fbpx

Pres. Ballard fala sobre os desafios de se viver em um munto tecnológico

Quando um amigo perguntou recentemente ao presidente M. Russell Ballard, presidente em exercício do Quórum dos Doze Apóstolos, se ele gostaria de tentar pescar com um novo par de óculos de realidade virtual, o Presidente Ballard recusou educadamente.

“Eu sabia que não teríamos peixe para fritar – você não pode fritar e comer peixe virtual”, disse o presidente Ballard com uma risada.

Falando durante a cerimônia de início do semestre de inverno da BYU no sábado, 20 de abril, em Laie, Havaí, o presidente Ballard disse aos formandos que, apesar de estarem em extremos opostos de sua jornada mortal, ele entende e está ciente dos desafios que enfrenta – o mundo digital em que vivemos.

tempo consagrado

“Ao iniciar a próxima fase da sua vida, certifique-se de continuar ancorado naquelas coisas que são eternas”, disse ele a cerca de 200 graduados entre 19 e 55 anos. “Você pode fazer isso também no mundo virtual em que vive.”

Observando os tremendos avanços tecnológicos ocorridos nos 12 anos desde sua última apresentação em uma cerimônia de formatura no Havaí, o presidente Ballard reconheceu que, com quase tudo online – de aplicativos de namoro a trabalhos de história da família e cursos universitários, o digital e virtual, é o mundo que os estudantes agora experimentam. E é absolutamente único e diferente de tudo que já foi experimentado por qualquer outra geração.

“O Pai Celestial nos abençoou, especialmente essa geração, com tremendos avanços em tecnologia”, disse o presidente Ballard. “No entanto, com essa tremenda bênção de um mundo virtual, devemos ser sempre cuidadosos. O adversário usará a tecnologia para distorcer virtualmente as realidades literais. Ele tentará limitar nossa capacidade de discernir as coisas como elas realmente são.”

Enquanto a maioria das pessoas deseja espiritualidade, paz, felicidade e alegria em suas vidas, o Presidente Ballard expressou a preocupação de que muitas das novas gerações estão buscando encontrar essas coisas através da gratificação instantânea das mídias sociais ou realidade virtual, e não através da realidade literal criada para eles por um amoroso Pai Celestial.

Usando o trabalho do templo como um exemplo da importância de participar literalmente da obra do Senhor, o Presidente Ballard disse: “É instrutivo que o Senhor requeira a execução literal e física das ordenanças. É nessas ordenanças físicas que o próprio poder de Deus é manifesto”.

O Pai Celestial, entendendo o poder da experiência física, “gastou muito esforço Divino para literalmente criar um lugar físico, longe dEle, onde nossos desejos individuais pudessem se manifestar”, disse ele. Mas para ser verdadeiros discípulos de Cristo e para se qualificar para a exaltação, a fé deve se manifestar através da ação. “Requer arrependimento e um coração quebrantado e espírito contrito manifestado por mudanças de comportamento. Requer que nós literalmente mergulhemos debaixo d’água sendo batizados por verdadeira autoridade divina. Exige que tenhamos as mãos do sacerdócio sobre a cabeça para receber o dom do Espírito Santo. Requer que perseveremos até o fim”.

compartilhar palavras dos profetas e apóstolos na internet

E, quando fundamentada pelo poder literal do evangelho, as tecnologias e ferramentas virtuais do mundo podem ser usadas para o bem, disse Ballard, explicando como as novas tecnologias ajudaram a promover o trabalho missionário, do templo e da história da família em todo o mundo.

Estendendo um desafio aos graduados, como fez quando falava na BYU-Hawaii 12 anos antes, o Presidente Ballard pediu aos que estão avançando para uma nova etapa da vida que “sejam uma voz poderosa para o bem em sua família, na Igreja, e no mundo”. Participe online e pessoalmente em conversas que compartilham, espalham, esclarecem e corrigem o evangelho de Jesus Cristo com os outros, disse ele.

“Podemos compartilhar nossa fé, nossa luz e nosso testemunho de maneira natural e normal”, continuou o presidente Ballard, incentivando os formandos a compartilhar vídeos e comentários verdadeiros nas mídias sociais e a não ter medo de corrigir comentários falsos ou defender a Igreja. “Vivendo de acordo com a verdadeira, simples e pura doutrina de Cristo, cada pessoa estará preparada para ensinar aos outros o que eles realmente sabem e o que sabem ser literalmente verdadeiro”.

Todas as conversas têm um impacto, disse o Presidente Ballard, especialmente para aqueles que participaram delas.

À medida que cada indivíduo escolhe seguir as palavras do Presidente Russell M. Nelson e compartilhar o evangelho convidando “todos os filhos de Deus de ambos os lados do véu a virem a seu Salvador”, tudo o que é necessário é uma conversa simples, guiada pelo Espírito, o presidente Ballard disse.

As palavras do Presidente Ballard foram repetidas pelo Élder Kim B. Clark, Setenta da Autoridade Geral e comissário de educação da Igreja, que também falou na ocasião.

Compartilhando uma história de seu tempo trabalhando como reitor da Harvard Business School, o Élder Clark falou da importância de reconhecer e investir nas pessoas em sua vida. Citando uma declaração que ele fez certa vez a alguns de seus colegas, o Élder Clark disse:

“Se investirmos uns nos outros com o nosso tempo e nossas ideias, e realmente ajudarmos e apoiarmos uns aos outros, até ao ponto de sacrificar nosso próprio trabalho, criaremos um ambiente que será tão poderoso que todos seremos mais produtivos coletivamente e individualmente do que seríamos se todos tivéssemos nos comportado de forma egoísta. E o mesmo é verdade no trabalho do evangelho”, explicou o Élder Clark.

Oferecendo um conselho singular para o futuro, o Élder Clark concluiu dizendo aos alunos:

“Meu conselho para você é simples: leve a verdade com você e viva por ela e ensine-a onde quer que vá e em tudo o que fizer”.

O presidente da BYU-Havaí, John S. Tanner, conduziu a cerimônia de formatura em que 185 bacharelados e 15 graus de associado foram concedidos a graduados de mais de 20 países.

Fonte: Church News

Relacionado:

Élder Holland ensina formandos a ter a felicidade garantida

 

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *