabalha por metas concretas mas que, no entanto, atinge todos os tipos de sucesso. Um primo do aproveitador da vida.
Onde vive: O céu invisível – Castelo dos Sem-Metas
Se alimenta de: Baixa realização, desperdício de tempo
O gênio das escrituras de uma única leitura
Uma pessoa que leu as Escrituras uma única vez na vida e não precisa lê-las ou estudá-las novamente, porque obteve todos os benefícios numa única leitura.
Onde vive: Um planalto bem baixo
Se alimenta de: Esforço mínimo, complacência espiritual, uma atitude de “já fiz”
O portador de um testemunho ao longo da vida sem-oração-sem-escritura
Uma pessoa cujos dons especiais fazem com que ela não precise orar ou ler as escrituras a fim de manter um testemunho forte.
Onde vive: Buracos enormes
Se alimenta de: Complacência espiritual
A ligação direta
Alguém que sempre tem respostas claras e diretas para suas orações e nunca precisou lutar, porque o espírito sempre fala com ela e toma as decisões por ela. [3]
Onde vive: A ilha flutuante da rendição
Se alimenta de: Expectativas erradas, falta de autossuficiência espiritual; pode também se alimentar da insegurança espiritual e do desespero quando as pessoas acreditam que elas deveriam ter esse tipo de poder, mas não têm.
Não existem atalhos
“O sucesso não chegará imediatamente porque ele exige preparação e trabalho árduo. Realmente não existem atalhos para o sucesso.”
Presidente James E. Faust (1920-2007), segundo conselheiro na primeira Presidência, “Mensagem Para os Meus Netos“, conferência geral de abril de 2007.
Criaturas do impossível
A ilha
Uma pessoa que nunca precisa de ajuda de ninguém para nada. Também conhecida como a pessoa 100 por cento Faça-Você-Mesmo ou Faz-Tudo. Poderes especiais incluem habilidades, inteligência, equilíbrio emocional e desenvoltura maiores do que a de qualquer ser humano.
Onde vive: O oceano de Homemalgum
Se alimenta de: Isolamento social e emocional, expectativas irreais, orgulho
O crê-não-crê
Uma pessoa que é capaz de ter grande fé nos princípios básicos do Evangelho ao mesmo tempo em que tem dúvidas profundas sobre os mesmos princípios do Evangelho. [4]
Onde vive: A área cinza, zona neutra
Se alimenta de: Dúvida, insegurança, mundanismo
O sem-dons
Uma pessoa que sofre de uma maldição que a deixou permanentemente sem dons ou talentos.
Onde vive: Gruta dos inúteis ou o deserto do tédio
Se alimenta de: Falta de auto-estima, insegurança, medo do fracasso
Pare de se comparar
“Precisamos parar de nos comparar a outras pessoas. Torturamo-nos desnecessariamente quando competimos e nos comparamos.”
O Élder J. Devn Cornish dos setenta, conferência geral de outubro 2016.
Criaturas da fantasia social
O malvado amado
Alguém, muitas vezes popular, que faz e diz coisas desagradáveis para os outros e que é verdadeiramente amado por fazê-lo.
Onde vive: Statusville, no pântano da Depreciação
Se alimenta de: Ansiedade social, colocar outros para baixo
O tentamigo (amigo/tentador)
Alguém capaz de ser um “bom amigo” ao mesmo tempo em que incentiva outros a rebaixarem seus padrões e quebrarem os mandamentos.
Onde vive: O território dos Sem-Inimigos
Se alimenta de: Ansiedade social
Criaturas do hábito
A exceção
Uma pessoa extraordinária cujas circunstâncias únicas fazem com que os mandamentos e as normas não se apliquem a ela, diferente dos outros que são menos especiais.
Onde vive: Terra dos Especiais
Se alimenta de: Desculpas, orgulho, falta de vontade de mudar
O Sou-Desse-Jeito
Quando esta espécie atinge uma certa idade — geralmente na adolescência — ela nunca mais será capaz de mudar seus atributos pessoais (nunca poderá obter notas melhores, nunca mais poderá se tornar mais gentil, continuará com todos os seus maus hábitos, etc).
Onde vive: O pântano da mesmice
Se alimenta de: Orgulho, falta de vontade de mudança, insegurança, medo do fracasso
Conclusão
Reitero: nenhuma dessas criaturas existe. Mas sua crença nelas pode te prejudicar. Então, a regra número um para vencê-las é: não acredite nelas.
Notas
[1] “Embora eu já tenha dito que não acredito em uma alma gêmea única e exclusiva, sei o seguinte: depois que você se compromete a casar, seu cônjuge se torna sua alma gêmea, e é seu dever e responsabilidade esforçar-se todos os dias para manter as coisas assim. Depois que assumimos o compromisso, a busca por uma alma gêmea chega ao fim. Nossos pensamentos e ações deixam de ser de procurar e passam a ser de criar.” (Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na primeira Presidência,”O reflexo na água” [devocional do sistema educacional da Igreja para os jovens adultos, 1 de novembro de 2009], broadcasts.lds.org).
[2] “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23). “Deus também está plenamente consciente de que as pessoas que vocês acham que são perfeitas não o são.” (Presidente Dieter F. Uchtdorf, “Não Te Esqueças De Mim“, conferência geral de outubro de 2011).
[3] “Lembro a todos que o Espírito Santo não nos é dado para nos controlar. Alguns de nós buscam imprudentemente a direção do Espírito Santo em cada decisão, mesmo as menores, de nossa vida. Isso banaliza Seu papel sagrado. O Espírito Santo honra o princípio do arbítrio.” (Élder Robert D. Hales do Quórum dos Doze Apóstolos, conferência geral de abril 2016).
[4] “Lembrem-se de que a fé e a dúvida não podem existir na mente ao mesmo tempo” (Presidente Thomas S. Monson, “Ser Um Exemplo e Uma Luz“, conferência geral de outubro de 2015).
Artigo escrito por David A. Edwards e David Dickson, na revista New Era, do site LDS.org. Traduzido por Esdras Kutomi.