Roupa de baixo mórmon

Desde os tempos antigos homens e mulheres adotam músicas sagradas, diferentes formas de orar, vestimentas religiosas cheias de simbolismos. Gestos e símbolos também são formas de expressar devoção a Deus.

Ainda que estas formas de expressão variem de uma religião para outra, todas apresentam o mesmo propósito: conectar os fiéis com o seu objeto de devoção de uma maneira mais concreta e material. São maneiras de se aproximar de Deus.

Quando uma pessoa não faz parte de um determinado grupo religioso, os seus símbolos religiosos podem trazer desconforto. Mas para os participantes dessas congregações, eles expressam os mais íntimos sentimentos da alma.

São exemplos deste tipo de vestimentas: o Hábito das freiras, a batina do padre, o xalé judaíco de oração. Esta é a mesma razão pela qual os monges budistas usam as túnicas laranjas e os mórmons a roupa de baixo mórmon.

As roupas do templo dos santos dos últimos dias são conhecidas como roupas do “santo sacerdócio”, são usadas apenas dentro dos templos e reservadas aos mais sagrados sacramentos da fé. As roupas do templo são brancas e não possuem nenhum sinal de distinção, desde o membro com apenas um ano de igreja até um profeta, todos usam o mesmo tipo de roupa. As roupas utilizadas nos templos mórmons, refletem os ensinamentos contidos no livro de Êxodo.

roupa de baixo mórmon

A roupa de baixo mórmon (imagem via: the salt lake tribune)

Nas reuniões semanais de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não existem roupas aparentes que diferenciem os irmãos da congregação. Entretanto, muitos sud usam uma vestimenta por baixo da roupa que tem um profundo significado religioso. A roupa de baixo mórmon.

Algumas pessoas se referem a esta roupa do templo de uma maneira incorreta, dizendo que são uma roupa mágica, ou “roupa de baixo mágica”. Estes termos são incorretos e ofensivos. Não existe nada de mágico ou místico a respeito dos garments do templo.

Os membros da igreja esperam que as pessoas das demais religiões possam tratar essas roupas com respeito e sensibilidade, da mesma forma que as pessoas de boa fé respeitam os símbolos sagrados de outras religiões.

Apenas os membros adultos da igreja que já passaram pelo templo usam essas roupas. Elas são um símbolo de fidelidade as promessas feitas. Significam que a pessoa esta disposta a  cumprir com os mandamentos, que foram feitas dentro da casa do Senhor. Para os membros da igreja, essa modesta vestimenta, vestida por debaixo das roupas normais juntamente com as roupas usadas dentro do templo representam o caráter pessoal e sagrado de sua relação com Deus e do seu compromisso de ter uma vida bondosa e honrada.


Bibliografia

Investidos de Pode do Alto – Manual de preparação para o templo. (aqui)

Leia também: tudo que você precisa saber sobre as roupas do templo. (aqui)