fbpx

O que o Novo Testamento ensina sobre a Grande Apostasia?

O conhecimento

Em 1820, enquanto Joseph Smith orava no Bosque Sagrado, ele viu Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo. Joseph, que buscava descobrir onde poderia encontrar a verdadeira igreja, perguntou aos personagens divinos “qual de todas as seitas estava certa (pois até aquele momento jamais me ocorrera que todas estivessem erradas) e a qual me unir.” (Joseph Smith – História 1:18).

A resposta que Joseph recebeu foi um choque para ele e marcaria o início de sua preparação como profeta:

” Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista” (Joseph Smith – História 1:19).

Devido a isso, Joseph Smith seria chamado por Deus para restaurar Sua Igreja na Terra.

A crença na Grande Apostasia é fundamental para os ensinamentos dos Santos dos Últimos Dias – ou seja, que houve um afastamento real do evangelho, conforme originalmente ensinado por Jesus Cristo e Seus Apóstolos, tornando assim necessária uma restauração.

Embora isso possa parecer uma afirmação ousada, uma revisão mais detalhada do Novo Testamento mostra que os Apóstolos sabiam da iminente Apostasia e advertiram a Igreja extensivamente contra os falsos mestres que surgiriam.

A palavra “apostasia” vem da palavra grega “apostasia“, que literalmente significa “rebelião” e, no Novo Testamento, denota um povo se rebelando contra Deus. No entanto, o significado dessa palavra é frequentemente oculto em algumas traduções.

Embora nem sempre descrita nas traduções da Bíblia, a conotação de apostasia como uma rebelião contra Deus é claramente descrita no Livro de Mórmon (veja 3 Néfi 6:18; 4 Néfi 1:38).

Noel B. Reynolds observou que, à luz das evidências do Novo Testamento e com base no significado de apostasia como “rebelião”, é um mito que “a apostasia aconteceu devido à perseguição externa”.

Pelo contrário, o Novo Testamento descreve consistentemente a iminente Apostasia como uma rebelião interna por parte dos membros da Igreja primitiva contra Deus e Seus líderes escolhidos – uma rebelião que se tornou cada vez mais proeminente à medida que os Apóstolos escreviam com a esperança de que as congregações se arrependessem.

Por exemplo, quando Paulo estava retornando a Jerusalém após sua terceira jornada missionária, ele advertiu os líderes de Éfeso:

“Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. E que dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” (Atos 20:29-30).

Embora os Santos de Éfeso não fossem estranhos à perseguição do mundo greco-romano (veja Atos 19:24–41), o que mais preocupava Paulo era que os Santos de Éfeso permanecessem leais ao Senhor e às suas alianças.

Além disso, muitas das epístolas de Paulo foram escritas em parte para corrigir falsas crenças e atitudes que estavam surgindo nas várias igrejas, exatamente como ele havia profetizado.

Pode ser interessante: 6 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Novo Testamento

Pouco antes de ser executado sob o comando de Nero, Paulo advertiu a Timóteo que a rebelião profetizada estava iminente, pois muitas igrejas que Paulo havia estabelecido o haviam abandonado, assim como o evangelho:

“Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim, entre os quais estavam Figelo e Hermógenes.” (2 Timóteo 1:15).

A rebelião até mesmo atingiu alguns dos companheiros missionários mais confiáveis de Paulo:

“Porque Demas me desamparou, amando o mundo presente, e foi para Tessalônica; Crescente, para Galácia; Tito, para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério” (2 Timóteo 4:10–11).

Infelizmente, essa rebelião contra o evangelho só pioraria:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, conforme as suas próprias concupiscências amontoarão para si mestres desviarão os ouvidos da verdade, e se tornarão às fábulas.” (2 Timóteo 4:3–4).

Profecias sobre a apostasia da Igreja do Novo Testamento foram até mesmo feitas pelo próprio Jesus Cristo, como na parábola do trigo e do joio, e isso, sem dúvida, influenciou como Seus Apóstolos moldaram suas mensagens.

O conceito de apostasia como uma rebelião contra o Senhor tem raízes profundas na tradição judaica e cristã. De fato, como observou James E. Faulconer, tanto “a fidelidade a Deus quanto a apostasia Dele são frequentemente descritas em termos de convênio [ao longo do Velho Testamento]. Ser fiel é guardar o convênio; apostatar é quebrar o convênio.”

Além disso, na Septuaginta grega, a palavra “apostasia” é usada para descrever a idolatria e o abandono do Senhor. Da mesma forma, a mesma palavra é usada para descrever o divórcio, especialmente quando o casamento era usado como metáfora para a aliança de Deus com Israel.

Textos cristãos primitivos também descrevem a Apostasia como uma corrupção dos líderes do sacerdócio e uma rejeição das ordenanças e convênios. Assim, a apostasia marca a perda de convênios e autoridade do sacerdócio, que só podem ser restauradas por meio de um profeta de Deus.

O porquê

Enquanto é evidente que os Apóstolos do Novo Testamento conheciam e advertiam outros sobre a iminente Apostasia, eles sabiam que esse não era o fim da história.

Como Pedro disse aos Santos em Jerusalém, “convém que o céu contenha até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio do mundo”, aconteceram (Atos 3:21).

Esse restabelecimento de todas as coisas foi iniciado por Deus, o Pai, e Jesus Cristo, por meio do Profeta Joseph Smith. Como explicou Faulconer,

“Não podemos entender o que a apostasia significa para os cristãos do Novo Testamento sem entender que incluía a perda do templo e, assim, do sacerdócio, porque, em última instância, a rebelião da apostasia envolve romper a relação de convênio com Deus, uma relação manifestada por meio do sacerdócio, por estar na presença de Deus.”

Uma parte significativa da Restauração envolveu a restauração de convênios e templos, fornecendo assim um caminho para corrigir essa rebelião que corrompeu muitas doutrinas e crenças cristãs primitivas.

Os convênios são essenciais para o evangelho de Jesus Cristo e nos permitem nos aproximar do nosso Salvador e nos tornar mais semelhantes a Ele.

Fonte: Book Of Mormon Central

Veja também: O que aprendemos sobre o dia de Pentecostes em Atos

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *