fbpx

Por que somos convidados a tomar do sacramento com a mão direita?

Os Santos dos Últimos Dias partilhamos do sacramento uma vez por semana, refletindo uma prática cristã antiga destinada a “[anunciar] a morte do Senhor, até que ele venha.” (1 Coríntios 11:26). Além disso, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram aconselhados a “se possível, os membros usam a mão direita para pegar o pão.”

Embora essa ação possa parecer trivial, ela possui raízes antigas e significativas que, infelizmente, em grande parte são desconhecidas para a maioria das audiências modernas. Brent J. Schmidt apontou que a mão direita era frequentemente usada em contextos antigos ao fazer convênios, observando como algumas culturas dedicavam a mão direita a diferentes divindades quando ela era erguida.

Da mesma forma, Hugh Nibley frequentemente fazia referência em seus escritos a esses gestos de convênios antigos, que muitas vezes envolviam a elevação da mão direita no ar, bem como a sua extensão em apertos de mão rituais.

Essa simbologia é encontrada em toda a Bíblia. Por exemplo, ao fazer um convênio “para não tomar nada injustamente” do rei de Sodoma, Abrão ergueu a mão direita e disse: “Levantei minha mão em juramento ao Senhor, o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra,” (Gênesis 14:22).

implicações do sacramento, reuniões sacramentais, ordenança do sacramento

Por meio dessa ação de convênio, tanto Abrão quanto o rei conseguiram chegar a um acordo e criar “um ambiente de paz.” Reciprocamente, a mão direita do Senhor também aparece repetidamente nos salmos em relação à libertação e à salvação.

No Salmo 17:7, o Senhor é louvado como aquele “que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua mão direita.” O Salmo 118:16 declara: ” A destra do Senhor se exalta; a destra do Senhor faz proezas.”

Por causa disso, promessas de vida e salvação são oferecidas àqueles que louvam e servem o Senhor (veja o Salmo 118:17–21). Outros salmos descrevem aquele que suplica segurando a mão direita do Senhor para ser trazido à Sua presença e tornar-se semelhante a Ele.

O Novo Testamento menciona a mão direita em contextos semelhantes de convênios relacionados à salvação. Jesus declarou que Ele se assentaria “à direita do poder” após a Sua Crucificação e Ressurreição (Mateus 26:64).

Testemunhando o cumprimento dessa profecia antes de seu martírio, Estêvão viu “Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.” (Atos 7:55–56).

Pode ser interessante: O que o Novo Testamento ensina sobre a Grande Apostasia?

Não apenas Jesus é repetidamente descrito como sentado à direita de Deus, mas essa bênção também é oferecida a todos que O seguem: ” Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

No final das contas, Schmidt observa que “existem 166 usos da mão direita na Bíblia para demonstrar fidelidade, força e poder.” Essas instâncias “se alinham com o significado do convênio da mão direita e dos apertos de mão rituais que concedem bênçãos” em outras culturas.

O Simbolismo da mão Direita em contextos de convênio

O simbolismo por trás da mão direita em contextos de convênio tornou-se tão arraigado no mundo greco-romano que, em latim, a palavra para a direita tinha conotações favoráveis, enquanto a palavra para a esquerda evocava aquilo que é errado, perverso, desfavorável ou sinistro.

Essas conotações negativas da mão esquerda ainda são vistas em algumas línguas modernas, incluindo o inglês e o francês.

Outras culturas, como os antigos Maias, também viam a mão esquerda de forma negativa em contextos rituais, pois a associavam à tolice. Assim, a adequação de usar a mão direita, especialmente em contextos de convênio ou contratuais, possui uma longa linhagem em muitas culturas ao redor do mundo.

O Porquê

O sacramento é uma ordenança sagrada instituída pelo Senhor Jesus Cristo. Ela está repleta de significado simbólico destinado a direcionar nossas mentes para o sacrifício expiatório do Senhor e aos convênios que voluntariamente fizemos para segui-Lo. O uso da mão direita evoca e invoca o significado de convênio dessa ordenança sagrada.

Especificamente, nós fazemos o convênio de que “estamos dispostos a tomar sobre [nós] o nome de teu Filho e sempre nos lembrar Dele e obedecer aos mandamentos que Ele nos deu.” Em seguida, recebemos a promessa de que, ao cumprir esse convênio, teremos o Espírito Santo conosco.

Na Última Ceia, Jesus convidou Seus Apóstolos: “tomai, comei” (Mateus 26:26; Marcos 14:22). Ao pegar e partilhar do pão e da água com a mão direita, aceitamos simbolicamente o convite pessoal do Senhor para voluntariamente entrar ou renovar nosso convênio de lealdade e obediência fiel a nosso Pai Celestial, por meio da bondade de Jesus Cristo.

Devido ao uso proeminente da mão direita na realização de juramentos sagrados que concedem vida ao longo da história, o Presidente Russell M. Nelson observou que a “mão usada ao partilhar do Sacramento logicamente seria a mesma mão usada ao fazer qualquer outro juramento sagrado. Para a maioria de nós, essa seria a mão direita.”

O Presidente Nelson continuou:

“O Sacramento foi instituído por [Jesus Cristo]. Para toda a humanidade, até mesmo para mim, Ele ofereceu Sua carne e sangue e designou o pão e a água como emblemas simbólicos. Como tenho uma mão direita, ofereço-a ao partilhar do Sacramento como um juramento de que sempre me lembrarei de Seu sacrifício expiatório, tomarei Seu nome sobre mim e O lembrarei, e guardarei os mandamentos de Deus.”

É importante reconhecer que, embora sejamos encorajados a partilhar do Sacramento com a mão direita, isso pode nem sempre ser possível, e qualquer incapacidade ou falha em fazê-lo, seja devido a uma deficiência física, falta de conhecimento sobre o simbolismo ou por algum outro motivo semelhante, não invalida a ordenança.

Portanto, ninguém deve se preocupar se eles ou outra pessoa não puderem usar a mão direita nesta ordenança ou se, por qualquer motivo, não o fizeram no passado.

De acordo com o Presidente Nelson, todos os convênios, incluindo os convênios sacramentais e do templo, “podem ser feitos por aqueles que perderam o uso da mão direita ou que não têm mãos. Muito mais importante do que se preocupar com qual mão é usada ao partilhar do sacramento é que o sacramento seja feito com uma profunda compreensão do sacrifício expiatório que ele representa.”

Portanto, em vez de se tornar um fardo ou motivo de preocupação, o simbolismo da mão direita, onde puder ser aplicado ou observado, pode amplificar o significado e a importância da ordenança na mente e no coração de todos.

Fonte: Book Of Mormon Central

Veja também: 4 dicas para ajudá-lo a se concentrar durante o sacramento

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *