fbpx

7 Capelas Mórmons Únicas e Belas (e as Histórias por Trás Delas)

Por Jonathan Kland

Capela do Ramo Columbus

Os membros do ramo Columbus, Ohio, compraram uma casa e lote em março de 1929 com a intenção de construir uma nova capela. Até julho, o lote foi liberado e a construção da capela começou, mas eles tinham pouco material para construir uma capela.

Eles descobriram que o hospital vizinho White Cross estava sendo demolido, então os membros trabalharam na equipe de demolição do prédio em troca de pedras para a sua pequena capela. A capela foi dedicada em 1930 pelo Presidente Heber J. Grant, apenas sete meses após o início da construção. Por 30 anos, esta pequena capela foi um lar para os estudantes e militares estabelecidos na região. Por mais de 20 anos, foi considerada a única capela construída pela Igreja no estado de Ohio desde que os santos deixaram Kirtland no início do século 19. O edifício foi mais tarde vendido e agora é a Catedral Ortodoxa St. Sophia, que fornece refeições diárias para os necessitados.

Capelas Únicas

Capela da Missão Portland

Depois de construir uma casa da missão (missão – uma região designada para o trabalho missionário) em Portland, Oregon, a Igreja começou a construir uma pequena capela apenas adjacente a ela. Projetado pelo escritório de arquitetura prolífico Pope and Burton, o edifício foi projetado no estilo de casas de pradaria popular, inspirada por Frank Lloyd Wright. Foi concluída em 1915 e foi dedicada pelo Presidente Joseph F. Smith, com 450 pessoas presentes. O rápido crescimento ocorreu na região ao longo dos anos seguintes, com a culminação de um grande tabernáculo construído em Portland, em 1929. Como resultado, esta capela foi vendida, mas foi mantida em ótimas condições. Desde o ano passado, o edifício é usado como um monastério budista chamado Amigos do Dhamma de Portland.

Capelas Únicas Portland

Capelas Únicas Portland

Primeira Capela da Ala Las Vegas

A primeira capela SUD em Las Vegas foi construída durante 1924-1925. A pequena estrutura do edifício tinha um palco com uma sala em cada lado, além de um salão principal, que acomodava cerca de 175 pessoas. Para criar salas de aula para a Escola Dominical, cortinas foram penduradas em cordas, de um lado da capela para o outro, formando um tipo de parede. A comunicação era bastante clara nas quatro salas de aula – um homem alto poderia olhar acima das cortinas e sem qualquer esforço podia ouvir as quatro lições diferentes da Escola Dominical numa única manhã de domingo!

Quando os membros não mais cabiam naquele pequeno edifício, a ala vendeu o terreno e moveu a capela para um ramo em Boulder City, a quase 20 milhas de distância. Os membros usaram grandes macacos (ferramenta mecânica para levantar grandes pesos como carros) e ergueram a capela, colocando depois pedaços de madeira quadrados embaixo da capela. Em seguida, o edifício foi completamente serrado ao meio para que pudesse caber nos trailers. A remontagem do edifício em Boulder City levou algum tempo, mas a capela foi dedicada ao final de Março de 1933 pelo Presidente Heber J. Grant. A reunião foi tão bem frequentada que todos os bancos estavam preenchidos, cadeiras extras foram colocadas em todos os lugares, e as pessoas estavam de pé nos corredores e até mesmo penduradas para fora das janelas.

As cortinas do palco adquiridas para a construção em Boulder City eram únicas. O dinheiro havia sido doado de empresas locais para financiar a cortina da lona, assim as cortinas estavam cheias de propagandas pintadas. Os membros do ramo lembram de propagandas do Mercado Central de Frutas, do Empório e do Green Hut Café.

Uma nova capela para Boulder City foi construída durante o outono de 1958. A antiga capela foi então vendida a uma denominação protestante, que moveram o prédio de volta para Las Vegas. Mais tarde, foi transformada em um abrigo para os sem-teto, e hoje a Igreja Episcopal de St. Luke ainda usa este antigo edifício único e bem viajado.

Capelas Únicas Las Vegas

Capela de Logan “Torradeira Dourada”

Conhecida carinhosamente como a “Torradeira Dourada” pelos membros locais devido à sua forma arquitetônica única, esta capela, projetada por James H. McCrea, foi construída como a sede da Estaca Universidade Estadual de Utah. Continha duas capelas para acomodar quatro alas universitárias: Ala Um, Cinco, Sete e Oito. O Presidente David O. McKay realizou a abertura de terra para a capela em 2 de Maio de 1961, e a capela foi dedicada um ano depois. O Presidente da Universidade Daryl Chase falou durante o evento. O Presidente David O. Mckay deu o discurso final e, em seguida, ofereceu a oração dedicatória. No final dos serviços, um cântico de hosanas foi proferido, seguido pelo hino “Tal Como Um Facho”.

Uma obra-prima de meados do século, este edifício e seu detalhamento eram consistentes com a forma geral do edifício, incluindo itens muitas vezes ignorados como as maçanetas das portas e os bancos. Infelizmente, o prédio foi demolido no ano passado como parte de uma troca de terras com a universidade.

Capelas Únicas Logan

Capelas Únicas Logan

Capela da Ala Lincoln e o Tabernáculo de Granito da Estaca, Salt Lake City

Quando este edifício original foi dedicado em 1938, foi uma das maiores sedes de estaca da Igreja, com uma capacidade de 2.000 pessoas. Os arquitetos foram Anderson e Young, e o edifício foi construído quando Hugh B. Brown era o Presidente da Estaca. O trabalho detalhado com a madeira na capela é simplesmente impressionante, e a capela é usada ainda hoje por várias alas, incluindo um ramo japonês, no centro de Salt Lake City.

Capelas Únicas Lincoln

Capela da Ala Phoenix Dois

O Presidente Heber J. Grant dedicou este belo edifício em frente de 1.200 pessoas em 24 de Abril de 1932. Trinta anos depois, houve especulações acerca de uma decisão da cidade de construir uma autoestrada de leste a oeste, passando pela cidade de Phoenix, o que afetaria o edifício. Mesmo que a estrada acabasse ficando ao lado da propriedade, ao invés de passar pelo meia dela, a ala foi transferida para um novo edifício em 1970. Pouco depois, a magnífica instalação foi vendida para o Grande Teatro de Marionetes do Arizona, que manteve o edifício em condições fantásticas e continua a usá-la para performances diárias.

Capelas Únicas Phoenix

Capelas Únicas Phoenix

Capela do Ramo Washington DC

A construção de uma capela SUD na capital dos Estados Unidos foi um evento de grande importância na Igreja. Havia tanta oposição, no entanto, que um grupo de ministros protestantes tentaram dissuadir a Senhora Henderson, dona da terra, com a venda do terreno. Eles previram que os valores de propriedade cairiam e governos estrangeiros abandonariam suas embaixadas nas proximidades, se uma capela fosse construída. Ela ignorou-os, continuou com a transação, e a construção avançou.

Os arquitetos, Don Carlos Young, um neto de Brigham Young, e Ramm Hansen, um imigrante norueguês Mórmon, projetaram um belo edifício. O exterior do edifício é revestido com mais de 16.000 painéis de mármore que foram extraídos e enviados de Utah. Outros elementos, mais consistentes com um templo do que com uma capela, incluíam um pináculo, com a estátua do anjo Moroni acima, e com vitrais com cenas do Monte Cumora, de imigrantes europeus e das Montanhas Rochosas. Todos os três membros da Primeira Presidência e quatro membros do Quórum dos Doze Apóstolos participaram da dedicação em novembro de 1933.

Após a Segunda Guerra Mundial, muitos membros mudaram-se para os subúrbios, o que levou à construção de novas capelas. A Capela de Washington DC logo abrigava uma ala temporária com muitos membros solteiros, e o bairro e a estrutura do edifício se deterioraram. O mármore poroso não manteve-se bem no clima úmido de Washington, e a fumaça dos automóveis acelerou ainda mais a sua desintegração.

A última reunião realizada naquela capela ocorreu em 31 de agosto de 1975. Em setembro de 1977, depois que o edifício tinha ficado vago por dois anos, foi vendido para Igreja da Unificação do Reverendo Moon, que ainda usa o edifício hoje. Antes do edifício ser entregue, a estátua de Moroni foi retirada e está em exibição no Museu de História da Igreja em Salt Lake City desde então.

Capelas Únicas Washington DC

Fotos cortesia de Jonathan Kland. Veja mais de Jonathan em seu site, ldsarchitecture.wordpress.com.

Artigo original em LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
beleza
Buscando Experiências Espirituais Diariamente
Disney Comissiona Artista SUD a Criar Incríveis Pinturas de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *