fbpx

O significado de orar em nome de Jesus Cristo

“Um nome familiar”

O nome de Cristo é um nome familiar, e é apropriado que aqueles que tomam sobre si esse nome se refiram uns aos outros por títulos familiares. Cumprimentamo-nos rotineiramente como “irmão” e “irmã”. Contudo, o significado profundo de nossas saudações nos escapa. Mas o rei Benjamin deixou claro quando disse:

“E agora, por causa do convênio que fizestes, sereis chamados progênie de Cristo, filhos e filhas dele, porque eis que neste dia ele vos gerou espiritualmente; pois dizeis que vosso coração se transformou pela fé em seu nome; portanto, nascestes dele e vos tornastes seus filhos e suas filhas …quisera, portanto, que tomásseis sobre vós o nome de Cristo, todos vós que haveis feito convênio com Deus de serdes obedientes até o fim de vossa vida.” (Mosias 5:7-8).

Nas instruções do Senhor para a Escola de Profetas, Ele orientou que os membros se cumprimentassem com estas palavras:

Como filhos e filhas do Salvador, espiritualmente gerados por Ele, nós, que fizemos convênios, recebemos um nome de família e nos referimos uns aos outros como “irmão” e “irmã” na família de Jesus Cristo. Como membros (da família de Cristo), temos o poder de orar em Seu nome quando suplicamos ao Pai.

“Use o Meu Nome”

Há muitos anos, juntei-me a dois dos meus irmãos mais velhos, ambos médicos, para uma ordenança no Templo de Mesa, Arizona. O irmão mais velho havia adotado um bebê e havia esperado o tempo necessário. A criança agora seria selada a ele e sua esposa. Eu estava lá com outro irmão para testemunhar a cerimônia.

Nós conversamos no vestiário. O irmão do meio estava a algumas semanas de deixar o Exército, onde ele havia cumprido um compromisso adquirido para receber assistência financeira durante seu treinamento médico. Nós dois nos perguntamos quais seriam seus planos após sua dispensa.

“Eu queria trabalhar em uma clínica em Dallas, Texas”, disse Larry, e ele mencionou o nome da clínica. “Mas eu liguei e a secretária se recusou a me transferir para o diretor. Que pena. Teria sido um ótimo lugar para praticar.”

O irmão mais velho parecia encantado e respondeu: “Larry, eu conheço o homem que administra aquela clínica. Ele e eu somos amigos. Escreva para ele. Use meu nome. Peça uma entrevista. Vou ligar para ele e contar sobre nosso relacionamento.”

Larry escreveu, usando o nome de seu irmão mais velho, e conseguiu uma entrevista e a posição que desejava.

A linguagem do Pai

O Salvador nos convidou a usar Seu nome da mesma maneira. Isso é uma bênção maravilhosa para nós, pois existe uma relação única entre o Pai e o Filho.

Observe a linguagem do Pai quando Ele fala de Jeová:

No momento do batismo de Jesus, o Pai disse:

“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17).

No Monte da Transfiguração, o Pai disse:

“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escuta-o” (Mateus 17:5).

No Bosque Sagrado, o Pai disse:

“Este é Meu Filho Amado. Ouvi-O!” (Joseph Smith-História 1:17).

Na terra de Abundância em 34 d.C., o Pai disse:

“Eis aqui meu Filho Amado, em quem me comprazo e em quem glorifiquei meu nome — ouvi-o” (3 Néfi 11:7).

Isaías nos deu mais palavras do Pai sobre Seu Filho:

” Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se apraz a minha alma” (Isaías 42:1).

Jeová tem sido perfeito em obediência e submissão, “a vontade do Filho sendo absorvida na vontade do Pai.” (Mosias 15:7.)

Ele é um filho “amado”, em quem o Pai se “compraz”, em quem a alma do Pai “se compraz”; um filho ao qual foi dado “da parte de Deus o Pai honra e glória.” (2 Pedro 1:17.)

Assim, o uso desse nome em nossas orações é importante, e somos convidados, até mesmo ordenados, a suplicar ao Pai em nome desse ser divino que é nosso irmão mais velho.

“Eis que vos digo que todo aquele que crer em Cristo, sem de nada duvidar, atudo o que pedir ao Pai, em nome de Cristo, ser-lhe-á concedido; e esta promessa estende-se a todos, até os confins da Terra” (Mórmon 9:21).

Veja também: Os nomes e títulos de Jesus Cristo

O Salvador efetivamente nos disse: “Quando vocês suplicarem ao Pai pelas bênçãos que precisam, por ajuda nas provações que enfrentam, por revelação, inspiração e conforto, usem meu nome. Vocês têm minha permissão. Usem meu nome.”

O Élder Boyd K. Packer chamou o uso desse nome de “declaração máxima de autoridade”. Em um discurso para educadores da Igreja em 1989, ele disse:

“Certifico-lhes que Jesus é o Cristo. Eu O conheço. Ele preside esta Igreja. Ele não é estranho a Seus servos aqui. Eu invoco Sua bênção sobre todos vocês, todos nós que somos professores, e faço isso invocando essa declaração máxima de autoridade, em nome de Jesus Cristo, amém.” (CES Evening with a General Authority, 29 de fevereiro de 1989).

“Que todos os homens tomem cuidado”

Uma palavra de cautela é necessária sobre esse assunto. Em D&C 63:61-63, o Senhor adverte:

” Portanto, que todos os homens se acautelem de como tomam meu nome em seus lábios. Pois eis que em verdade eu digo que muitos há que estão sob esta condenação, que usam o nome do Senhor e usam-no em vão, não tendo autoridade. Portanto, que a igreja se arrependa de seus pecados e eu, o Senhor, possuí-los-ei…”.

A linguagem real dos dez mandamentos não se refere à profanação, mas a esse princípio:

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êxodo 20:7).

Devemos pronunciar o nome de Cristo em nossas orações com reverência e gratidão. Com que outra perspectiva poderíamos nos aproximar de Deus, o Pai, e fazer um apelo a Ele em nome de Seu Filho Unigênito, em quem Ele se compraz?

Fonte: Meridian Magazine

Vídeo relacionado:

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *