Já tem idade para participar do Instituto mas ainda sente insegurança porque não conhece ninguém? Não se desespere! Veja a seguir dicas valiosas que irão te ajudar a como fazer boas amizades ao participar do Instituto.

revelação pessoal nas orações

Faça uma oração

Ore ao Pai Celestial, para que o ajude a como encontrar pessoas especiais em seu caminho, aquelas que estão dispostas a lhe ajudar e as que precisam de uma boa amizade e Ele o abençoará,  exerça fé e gratidão, o poder da oração sincera e com foco resulta em milagres.

Saia da zona de conforto

Não tenha medo de cumprimentar as pessoas em sua volta, de participar das atividades, das aulas.. Não deixe com que a timidez te atrapalhe! Saiba que, existem jovens maravilhosos no Instituto e juntos poderão aprender muito. Nunca julgue alguém pela sua aparência cada um tem uma personalidade diferente. Esteja disposto a mudar a si mesmo, não se esconda em meio a multidão com  a ideia de que é tímido e ponto final. Seja uma luz que ajuda a fortalecer os outros em sua volta.

agressor

Seja você mesmo

O incrível da amizade, é que ela entra na sua vida  aos poucos, sem precisar solicitar, porque ela começa com a gentileza, sorrisos, compartilhamentos de bons momentos.. Durante as atividades aproveite para fazer perguntas simples, compartilhe o que gosta de fazer, vai descobrir que existem muitos jovens com gostos semelhantes aos seus. Não tente ser outra pessoa seja apenas o melhor do que há dentro de si.

Seja positivo

Se já está começando a colocar o Instituto como uma prioridade, mas ainda não conheceu ninguém, tenha paciência. Nunca fique falando mal do Instituto e vendo as pessoas como metidas ou orgulhosas, muitos não sabem, mas se vitimizar ou achar os outros superiores, é um tipo perigoso de orgulho.

Lembre-se que antes de qualquer amizade, o Salvador deve ser o seu primeiro e  melhor amigo. E não leve a vida no negativismo, coisas boas acontecem quando deixamos de ver o lado ruim que muitas vezes é criado pela mente. Os profetas nunca mentem vejam as bênçãos de fazer da frequência do Instituto uma prioridade:

(…)Peço-lhe que tenha como prioridade a frequência ao Instituto. Os estudantes casados e outros adultos também são bem-vindos e os incentivamos a participar. Pense nisso. Vocês farão amigos, sentirão o Espírito, e sua fé será fortalecida. Prometo-lhes que, se participarem do instituto e estudarem as escrituras com diligência, terão mais capacidade de fugir às tentações e de receber a orientação do Espírito Santo em tudo o que fizerem. A Providência divina vai auxiliar aqueles que a buscarem com humildade. Essa é a promessa que lhes faço”

(Thomas S. Monson, 21 de abril de 2009).

Presidente Monson será Lembrado

Lembre-se, que a promessa de um profeta é como se o próprio Pai Celestial estivesse falando para seus filhos e filhas aqui nesta terra. Faça sua parte e todas as outras coisas lhes serão acrescentadas.

“Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33.

Vença este medo ou receio de participar do Instituto, pare de usar a famosa desculpa “porque não conheço ninguém!” Não preencha a vida com obstáculos para lhe impedir de cumprir com os mandamentos de Deus. Nesta jornada mortal nunca estaremos sozinhos. O Salvador tem muito a lhe oferecer. Guardar os mandamentos é uma lei Celestial que afetará o rumo eterno de cada um, e suas gerações futuras.

Escrito por Lívia Melo

Relacionado:

8 tipos de frequentadores do instituto de acordo com Harry Potter