Assim como os apóstolos chamados por Cristo, durante Seu ministério mortal, tinham uma profissão – cobrador de impostos, pescador, etc – os apóstolos modernos também tinham uma profissão antes de começarem a servir em tempo integral (quando um novo apóstolo é chamado ele deixa geralmente de exercer sua profissão e dedica-se inteiramente ao chamado*).

Eles estudaram em universidades diferentes, em graduações variadas e trabalharam em diversas áreas de atuação, nos dando um grande exemplo de educação, autossuficiência e industriosidade.

Então vamos conhecer quais eram as profissões dos atuais membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos?

Russell M. Nelson – médico

O Presidente Nelson é um cirurgião e pesquisador de renome internacional. Ele se formou em medicina pela Universidade de Utah, completou residência em cirurgia no Massachusetts General Hospital e obteve um PhD na Universidade de Minnesota. Também recebeu títulos honorários em várias universidades, incluindo Brigham Young, Utah State e Snow College.

Profissionalmente, atuou como professor de pesquisa cirúrgica e foi diretor de cirurgia torácica na Universidade de Utah e no LDS Hospital. Autor de várias publicações médicas, fez palestras e visitas profissionais nos Estados Unidos e em outros países antes de ser chamado como autoridade geral. Recebeu diversos prêmios, como o Heart of Gold da Associação Americana de Cardiologia e o Golden Plate da American Academy of Achievement, além de ter sido professor honorário em três universidades na China.

Dallin H. Oaks – juiz

O Élder Oaks é formado pela Universidade Brigham Young (1954) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Chicago (1957). Seguiu a carreira de advogado e ensinou Direito em Chicago. Ele foi presidente da Universidade Brigham Young, de 1971 a 1980, e Juiz da Suprema Corte de Utah de 1980, até demitir-se em 1984, a fim de aceitar seu chamado para o apostolado. Ele participou ou foi membro da junta de muitas organizações comerciais, educacionais e de caridade. É o autor ou co-autor de muitos livros e artigos sobre assuntos religiosos e legais.

Henry B. Eyring – professor e reitor

Ele é Bacharel em Ciências com especialização em Física pela Universidade de Utah, e Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard. Foi presidente do Ricks College em Rexburg, Idaho, de 1971 a 1977, e lecionou na Graduate School of Business [Faculdade de Administração] na Universidade de Stanford de 1962 a 1971.

Jeffrey R. Holland – reitor

O Élder Holland foi líder estudantil e atleta acadêmico no Colégio e Faculdade Dixie, em St. George, Utah. Ele se formou em inglês e em educação religiosa pela Universidade Brigham Young e obteve mestrado e doutorado em Estudos Americanos pela Universidade de Yale. Antes de servir em tempo integral na Igreja, trabalhou como educador.

Serviu como presidente da Associação Americana de Diretores e Reitores de Faculdades Independentes, integrou a diretoria da Associação Nacional de Faculdades e Universidades Independentes e atuou na Comissão de Diretores da NCAA. Também foi reitor da BYU. Recebeu prêmios por promover o entendimento entre cristãos e judeus, incluindo o “Torch of Liberty”, e o “Distinguished Eagle Scout” dos Escoteiros da América. É autor de oito livros, incluindo um em coautoria com a esposa, Patricia.

Elder Uchtdorf gesticula ao discursar

Dieter F. Uchtdorf – piloto de avião

Estudou engenharia. Em 1959, ele entrou para a Força Aérea Alemã e serviu por seis anos como piloto de caça. Em 1965, o Presidente Uchtdorf começou a trabalhar para a Lufthansa German Airlines como piloto. De 1970 até 1996, ele foi comandante do B737, do Airbus, do DC10 e do B747.

Embora trabalhasse também como comandante de treinamento e fiscalização, ele recebeu muitas responsabilidades administrativas. Esses cargos incluíram Piloto-chefe da Divisão B737, chefe da escola de pilotos da Lufthansa no Arizona, chefe de todas as equipes de cabines de piloto e, finalmente, foi Vice-presidente Sênior das Operações de Voo e Piloto-chefe da Lufthansa. Era também Presidente do Comitê de Operações de Voo da Associação Internacional de Transportes Aéreos.

David A. Bednar – reitor

Ele estudou na Universidade Brigham Young, onde fez bacharelado e mestrado. Além disso, fez doutorado em comportamento organizacional na Universidade Purdue. Depois de terminar os estudos, o Élder Bednar foi professor de administração de empresas na Universidade Técnica do Texas e na Universidade do Arkansas. Depois, foi reitor da Universidade Brigham Young–Idaho (antigo Ricks College) de 1997 a 2004.

Quentin L. Cook – executivo

Na ocasião de seu chamado como Autoridade Geral da Igreja, ele era o vice-presidente da Sutter Health System. Anteriormente, foi presidente e principal executivo do California Healthcare System. Antes disso, trabalhou com advocacia, tornou-se sócio-gerente de uma empresa jurídica na área da Baía de São Francisco. Foi membro da diretoria de várias corporações com e sem fins lucrativos.

D. Todd Christofferson – advogado

Foi do conselho geral da NationsBank Corporation (atualmente Banco da América) em Charlotte, Carolina do Norte. Anteriormente, foi o vice-presidente sênior e conselheiro geral do Commerce Union Bank do Tennessee, em Nashville, onde era também ativo em assuntos comunitários e organizações ecumênicas. De 1975 a 1980, o Élder Christofferson exerceu a advocacia em Washington, D.C., depois de servir como secretário legal do Juiz Distrital dos E.U.A., John J. Sirica (1972-1974).

Neil L. Andersen – administrador

Formou-se na Universidade Brigham Young, onde recebeu a Bolsa de Estudos Hinckley, e obteve um mestrado em administração de empresas na Universidade de Harvard. Após concluir os estudos, estabeleceu-se em Tampa, Flórida, onde seus interesses comerciais incluíam propaganda, desenvolvimento imobiliário e a área de planos de saúde.

Frases de Ronald A Rasband

Ronald A. Rasband – vendedor

O Élder Rasband estudou na Universidade de Utah. Em 1995, a Utah Valley University conferiu-lhe um Doutorado Honorário em Administração e Comércio. Em 1976, ingressou na Huntsman Container Company como representante de vendas e, em 1987, foi indicado presidente e diretor-chefe de operações da Huntsman Chemical Corporation. Quando deixou a Huntsman Chemical Corporation, em 1996, para servir como presidente de missão em Nova York, também estava servindo como membro da Junta Diretora.

Madeleine

Gary E. Stevenson – empreendedor

O Élder Stevenson obteve seu diploma em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Utah. Mais tarde, foi cofundador e serviu como presidente de uma companhia que fabricava equipamentos para exercícios, a ICON Health & Fitness, Inc.

Dale G. Renlund – médico

Depois de receber os graus de bacharel e de doutor da Universidade de Utah, o Élder Renlund recebeu treinamento médico e treinamento de pesquisa adicionais no Hospital Johns Hopkins. Foi professor de medicina na Universidade de Utah e o Médico Diretor do Programa de Transplante Cardíaco dos Hospitais Afiliados de Transplantes de Utah (UTAH).

Gerrit W. Gong – assessor

O Élder Gong graduou-se em estudos asiáticos e universitários pela Universidade Brigham Young em 1977. Em 1979, terminou um mestrado em filosofia e, em 1981, concluiu o doutorado em relações internacionais, na Universidade de Oxford, onde era um bolsista Rhodes Scholar.

Em 1985, serviu como assistente especial do subsecretário de Estado no Departamento de Estado dos EUA e, em 1987, como assistente especial do embaixador norte-americano em Pequim, China. A partir de 1989, ele ocupou vários postos no Centro de Assuntos Estratégicos Internacionais em Washington, D.C. Foi assistente do reitor para planejamento e avaliação na Universidade Brigham Young até abril de 2010.

o élder ulisses soares

Ulisses Soares – contador

O Élder Soares graduou-se em contabilidade e economia pela Escola de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1985 e, posteriormente, recebeu um diploma de pós-graduação (MBA).

Trabalhou como contador e auditor para corporações multinacionais no Brasil e como diretor de assuntos temporais no escritório da área da Igreja, em São Paulo, Brasil.

Patrick Kearon – empresário

 Até seu chamado para o Quórum dos Setenta, o Élder Kearon era proprietário com sua esposa, da Kearon Hulme Communications, uma empresa de consultoria de relações públicas. Ele começou sua carreira profissional trabalhando para um membro do Parlamento. Sua trajetória o levou ao Oriente Médio, onde trabalhou na Nestlé, retornando à Inglaterra e, finalmente, aos Estados Unidos, residindo na Califórnia.

Ele participou ativamente de serviços cívicos e comunitários, atuando em conselhos de diversas organizações de caridade, além de colaborar com uma agência empresarial e uma instituição de ensino superior.

Para acessar a biografia completa dos membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos clique aqui.

NOTA

* Houve exceções a esta regra: por exemplo, o Élder Ezra Talf Benson, como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, serviu em um cargo público – como Ministro da Agricultura dos Estados Unidos sob a liderança do Presidente Dwight D. Eisenhower, janeiro de 1953 a janeiro de 1961.

Leia também: