fbpx

A pergunta essencial que Jesus Cristo faz a todos nós a cada dia

As primeiras e últimas palavras sempre me intrigaram. O seu posicionamento acrescenta uma dimensão de importância. As primeiras e últimas palavras de Jesus no Evangelho de João são perguntas – perguntas muito relevantes para todos nós, perguntas muito simples, o que é maravilhoso para mim.

Vejamos as três primeiras palavras de Jesus.

João Batista estava em pé com João, o Amado, e André, junto ao Rio Jordão, ao norte do Mar Morto, quando Jesus passou, tirando as seguintes palavras de João Batista: “Eis aqui o Cordeiro de Deus! E os dois discípulos ouviram-no dizer isso, e seguiram Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais?” (João 1: 36-38; ênfase adicionada).

Há uma pergunta diária essencial que Jesus faz a todos nós! “Que buscais? Que desejais da vida?” Em diferentes pontos da minha jornada terrestre eu poderia ter respondido de várias maneiras às essas perguntas. Como  você responderia? O que você está procurando—realmente, verdadeiramente, profundamente?

André, João e João Batista não sabiam muito bem como responder a essa pergunta em um nível mais profundo, mas queriam saber onde encontrar o Salvador, então perguntaram-lhe onde Ele morava. Isso traz de Jesus o que eu chamo de “Grande Convite”—três palavras simples: “Vinde, e vede” (João 1:39).

Estas palavras são ecoadas mais tarde por Filipe a Natanael, “Vem, e vê” (João 1: 46); pela mulher no poço, “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito” (João 4:29); e até por Pilatos durante o julgamento de Jesus: “Eis aqui o homem! Eis aqui o vosso Rei!”(João 19:5, 14).

O que buscamos verdadeiramente na vida? Perceba também que a palavra buscar sugere esforço e compromisso. Lembro-me que quando eu ou as crianças perdíamos algo em casa e não o conseguíamos encontrar, sempre perguntávamos para Laurie, minha esposa e a mãe delas.

Ela inevitavelmente encontraria o item perdido bem rápido, em seguida, adicionaria em um tom bem humorado, mas enfático: “Mude alguma coisa de lugar!” Nós esperávamos que as coisas simplesmente aparecessem. Eu posso ouvir o Senhor ocasionalmente me dizer, quando estou só olhando e esperando por alguma bênção que não vem imediatamente: “Mude alguma coisa!”

Lúcifer geralmente se aproxima de nós com uma pergunta semelhante: “O que você quer?” Mas ele só pode oferecer o que o dinheiro ou o poder que pode conseguir. Ele tentou esta abordagem em Jesus durante a sua preparação no deserto.

Não posso deixar de comparar os esforços implícitos da palavra buscar com o esforço da palavra querer. Procuramos a verdade? O Espírito? Procuramos conforto? Prazer? Amizades?

Eu acho que a maioria de nós diria a Jesus: “Senhor, eu só desejo ser feliz! Só desejo paz! Preciso de amor! Quero me sentir bem comigo mesmo.” A estes desejos essenciais, Cristo responde: “bem, se você quer alegria, paz, amor, serenidade, verdade ou espírito, vinde e vede. Segue-me e terás tudo o que procuras.”

Eu fiz muitas longas caminhadas com as três primeiras palavras de Jesus girando em minha mente. Muitas pessoas que encontro estão em dúvida sobre o que elas realmente esperam na vida; ou elas querem certas coisas, mas podem não perceber a necessidade de procurá-las ou como fazê-la; ou não podem perceber que o que elas estão buscando atualmente não lhes dará o que elas realmente desejam.

Lembro-me de um pequeno livro que costumava ler aos meus filhos chamado “A árvore generosa”, de Shel Silverstein. Era um livro simples e encantador, mas instigante, sobre um rapaz que passou a vida tentando descobrir o que realmente precisava, até que, na velhice, ficou feliz em descansar. Bem, “descanso” também é algo que o Salvador prometeu aos que o seguem: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).

Na seção 7 da Doutrina e Convênios, Jesus perguntou: “João, meu amado, o que desejas?” (Doutrina e Convênios 7:1). No Livro de Mórmon, Jesus perguntou a cada um de seus doze discípulos “um por um”, quando Ele estava se preparando para voltar para Seu Pai: “O que desejais de mim depois que eu for para o Pai?” (3 Néfi 28:1).

Às vezes sinto-me tentado a perguntar: “Senhor, não é o contrário? O que o Senhor quer que eu faça por ti?” Mas ele é o Deus generoso e gentilmente se apega à sua pergunta: “não, o que eu posso fazer por ti? O que desejas de mim?”

No ensino médio, por razões que não podia ter explicado, fiquei profundamente comovido com a experiência e as palavras de Henry David Thoreau, que construiu uma pequena cabana perto de Walden Pond, perto de Concord, Massachusetts.

Ele, também, estava buscando, e concluiu: “eu queria viver a vida deliberadamente, a frente apenas os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que tinha a ensinar, e não, quando eu estava para morrer, descobrir que eu não tinha vivido. Eu não queria viver o que não era vida, viver é tão querido… Pois a maioria dos homens, me parece, estão numa estranha incerteza sobre isso.”

As três primeiras palavras que Jesus falou no Evangelho de João são projetados para nos mover, nos levar a pensar, para que não tenhamos uma “estranha incerteza” sobre a vida e o que esperamos ganhar com ela.

Para ser totalmente honesto, neste ponto e situação da minha vida, desde que a minha esposa, Laurie, faleceu há nove anos, digo ao meu Salvador: “Busco a Laurie. Pode devolvê-la a mim, Senhor? Tão adorável como a minha mente se lembra dela?” E mesmo assim, Ele responde: “Vinde e vede.”

Hesito em sugerir uma resposta particular a qualquer uma das perguntas de Jesus, mas Ele nos dá mais do que uma dica sobre pelo menos uma maneira de respondermos a essas três palavras simples iniciais.

Sabemos o que Ele procurava—como Ele teria respondido à sua própria pergunta. “Não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou” (João 5:30). Essa era a essência da sua vida: “porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29). Isso O levaria até a última taça amarga que lhe foi pedido para beber quando, no Getsêmani, Ele orou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26: 39).

“Que buscais?”

Recentemente, a minha neta de cinco anos, Abigail, ensinou-me uma lição muito simples e comovente sobre responder a esta pergunta.

Era véspera de Natal. Abigail e sua irmã tinham preparado um teatro do presépio para a família. Ela nos designou todas as nossas partes: pastores, sábios, a Sagrada Família. Que papel vocês acham que ela queria? Não costuma ser a Maria? Não dessa vez. Ela queria ser Jesus!

Não haveria um boneco neste presépio, mas uma criança de verdade, inocente como era a criança que ela queria imitar. Ela se enrolou em um cobertor, se encolheu o máximo que conseguiu em cima de uma almofada, e estava tão contente quanto uma criança poderia ser. Ela ficou ali muito quieta, porque, é claro, o menino Jesus não choraria—mas eu chorei, e muitas vezes chorei novamente quando me lembro dessa ocasião.

“Que buscais?”

Creio que dentre as muitas maneiras que respondemos a essa pergunta ao longo de nossas vidas está um forte desejo constante de “ser Jesus”, não de ser apenas como Ele, mas de termos Cristo dentro de nós a Sua vida, Seus pensamentos, Seus ensinamentos e Seus atributos para que possamos—assim como Ele nos convidou a fazer durante Seu ministério—nos tornarmos um com Ele, assim como Ele está com o Pai.

Para mim, a vida não é um teste, mas uma viagem em direção a um determinado destino—então concluirei estes pensamentos sobre esta primeira, tão necessária pergunta de nosso Salvador com uma experiência de Liev Tolstói o grande escritor russo de Guerra e Paz.

Ele passou a maior parte de sua vida tentando responder à pergunta de Jesus e criou personagens memoráveis em seus livros que também tentam responder. Em um ponto de sua vida, ele estava tão desesperado sobre o propósito da vida que o suicídio parecia uma opção desejável. Ele escreveu Uma Confissão, uma história de sua busca de significado, que incluiu a seguinte experiência:

Eis o que parecia estar acontecendo comigo: um dia, não lembro quando, me puseram num bote, me empurraram para longe de certa margem desconhecida, indicaram a direção onde ficava a outra margem, puseram os remos em minhas mãos inexperientes e me deixaram sozinho.

Remei como pude e naveguei; no entanto, quanto mais eu navegava para o meio, mais rápida ficava a correnteza que me arrastava para longe de meu destino, e cada vez mais apareciam navegantes iguais a mim, arrastados pela correnteza.

Havia navegantes que continuavam a remar; havia aqueles que tinham largado os remos; havia botes grandes, barcos enormes cheios de gente; alguns lutavam contra a correnteza, outros se rendiam. E quanto mais eu navegava, olhando para baixo da correnteza, para onde todos os navegantes eram arrastados, mais eu me esquecia da direção que me haviam indicado.

Bem no meio da torrente, repleta de botes e barcos carregados pela correnteza, perdi por completo a direção e abandonei os remos. De todos os lados, à minha volta, com alegria e exaltação, erguendo velas ou empunhando remos, navegantes desciam pela correnteza, tentavam convencer-me, e uns aos outros, que a direção não poderia ser outra. E acreditei neles e os segui.

E fui levado para longe, tão longe que comecei a ouvir o barulho das corredeiras, onde eu estava fadado a me despedaçar, e avistei botes que já estavam se despedaçando. Então, pensei melhor. Durante muito tempo, não fui capaz de entender o que havia acontecido comigo.

À minha frente, eu só via destruição, para a qual eu estava avançando ligeiro, e que eu temia, não via salvação em parte alguma e não sabia o que fazer. Porém, olhando para trás, vi uma infinidade de botes que, sem cessar, obstinadamente, resistiam à correnteza. Pensei na margem, nos remos e no rumo e comecei a remar para trás, correnteza acima, na direção da margem.

A margem é Deus, o rumo é a tradição, os remos eram a liberdade que me foi dada para remar para a margem e unir-me a Deus. Assim, a força da vida recrudescia dentro de mim e, de novo, comecei a viver.

Voltei na direção da fé, para aquela vontade que me produziu e que quer algo de mim; Voltei para o objetivo único e principal de minha vida, ser melhor, ou seja, viver de acordo com aquela vontade.

Então vamos “vir e ver.” Vamos “ver o homem”. Porque na vida deste homem que adoramos, e naquelas coisas que Ele nos pede, acabaremos por encontrar tudo o que buscamos.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

O poder do nome de Jesus

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *