fbpx

Os nomes e títulos de Jesus Cristo

Em sua profecia sobre o nascimento de Jesus Cristo, Isaías oferece uma pequena amostra dos títulos que o Salvador receberia:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

Ao longo das escrituras, Jesus recebe diferentes títulos. Veja os títulos e referências em que Ele é citado.

1. Salvador

“Porque também para isso trabalhamos e somos injuriados, porquanto esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10).

2. Criador

“Porventura não sabes, porventura não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento” (Isaías 40:28).

3. Redentor

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

4. Senhor

“Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor” (João 2:17).

5. Filho do Deus Vivo

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16).

6. Pão da Vida

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” (João 6:35).

7. Filho Unigênito

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

8. Filho Amado

“E veio da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi” (Lucas 9:35).

9. Deus forte

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

10. Santo de Israel

“Achegue-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que o venhamos a saber” (Isaías 5:19).

11. Maravilhoso

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

12. Conselheiro

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

13. Alfa e Ômega

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8)

14. Príncipe da Paz

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

 

15. Rei dos reis

“A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores” (1 Timóteo 6:15).

16. Cabeça da Igreja

“Cristo é a cabeça da igreja, e ele é o salvador do corpo” (Efésios 5:23).

17. Pai da Eternidade

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

18. Todo-Poderoso

“Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso os faz entender” (Jó 32:8).

19. Mestre

“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos” (Matheus 23:8).

20. Rei dos Judeus

“E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça, e vestiram-no com um manto de púrpura. E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas” (João 19:2–3).

21. Sumo Sacerdote

“Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai atentamente Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da fé que professamos” (Hebreus 3:1).

22. Profeta

“E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia” (Mateus 21:11).

23. Mestre

“Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” (João 3:2)

24. Emanuel

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).

Veja também: Pequena cidade de Belém: a terra natal de Jesus Cristo

25. Advogado

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1).

26. Mediador

“E por isso é Mediador do novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os que são chamados recebam a promessa da herança eterna” (Hebreus 9:15).

27. Juiz

“E mandou-nos pregar ao povo, e testificar que ele é aquele que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos” (Atos 10:42).

28. Principal Pedra de Esquina

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Efésios 2:20).

29.Autor e Consumador da Fé

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pela alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).

Arte: Yongsung Kim

30. Cordeiro de Deus

“No dia seguinte João viu Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

31. Bom Pastor

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).

32. Pastor e Bispo das Almas

“Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora retornastes ao Pastor e Bispo da vossa alma” (1 Pedro 2:25).

33. O Verbo

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1).

34. Fonte de Águas Vivas

“Ó Senhor, esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados e os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque deixam ao Senhor, a fonte das águas vivas” (Jeremias 17:13).

35. Rocha

“Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é” (Deuteronômio 32:4).

36. Messias

“Já achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)” (João 1:41).

37. Videira Verdadeira

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” (João 15:1).

38. Renovo

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e sendo Rei, reinará, e procederá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra” (Jeremias 23:5).

39. Noivo

“Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, esta minha alegria já se cumpriu” (João 3:29).

“Ó Jerusalém” – Greg Olsen

40. Aurora

“Pela terna misericórdia do nosso Deus, com que do alto nos visitará a aurora. Para alumiar os que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” (Lucas 1: 78–79).

41. Siló

“O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos” (Gênesis 49:10).

42. O Leão da Tribo de Judá

“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (Apocalipse 5:5).

43. A Resplandecente Estrela da Manhã

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar essas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

44. A Imagem do Deus Invisível

“No qual temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura” (Colossenses 1:14–15).

45. Eu Sou

“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58).

46. O Filho do Homem

“Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido” (Mateus 18:11).

47. Carpinteiro

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele” (Marcos 6:3).

48. O Caminho, a Verdade e a Vida

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

49. Rei de Israel

“Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele” (Mateus 27:42).

50. O Cristo

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16).

Bônus

Outras duas vezes em que o Salvador é citado estão em Lucas 1:31-32, onde um anjo diz a Maria que o nome de seu filho seria Jesus e que ele seria chamado de Filho do Altíssimo.

E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de JESUS. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.“

Fonte: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *