Perguntas frequentes sobre os garments do templo
Se você tem um amigo santo dos últimos dias, talvez já reparou que usamos uma roupa por baixo de nossas roupas normais. Essas roupas são chamadas de garment do santo sacerdócio e elas são um símbolo de convênios sagrados que fazemos nos templos.
Mas o que exatamente são essas “roupas de baixo”? Nesse artigo respondemos:
- Por que as usamos?
- Quando elas foram “inventadas”?
- Há conexões entre os garments do templo e a maçonaria?
- Os garments do templo servem apenas para controlar a sexualidade e a modéstia?
Veja a resposta para essas e outras perguntas sobre o garment aqui:
O que são os garments do templo?
Os garments do templo são peças de roupa de baixo que servem como um lembrete dos convênios feitos no templo. Elas são brancas, feitas de vários tipos de tecidos, e têm marcas com significado espiritual.
Quando elas foram “inventadas”?
De acordo com a tradição bíblica, o Senhor fez “vestes de peles” para Adão e Eva após eles serem expulsos do Jardim do Éden. O primeiro registro histórico claro sobre os garments do templo na era moderna é de 1845. No entanto, Joseph Smith provavelmente as introduziu em 1842, na mesma época em que revelou a cerimônia da investidura.
Quem criou o design inicial?
Não existem relatos de primeira mão sobre como Joseph Smith chegou ao design dos garments do templo.
Alguns líderes da Igreja ensinaram que Jesus usava os garments do templo?
Possivelmente. Há um relato que afirma que Jesus usava os garments do templo na Primeira Visão. Existem também alguns relatos de líderes da Igreja primitiva que mencionam Jesus usando os termos “vestimenta” ou “traje”, mas não está claro se isso se refere aos garments do templo ou simplesmente a vestimentas normais.
Há conexões entre os garments do templo e a maçonaria?
Sim. Existem semelhanças entre os símbolos nos garments do templo e símbolos importantes da maçonaria, incluindo representações do compasso e do esquadro.
Qual é o propósito dos garments do templo?
O Manual da Igreja afirma que “os garments são um lembrete dos convênios feitos no templo. Quando os membros são fiéis a seus convênios e usam os garments adequadamente durante suas vidas, elas também servem como proteção.” Profetas e apóstolos ensinam que os garments ajudam a lembrar os membros de seus convênios do templo e a protegê-los das tentações.
Quando passamos pelo templo, fazemos um convênio para usar os garments do templo?
Não explicitamente. O Manual da Igreja afirma que durante a investidura, os membros são “autorizados” a usar os garments e aqueles que recebem a investidura “fazem um convênio para usar os garments do templo durante suas vidas.”
Mas os membros da Igreja fazem um convênio explícito no templo sobre o uso dos garments do templo?
Não. No entanto, um convênio explícito também não é feito durante a ordenança do batismo, mas ela é referida como um convênio nas escrituras.
Os garments do templo são feitas para proteger as pessoas de danos físicos?
Talvez. Alguns líderes da Igreja e membros acreditam nisso, embora a Igreja nunca tenha feito uma declaração oficial sobre essa ideia. A crença de que elas podem oferecer proteção física pode ter origem em relatos de segunda mão sobre Willard Richards ser protegido na Cadeia de Carthage por estar usando os garments do templo. John Taylor, Joseph e Hyrum não estavam usando seus garments e foram feridos ou mortos.
Mas não existem histórias sobre pessoas sendo salvas de perigos por causa dos garments do templo?
Sim, há histórias de pessoas sendo protegidas de danos físicos, mas também há casos de membros e líderes da Igreja que foram feridos ou mortos enquanto usavam os garments do templo.
Todos na Igreja primitiva usavam os garments do templo?
Não. Na época de Joseph Smith, apenas um número relativamente pequeno de pessoas recebeu ordenanças do templo e usava os garments. Após a morte de Joseph Smith em 1844 e enquanto os santos se preparavam para deixar Nauvoo, mais santos dos últimos dias receberam sua investidura no Templo de Nauvoo e começaram a usar os garments.
Como elas eram feitas?
Mulheres da Sociedade de Socorro costuravam os garments e as vestes do templo à mão, ensinando o design para outras irmãs.
Os garments do templo servem apenas para controlar a sexualidade e a modéstia?
Sim, em alguns aspectos. O principal propósito delas é lembrar os convênios feitos no templo, incluindo um convênio relacionado à lei da castidade. Os garments do templo não são projetadas para serem particularmente atraentes, então é possível que desencorajem a atividade sexual.
Você tem que usar os garments do templo o tempo todo?
Provavelmente. As instruções sobre os garments do templo, incluídas nas entrevistas para a recomendação do templo, afirmam que os garments devem ser usadas “durante toda a vida,” incluindo “para atividades que possam ser razoavelmente realizadas enquanto se usa [os garments].” No entanto, a pergunta da entrevista sobre usar os garments “tanto de dia quanto de noite” foi atualizada em 2020 para perguntar se os garments do templo foram usadas “conforme instruído na investidura.”
Em 2022, o Presidente Kevin W. Pearson, da Presidência de Área de Utah, afirmou em uma transmissão da Área Utah:
“Estamos consternados com a maneira casual e até despreocupada com que alguns tratam seus convênios do templo, incluindo o uso casual e inconsistente dos garments do templo.”
A Igreja já ensinou que você tinha que usar os garments do templo durante o sexo com seu cônjuge?
Não. A Igreja ensina que os garments podem ser removidas para “propósitos que requeiram o desnudamento do corpo.” No entanto, essa ideia às vezes aparece na mídia ou em materiais críticos à Igreja.
Outras religiões têm algo semelhante aos garments do templo?
Sim. Não é incomum que religiões tenham vestimentas que refletem seus princípios religiosos. Sikhismo e Zoroastrismo são exemplos de religiões cujos membros usam roupas íntimas sagradas. Muitos homens judeus ortodoxos usam quipás e o tallit katan, e algumas mulheres judias ortodoxas usam perucas. Alguns monges budistas usam vestes, algumas freiras católicas usam hábitos e alguns monges usam batinas.
É verdade que você podia comprar os garments do templo na JCPenney em Utah antigamente?
Sim. Membros da Igreja podiam comprar os garments do templo em muitas lojas de varejo em Utah até a década de 1970. Em 1977, a Sociedade de Socorro adquiriu os direitos exclusivos de distribuir os garments do templo.