fbpx

O que fazer quando alguém que você ama perde a fé

Talvez houve um momento em que quase todas as pessoas da Terra eram religiosas, mas definitivamente não estamos vivendo este momento agora.

Parece que hoje em dia, mais pessoas estão experimentando uma mudança na fé ou se afastando completamente da religião.

Oito pontos para lembrar quando alguém que amamos decide sair da Igreja

Para aqueles como eu que cresceram valorizando muito a religião ou escolheram a atividade religiosa para sua própria vida, ter amigos ou membros da família que tomam decisões diferentes ou que optam por deixar uma igreja que um dia amaram, pode ser confuso, assustador, e até mesmo desestabilizador.

Eu sei como é… já passei por isso.

Alguns de vocês podem estar em uma situação semelhante, onde entes queridos estão deixando a Igreja, e qualquer um poderia estar em uma situação semelhante no futuro.

Também pode ser interessante: Quero voltar para a igreja, mas sinto medo. O que faço agora? 

Contudo, há alguns princípios que aprendi através de minha experiência que me ajudaram imensamente e que quero compartilhar enquanto vejo outros passar pela mesma experiência que eu tive.

Estes princípios não são soluções abrangentes ou totalmente seguros contra falhas, mas, definitivamente, me salvaram de muita preocupação e mágoa.

As decisões deles são sobre eles

Honrar

Embora deixar uma religião seja uma escolha pessoal, às vezes pode parecer um ataque direto às suas crenças e valores quando um ente querido escolhe fazê-lo.

Porém, vale a pena dar um passo para trás e observar para motivações verdadeiras e fazer perguntas se você não conhece essas motivações.

Não devemos fazer suposições sobre por que as pessoas escolhem partir, e muitas vezes há mais do que parece.

Independentemente do que seu ente querido decida sobre religião ou crenças, suas decisões são sobre eles e sua própria jornada de vida.

Não faz mal processar o medo ou a dor, mas não temos que ter medo

Pode ser assustador ou triste quando alguém que amamos rejeita o que nos traz tanta felicidade.

Imaginar o que vai acontecer com aqueles que você ama na eternidade também pode ser assustador.

Não devemos forçar nossas crenças para os outros, mas podemos fazer a nossa parte amando e orando por eles e sendo bons discípulos de Cristo.

Seja um bom ouvinte e respeite das crenças dos outros

Não têm de concordar em tudo para se amarem uns aos outros. O presidente Dallin H. Oaks, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, ensinou:

“Os seguidores de Cristo devem ser exemplos de civilidade. Devemos amar todas as pessoas, ser bons ouvintes e mostrar respeito por suas crenças genuínas. … Incentivamos todos a praticar a Regra de Ouro do Salvador: “Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós” (Mateus 7:12).”

Também pode ser interessante: Como você fala dos membros menos-ativos? 

Muitas conversas polarizadas sobre religião podem acontecer. À medida que escutamos atentamente e tentamos entender a perspectiva do nosso próximo, eles são mais propensos a fazer o mesmo por nós.

Todos nascem com a luz de Cristo

 

Deixar a Igreja não significa que alguém já não acredita em moral, bondade, serviço ou em ser uma boa pessoa.

Na verdade, alguns dos melhores exemplos de abnegação em minha vida são pessoas que não têm certeza sobre Deus ou religião, mas têm uma forte crença na bondade da humanidade.

Independentemente de sermos ou não ativos na Igreja, todos nascemos com a luz de Cristo e somos abençoados com a sua influência da bondade (ver Morôni 7:16). E há boas pessoas em todo o mundo que vêm de muitas crenças, culturas e origens diferentes.

O nosso trabalho é amá-los

“Ama o Pastor Seu Rebanho”(hinos, nº 140) nos lembra os desafios terrenos que todos poderíamos enfrentar em um momento ou outro: “Vaga a errante ovelhinha, sofre com fome e com frio.”

As provações espirituais são muito reais e podem ser difíceis de serem ultrapassadas. Aqueles que estão lutando com sua fé são queridos para o coração do nosso Salvador.

Não deveriam eles ser queridos para nossos corações também? Nós também já não vagueamos às vezes e ainda somos amados por Ele perfeitamente?

Sinto o amor poderoso do Salvador quando tento amar as ovelhas dEle onde quer que estejam. Ele alegra-se quando estamos unidos no amor, independentemente daquilo em que acreditamos.

O mais importante é ouvir

Frequentar a igreja

Se um ente querido decide se afastar da igreja, provavelmente já pensou sobre isso há muito tempo.

À medida que buscarmos orientação do Pai Celestial sobre como ajudar, nos lembraremos que o vosso papel não é “corrigi-los”.

Sei que é fácil querer compartilhar imediatamente o que você acredita, mas às vezes é melhor parar para ouvir e mostrar-lhes bondade e respeito enquanto eles compartilham seus sentimentos.

Respeite os seus pensamentos. Isso pode ajudar a aprender uns com os outros e manter um relacionamento onde você pode se comunicar abertamente.

Fazê-los saber que são amados, aconteça o que acontecer

Se há algo que precisa compartilhar com eles, certifique-se de saberem que os amas e que os respeitas primeiro, mesmo que não concordem com as suas crenças.

E você sempre pode orar por eles e por oportunidades de compartilhar a verdade de maneiras que serão bem recebidas.

Confie e abra espaço para que saibam que pertencerem aquele lugar

Respeitar as preocupações de uma pessoa e deixar espaço para ela pode ajudá-la a sentir amor e confiança.

As pessoas precisam sentir que pertencem junto aqueles que têm fé, para que queiram continuar interagindo com a Igreja de uma forma construtiva.

Todos nós devemos ter um lugar seguro para expressar preocupações e perguntas em nossos lares, círculos de amigos e congregações.

É sempre nosso dever como discípulos de Cristo amar os outros como ele amava. Como o Presidente Thomas S. Monson (1927-2018) ensinou:

“Somos todos filhos espirituais de nosso Pai Celestial e, portanto, irmãos e irmãs. Se tivermos isso em mente, será mais fácil amar todos os filhos de Deus.”

Podemos ter esperança de que o Pai Celestial tem um plano para cada um de nós, e independentemente do que os nossos entes queridos escolham, podemos continuar amando-os e ensinando-lhes através do nosso exemplo, e “prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens.” (2 Néfi 31:20).

Fonte: The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints

| Para refletir
Publicado por: Daniel Costa
Estudante de graduação com certificado em Marketing pela faculdade BYU - Idaho. Especialista em estratégias online, mídias sociais e tráfego pago. Serviu missão em Buenos Aires Norte. Ama tecnologia, música e video games. Diretor do time Português na More Good Foundation.
Fortalecer nosso amor por Cristo é fortalecer nosso amor ao próximo
Élder Andersen compartilha tradição familiar pós conferência

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *