fbpx

Você está negligenciando as mensagens diárias de Deus para você?

Anos atrás, Mihaly Csikszentmihalyi e um colega completaram uma pesquisa interessante. Veja a descrição do que ele e seu colega fizeram:

“Para descobrir como é a vida de um adolescente, dois psicólogos deram pagers para setenta e cinco adolescentes, onde os psicólogos enviavam mensagens aleatórias e pediam para que eles registrassem seus pensamentos e sentimentos enquanto estivam na sala de aula, socializavam com amigos e jantavam com suas famílias. O resultado gerou uma descrição detalhada e única do dia a dia no mundo de um adolescente norte americano comum, o que ofereceu novas perspectivas valiosas para pais, psicólogos e educadores”.

Pense nesta pesquisa como uma metáfora para o nosso relacionamento com Deus. Ele regularmente – diversas vezes, todos os dias – nos envia mensagens.

Quando Ele nos envia mensagens, notamos o que está acontecendo em nossas vidas – especialmente como Ele nos ajuda a aprender, crescer e encontrar paz. Ao notarmos suas mensagens e registrarmos, entendemos melhor o propósito de Deus para nós.

É claro que existem diferenças entre a maneira como os pesquisadores enviavam mensagens para os adolescentes e na maneira que Deus nos envia mensagens. As mensagens de Deus não são aleatórias. Deus as envia à medida que vê nossas necessidades e ao buscarmos por Ele.

Além disso, Deus nos envia mais do que uma mensagem. Ele regularmente nos envia sensações especiais: sentimentos de paz e doçura, flashes de inspiração, impulsos de servir ou ser bondoso, explosões de gratidão, uma repentina sensação de conexão com Ele.

Toda vez que o Pai Celestial nos envia uma dessas sensações, devemos anotar – não os nossos pensamentos e sentimentos, mas a mensagem Dele.

Talvez Ele esteja dizendo: “Sim! Você está no caminho certo!” Ou: “Obrigado por falar com um dos meus filhos.” Ou: “Este é um princípio verdadeiro!” Ou: “Eu te amo. Mais do que você possa imaginar.” Podemos aprender a discernir as mensagens Dele se estivermos mais atentos.

Às vezes cometemos o erro de pensar que revelações importantes de Deus devem ser com uma seção de Doutrina e Convênios. Esta não é a maneira como a maior parte das revelações de Deus chegam até nós.

A maioria delas são flashes de inspiração, uma confirmação calorosa ou uma afirmação de bondade. Se buscarmos somente por grandes revelações, perderemos a inumerável quantidade de impressões que Deus tem guardado para nós todos os dias.

O Presidente Eyring nos aconselha a buscar mensagens celestiais todos os dias – Especialmente mensagens que são facilmente negligenciadas.

“Esta noite e amanhã à noite, ao orarem e ponderarem, sugiro que façam a pergunta: “Deus mandou uma mensagem específica para mim?” “Vi Sua mão agir em minha vida e na vida dos meus filhos?” Eu vou fazer isso. E então, preservarei essa lembrança para o dia em que eu e meus entes queridos precisarmos recordar o quanto Deus nos ama e o quanto necessitamos Dele. Testifico que Ele nos ama e nos abençoa, mais do que a maioria de nós consegue reconhecer. Sei que isso é verdade e sinto alegria ao recordá-Lo.” (“Oh, Lembrai-vos, Lembrai-vos”, Conferência Geral outubro 2007)

Estou me esforçando para seguir o conselho do Presidente Eyring. Ao longo do dia, eu tento estar mais atento as mensagens que Deus me envia.

Busco ativamente ver a mão de Deus em minha vida e na vida da minha família diariamente. E ao invés de permitir que essas mensagens sejam impressões que flutuam e logo desaparecem de nossa memória, estou trabalhando para encontrar maneiras de preservá-las para que eu possa reconhecer os padrões do que Ele está me ensinando e reconhecer que Ele me abençoa todos os dias.

Durante a última semana, enquanto registrava as vezes que vi a mão de Deus em minha vida, contei 37 incidentes específicos de mensagens que recebi Dele.

Pelo menos esse é o número de incidentes que registrei quando sentei no fim de cada dia. Tenho certeza que Ele enviou diversas mensagens que perdi ou esqueci de registrar. Porém, esta semana notei muitos sinais de verdade.

Ao contemplar Suas mensagens de semana passada, listei novas ideias e inspirações que recebi. Senti meu coração arder ao testemunhar Dele diversas vezes.

Ficamos tocados ao assistir The Chosen (O Escolhido – série baseada na vida de Cristo) e sentimos o poder de sua vida, amor e ministério.

Sentimos amor e conexão quando escaneamos e postamos fotos de nossos ancestrais. Sentimos gratidão ao tentar ajudar uma nova família chinesa que se mudou para nossa cidade. Nos maravilhamos ao admirar alguns velhos amigos que vieram nos visitar.

Cada um desses registros em meu diário, podem ter sido apenas algumas palavras, mas cada uma estava repleta de gratidão e consciência da presença permanente de Deus em minha vida.

Para adaptar a descrição de Samuel, eu gostaria de ser o tipo de pessoa que não permite que nenhuma palavra de Deus caia no cão (1 Samuel 3:19).

Tenho certeza que, ao anotarmos com fé as mensagens Dele para nós, perceberemos cada vez mais suas mensagens.

“Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito.” (D&C 50:24)

Quando percebermos Suas mensagens – em todas as formas – sentiremos Seu amor e companheirismo. Nossa fé que Deus está perto de nós é fortalecida e ampliamos Sua influência em nossas vidas.

Quando registramos Suas mensagens, usamos a luz Dele para guiar nossas vidas. Começamos a ver padrões em Suas mensagens como um conselho personalizado para nós.

Ao registrarmos as maneiras que Ele se envolve em nossas vidas, compilamos evidências celestiais de que Deus está ativo no mundo enquanto abençoa Seus filhos.

Quando damos atenção às mensagens Dele e as estudamos, nos tornamos mais dispostos a nos tornarmos Seus mensageiros.

Ao sentir Seu grande amor, somos inspirados a compartilhar com os outros. Os registros em nossos diários são notas de agradecimento ao céu.

Sou grato pelas 37 mensagens que Deus me enviou e que registrei semana passada. Espero notar mais dezenas de Suas mensagens durante a próxima semana.

Espero sentir sua presença. Minha pesquisa nesta vida mortal é ver Deus abençoar a mim e a todos os Seus filhos.

O Élder Neil L. Andersen desafiou a todos nós na maravilhosa conferência bicentenária em abril:

“Compreendam suas lembranças sagradas. Acreditem nelas. Escrevam-nas. Compartilhem-nas com sua família. Confiem que vocês as recebem de seu Pai Celestial e de Seu Filho Amado. Deixem que elas tragam paciência para suas dúvidas e entendimento para suas dificuldades. Prometo-lhes que, ao reconhecerem voluntariamente e apreciarem cuidadosamente os acontecimentos espirituais determinantes de sua vida, eles acontecerão mais e mais. O Pai Celestial conhece e ama vocês!”

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Como ter “bom ânimo” em tempos difíceis

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *