fbpx

Perguntas e Respostas: Onde é permitido tirar fotos e gravar vídeos na capela?

Pergunta

Desde sempre tenho escutado alguns membros falando sobre as regras de onde é permitido tirar fotos ou gravar vídeos dentro da capela, mas com frequência não vejo o pessoal seguindo essas regras.

Gostaria de saber onde realmente posso tirar fotos ou gravar vídeos ou se existem exceções baseadas no tipo de atividade que está acontecendo naquela parte da capela.

Resposta

Obrigada pela pergunta, amigo.

No Manual Geral, encontramos três tópicos quando pesquisamos o termo “fotos” ou “fotografias’. O primeiro tópico está relacionados com as fotos e vídeos durante a reunião sacramental (35.5.10):

“As reuniões sacramentais são sagradas. Por esse motivo, não é permitido fotografar ou registrar as reuniões sacramentais.”

O segundo tópico fala sobre fotos, vídeos, gravações de áudio e transcrições de ordenanças e bênçãos (38.2.2):

“As ordenanças e bênçãos são sagradas. Por esse motivo, ninguém deve tirar fotografias ou filmar ordenanças, bênçãos ou reuniões batismais. Uma família pode fazer uma gravação de áudio e uma transcrição das bênçãos dadas por um pai. Essas bênçãos são descritas no item 18.14.1. As bênçãos patriarcais são transcritas. Para facilitar isso, o patriarca ou seu escrevente faz uma gravação de áudio da bênção. Outras ordenanças e bênçãos não devem ser gravadas ou transcritas.”

E o último tópico é sobre fotos de líderes e autoridades gerais (38.8.4):

“Os membros não devem tirar fotografias das autoridades gerais, dos líderes gerais ou dos setentas de área no salão sacramental.”

Com esses três tópicos, podemos concluir que não devemos tirar fotos nem fazer gravações no salão sacramental quando:

  • a reunião sacramental estiver acontecendo
  • líderes gerais, autoridades gerais, setentas de área, apóstolos estiverem presentes
  • ordenanças e bênçãos estiverem sendo conduzidas

Também, o manual diz que não devemos fotografar ou gravar outras bênçãos e ordenanças que aconteçam em outros locais, como por exemplo o batismo.

Mas fica subentendido que podemos tirar fotos em outros locais da capela e também no salão sacramental – desde que a reunião sacramental não esteja acontecendo.

Capela SUD - Anúncio de nova estaca em João Pessoa, PB.

Sobre transmissões da reunião sacramental e outras reuniões, o Manual Geral diz que podemos fazê-las, com a autorização do bispo ou do presidente de ramo, mas em alguns casos específicos. Do contrário, é preferível que as pessoas estejam presencialmente na capela para participar das reuniões (ver tópico 29.7).

Acredito que a confusão sobre onde podemos, onde não podemos, quando ou por quê não tiramos fotos aconteceu porque anteriormente o Manual 2 da Igreja (em desuso), dizia que:

 “Não é permitido tirar fotos ou gravar vídeos no salão sacramental da capela”

O que dava a entender que nenhuma foto ou vídeo era permitido dentro do salão sacramental, nem antes, nem durante, nem depois da reunião sacramental. E talvez essa diretriz, de não podermos tirar fotos em nenhum momento, possa ter se espalhado erroneamente, englobando outros locais da capela.

Espero ter respondido.

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *