fbpx

4 maneiras simples de melhorar nossas orações

O que todo mundo deseja, é ter orações melhores. Mas muitos não sabem como fazer isso.

As escrituras nos ensinam:

“E orando, não useis vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mateus 6:7)

Por aqui, aprendemos algo grandioso, que nos leva para nossa primeira maneira de melhorar nossas orações:

1) Ser espontâneo

A oração deve ser uma comunicação nossa com nosso Pai Celestial. Deve ser uma conversa entre nós e Ele. Obviamente, devemos ter respeito com Ele e usar palavras respeitosas, no entanto, podemos ser espontâneos. Minhas orações mais significativas são aquelas em que sinto como se eu falasse com um amigo face a face. Quanto mais espontânea eu sou, mais sinto que Ele está ouvindo minhas preces.

2) Lembrar que o Pai Celestial não está longe de nós

Muitas vezes nos referimos ao Pai Celestial, como um ser intocável e longe demais de nós. Essa é uma concepção errada! O Pai Celestial não está longe de nós. O apóstolo Paulo escreve: “ainda que não está longe de cada um de nós.” (Atos 17:27). Ele está perto de cada um de nós e nós podemos sentir isso. À medida que nossa concepção sobre onde o Pai Celestial se encontra mudar, nós conseguiremos ter orações melhores. Ou melhor, à medida que formos mais espontâneos em nossas orações, seremos capazes de senti-Lo, mais próximo de nós.

3) Preparar-se

Nós nos preparamos para o baile, para a festa, para o cinema, para o passeio, mas pouco se fala sobre preparar-nos para orar. Precisamos criar um ambiente tranquilo, onde seja possível nos conectarmos ao Pai Celestial.

Devemos, na medida do possível, desligar-nos do mundo agitado e voltar nossa mente e coração a Ele. Podemos nos preparar acalmando nosso coração, respirando fundo e calmamente. As escrituras nos lembram de que:

“Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.” (Salmos 94:19).

Quando nos preparamos para orar, mesmo que estejamos envoltos por vários pensamentos, nós receberemos dele a calma necessária.

“Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias.” (Doutrina e Convênios 109:8)

4) Comprometer-se a seguir as respostas recebidas.

Não raro, nossas orações são feitas a procura de respostas para nossas dificuldades ou decisões diárias. Assim como gostaríamos de ver as pessoas seguindo nossos bons conselhos, o Pai Celestial deseja que sigamos as respostas que Ele nos dá.

Muitas vezes, porém, quando oramos, recebemos as respostas e não as seguimos! Devemos seguir as respostas que recebemos, pois isso nos qualificará para recebermos mais. E à medida que seguimos aquilo que recebemos, nossas orações irão se tornar mais espirituais e significativas.

Lembremo-nos sempre da citação de David E. Sorensen que diz: “A oração, por si só, pode transformar-nos e purificar- nos.”

E quanto a você? O que poderia compartilhar conosco para melhorar nossas orações?

Relacionado:

Como tornar mais significativa a adoração durante o sacramento

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
O que fazer quando não queremos ler as escrituras
eternidade
O que um sonho ensinou a um homem sobre o céu e a eternidade

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *