fbpx

5 Dicas Para Administrar o Tempo com Sabedoria

se não houvesse amanhã

Quem nunca desejou que o dia tivesse 30 horas ou que ao menos passasse mais devagar? Todos trememos diante de uma agenda lotada, e pode ser que nos atrapalhemos tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Mas não se preocupe, o dia pode não ter 30 horas, mas se aprendermos a administrar bem as 24 que temos, pode sobrar um tempinho para assistir aquele filme tão sonhado. Aqui vão cinco dicas de como fazer isso:

1. Liste as tarefas

Escrevendo Diário
Todas as manhãs ou a cada semana, faça uma lista de todas as coisas que pretende fazer. Anotar os compromissos vai ajudar a ter uma melhor perspectiva do que realmente é importante e em qual momento fazê-lo.

2. Ore

orar oração
Às vezes pode parecer difícil saber o que deve ser uma prioridade, mas você não precisa decidir isso sozinho. Ore ao Pai Celestial e peça sua ajuda e orientação, Ele pode ajudá-lo a ocupar seu tempo com atividades que darão mais oportunidade de crescimento e progresso profissional, espiritual e familiar.

3. Estabeleça prioridades

Analise sua lista e enumere suas tarefas de acordo com a necessidade. Coloque 1 na mais importante e assim por diante. O Élder Dallin H. Oaks, apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias disse que “devemos começar por reconhecer a realidade de que o mero fato de algo ser bom não quer dizer que tem que ser feito. O número de coisas boas que poderiam ser realizadas ultrapassa em muito o tempo disponível para sua execução. Algumas coisas são melhores, e são elas que merecem atenção prioritária em nossa vida” [1]. Tenha isso em mente ao enumerar o que listou e dê prioridade ao que é excelente.

4. Relate

Todos os dias antes de dormir, abra seu coração a Deus em oração, relate a Ele como foi seu dia, quais coisas você conseguiu realizar e em que precisa melhorar. Pergunte como poderia utilizar seu tempo para servir a Ele e a seu próximo e como aprimorar a maneira como cumpre suas responsabilidades.

5. Não desista e sorria!

Pode ser difícil e frustrante ter mais tarefas do que pode cumprir, mas não desanime! Não se esqueça das palavras do Salvador quando disse “não vos preocupeis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã se preocupará com suas próprias coisas. Basta a cada dia o seu mal” [2]. O segredo é ser feliz apesar de tudo e ter paciência consigo mesmo enquanto trabalha arduamente para fazer com excelência o que lhe é requerido. “Às vezes, a coragem é aquela pequena voz ao fim do dia que diz: ‘Tentarei de novo amanhã’” [3].amigos amizade jovens

O tempo é a maior dádiva que recebemos de Deus e apesar de ser desafiador administrá-lo e não existir uma maneira mágica para fazer os ponteiros passarem mais devagar, à medida que buscarmos a ajuda do Senhor e nos esforçarmos para fazer o melhor que pudermos, seremos abençoados com a inspiração e sabedoria necessárias para agir de acordo com nossas necessidades.

Inspirado no cap. 3 do manual Meu Alicerce. Disponível em: <https://www.lds.org/bc/content/ldsorg/topics/self-reliance/12374_my-foundation-principles-skills-habits-por.pdf>

[1] Élder Dallin H. Oaks, Bom, Muito Bom, Excelente. Disponível em: <https://www.lds.org/general-conference/2007/10/good-better-best?lang=por>.
[2] O Livro de Mórmon, 3 Néfi 13:34, pág. 508.
[3] Mary Anne Radmacher, Courage Doesn’t Always Roar (2009).

| Inspiração
Publicado por: Hérica Silva
Hérica Silva é técnica em Meio Ambiente e mora com seus pais e suas duas irmãs em Caraguatatuba - SP. Suas grandes paixões são sorvete, lasanha e Harry Potter! Não vê a hora de completar 19 anos para servir como missionária de tempo integral e ajudar outras pessoas ao compartilhar sua alegria em viver o evangelho.
Um jovem em sala de aula - frequência ao instituto pode nos trazer bênçãos
Parecer da OAB/SP ajuda jovens que desejam fazer missão a não perder...
Jornada de Fé - Documentário do Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *