Friend Zone

Quando você ouve a frase: “Fui colocado na friend zone”, geralmente é um rapaz dizendo que uma menina lhe disse que não quer namorar – ela “só quer ser amiga”.  Nenhum rapaz quer ser informado pela garota que ele gosta que ela não está interessada em namorar ele e entrar na temida friend zone.

No entanto, podemos ver o outro lado também. Também já estive na Friend Zone. E não é divertido. Pode ser francamente embaraçoso, colocar-se na linha de frente  e depois experimentar a rejeição. Agora, eu não estou dizendo que as experiências dos rapazes e das garotas sejam as mesmas, e não estou minimizando a verdadeira dor de rejeição, mas sei que coisas bonitas podem vir de situações dolorosas e estranhas.

E, portanto, eu lhes apresento 4 Lições que aprendi na Friend Zone:

Se eu ficar na “friend zone”, isso significa que eu tinha coragem

Sim, meus sentimentos podem estar feridos, mas se eu estiver na “friend zone”, significa que tive a coragem de mostrar a alguém que eu estava interessado nele(a) o suficiente para que ele(a) percebesse e tomasse uma decisão. Eu não tinha que me perguntar se eu era claro(a) sobre meus sentimentos ou não. Eu apareci em sua vida e deixei-me ser visto, independentemente do resultado. E isso é algo para se orgulhar.

Se alguém não quiser namorar comigo isso não significa que não valho a pena.

É tão difícil às vezes não ter o pensamento, “O que há de errado comigo? Por que não sou bom(a) o suficiente para ele(a)?” Mas ter esses sentimentos é uma oportunidade para lidar com minhas inseguranças e falsas crenças e resolvê-los. É uma oportunidade para escolher acreditar que sou digno(a) de amor e pertencimento, não importa o que qualquer outra pessoa decida fazer ou dizer. Pode inclusive, me ajudar a desenvolver força emocional e resiliência.

Eu posso ser proativo(a) com relação a manter pessoas legais em minha vida.

Depois de ficar na “friend zone” por causa de um cara que eu realmente admirava, e depois da festa de piedade necessária, tomei coragem e estendi a mão para ele e disse: “Ei, eu entendo que você não está interessado em namoro, e tudo bem. Mas eu preciso de amigos como você na minha vida. Você estará disposto a se encontrar regularmente para o almoço e apenas conversar?” Isso pode não ser possível em todas as situações, mas se as expectativas estão firmemente estabelecidas e compreendidas pelos dois lados, a amizade não precisa ser sacrificada.

Estar na “friend zone” pode realmente tornar meu relacionamento com essa pessoa melhor.

Às vezes, quando esse elemento romântico é removido, isso me ajuda a relaxar e conhecer essa pessoa como ela realmente é, porque não estou tão preocupado(a) com a forma como eu estou sendo percebido(a), e uma amizade genuína pode crescer.

Relacionamentos

Estar na “friend zone” tem uma conotação negativa, e certamente entendo o porquê. Mas acho que há uma tendência em nossa geração de ter a mentalidade de “relacionamento binário” quando se trata do sexo oposto – é namorar ou nada, sem meio termo. Mas, na realidade, há todo um espectro de profundidade quando se trata de relacionamentos, e eu me preocupo porque perdemos oportunidades para desenvolver amizades ricas com pessoas de alta qualidade porque estamos muito concentrados no aspecto romântico. O namoro é importante no estágio jovem da vida. Os profetas disseram isso, e os apoio. Mas esta fase da vida também pode ser ainda mais rica se tivermos uma variedade de associações com pessoas do sexo oposto. Se cortarmos todas as amizades porque não têm potencial para se desenvolver em relacionamentos românticos, podemos estar perdendo oportunidades de aprender,de apreciar e de servir outras pessoas.

É claro que muitas águas podem ter passado e você não pode voltar a ser amigo. Eu experimentei isso. Às vezes, por qualquer motivo, ser amigo dessa pessoa realmente não é uma boa idéia. E às vezes, apesar de todos os seus esforços para ser um amigo, a outra pessoa não quer ser amigo do nível que deseja, e essa é sua escolha – você não pode controlar outras pessoas. Eles têm o direito de escolher. O truque é confiar na orientação do Espírito para saber quando permanecer e quando seguir em frente.

Então, se você ficou na “friend zone”, sinto muito. Pode ser bastante difícil. Mas você sabe como o Salvador chama Seus discípulos? Ele os chama de amigos.  E se eu estiver na “friend zone” (zona de amizade) do Salvador, ele pode me ajudar a levar os outros.

Nota:

Friend zone é uma expressão em inglês que significa “zona de amizade”, na tradução para a língua portuguesa. Na cultura popular, friend zone é o nome dado para uma relação em que uma pessoa deseja ter um relacionamento romântico com outra, mas esta prefere apenas manter a amizade.

Este artigo foi traduzido do inglês: MillenialMorms 

Saiba mais sobre o tema:

Professor da BYU ensina como eliminar o medo do namoro

Decidir Esperar – Namoro Após os 16 Anos