fbpx

Cobertos pelo amor de Cristo: o que realmente significa vestir os garments do templo?

A ideia de usar roupas cerimoniais para ocasiões especiais não é muito difícil de entender. Colocar uma roupa é parte de como expressamos uma identidade interna e externamente. Em todo o mundo há ocasiões especiais para as quais nos vestimos, seja para fins culturais ou religiosos.

Mesmo que não gostemos de nos “vestir” para ocasiões extravagantes, podemos sentir que não há problema em nos vestir para desempenhar ritualmente um papel em uma cerimônia ou evento especial, como um casamento, funeral, festa ou formatura.

No mundo moderno, tendemos a ser gratos quando a ocasião especial termina, contentes pelo retorno à informalidade e pela oportunidade de tirar a roupa ritual e voltar a “ser nós mesmos.”

Mas e se não tivéssemos que adiar nosso novo eu, com nosso novo nome e identidade de convênio? A Igreja declarou:

“Como parte desses convênios no templo, os membros recebem uma roupa de baixo simples, frequentemente citada como “garment do templo” ou “garment do sacerdócio”. Diferente das outras roupas cerimoniais usadas durante a investidura, o garment é usado sob as roupas normais do membro pelo restante da vida e serve como um lembrete físico diário dos convênios feitos com Deus”.

Para alguns, a exigência de usar os garments do Santo Sacerdócio, dada como parte da investidura, pode ser uma fonte de confusão ou frustração por várias razões.

Em um mundo moderno em que a auto-expressão e o conforto pessoal são altamente valorizados, a expectativa de usar o garment do templo dia e noite pode ser um desafio.

À medida que entendemos a investidura, percebemos que nossa identidade e nome de convênio se manifestam nas práticas diárias do que vestimos.

Ao escolhermos usar o garment do Santo Sacerdócio dia e noite, estamos cumprindo o que o Senhor disse a Moisés: “sereis para mim um reino de sacerdotes [e sacerdotisas], e uma nação santa” (Êxodo 19:6).

Eu vi essa fidelidade ao convênio modelada por meus pais, que usavam suas vestes do templo sob shorts na altura dos joelhos no calor e umidade sufocantes dos verões da Virgínia. Eles poderiam ter encontrado desculpas para remover a roupa, mas não o fizeram.

Batismo em Sua morte

Páscoa, sepulcro

O significado e o propósito de usar os garments do templo podem ser melhor abordados explorando como, com o garment do santo sacerdócio, “nos vestimos de Cristo” como parte de nosso relacionamento e convênio com Ele.

Um sentido mais completo de como incluimos ritualmente o sacrifício expiatório de Cristo e, assim, “nos revestimos de Cristo” através dos convênios do templo, pode ser encontrado nas escrituras que explicam o batismo.

Paulo referiu-se à mudança radical que os convénios tornam possível, e usou a linguagem do vestuário para comunicar o seu ponto de vista: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” (Gálatas 3:27).

Como podemos ser “revestidos” de Cristo através das ordenanças do templo? Paulo desenvolveu essa ideia mais plenamente em Romanos, apontando para a identificação ritual com Cristo que vem com as ordenanças:

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6:3). Experimentamos ritualmente sua morte e sepultamento nas ordenanças.

Depois de uma vida inteira sempre a fazer a vontade do Pai, Cristo entregou a Sua vida, expressando plenamente a Sua humildade e submissão ao Pai. A Sua morte foi também fonte de vida nova, vida eterna para Ele e para nós.

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4). 

Depois de participar ritualmente na morte e sepultamento de Cristo através do batismo, nós ritualmente ressuscitamos com Cristo.

Como no batismo, nas ordenanças do templo, experimentamos ritualmente o sacrifício expiatório e a crucificação de Cristo através de ações simbólicas e, em seguida, entramos ritualmente em uma vida nova no reino celestial.

Em nossa submissão ritual e ressurreição com Cristo por meio das ordenanças, começamos a andar de uma nova maneira com uma nova identidade, tendo tomado Seu nome sobre nós.

É uma maneira de andar que requer uma vida inteira de prática e arrependimento repetido, mesmo diariamente, para continuar aprendendo e nos tornando o que prometemos (e fomos prometidos) nos tornar.

O nosso discipulado é um aprendizado para nos revestirmos de Cristo, praticando uma nova forma de ser no mundo. No templo, estamos vestidos ritualmente com as vestes do Santo Sacerdócio.

Em nossa adoração no templo, aprendemos a incorporar um novo nome e identidade como um filho perfeitamente obediente de Deus, assim como Cristo é. Depois de deixar o templo, somos diariamente lembrados de nos vestirmos de Cristo, ao vestirmos a roupa sagrada que aponta para Ele.

Uma nova vida

Por meio das ordenanças nos são prometidas e ritualmente experimentamos redenção e salvação para que possamos desfrutar do perdão em nossas vidas, andando em uma nova vida que nos é dada.

Ao ensinar sobre o batismo, Paulo explicou o padrão mais amplo de participação ritual nas ordenanças do templo que nos orienta para uma nova vida em Cristo:

“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição” (Romanos 6:5).

Ao incorporar Cristo nas ordenanças, experimentamos tanto a submissão da morte como o poder exaltante que nos eleva a uma forma de vida mais santa.

Assim como no batismo, quando participamos das ordenanças do templo, avançamos tendo recebido a promessa de uma ressurreição gloriosa e de uma vida com Cristo.

“Sabendo isto: que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” (Romanos 6:6).

Em outras palavras, o padrão que experimentamos nas ordenanças de salvação é este: ao incorporar ritualmente a morte de Cristo, Ele nos redime e emergimos para servi-Lo em vez de servir ao pecado.

Porém, apesar de fazermos um pacto de servir a Deus nas ordenanças do templo, aprender a servir a Deus em vez de pecar requer uma vida inteira de prática.

Participando regularmente das ordenanças do templo, nossas ações, corações e mentes podem mudar gradualmente. O Élder David A. Bednar ensinou:

“Nosso coração — a soma total de nossos desejos, nossas afeições, nossas intenções, nossos motivos e nossas atitudes — define quem somos e determina o que seremos.  E a essência do trabalho do Senhor é mudar, voltar e purificar corações por meio dos convênios do evangelho e das ordenanças do sacerdócio.”

Capacitados pelo convênio

O Senhor nos dá os convênios e ordenanças para nos ajudar a ter essa mudança de coração, para adiar mais plenamente o homem natural e tornar-se Santos através da Expiação de Cristo (ver Mosias 3:19).

À medida que participamos das ordenanças do templo, nossa vida pecaminosa morre ritualmente com Cristo, e saímos vitoriosos por meio Dele, capacitados pelo convênio para viver para Deus.

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Pois, quanto a morrer, de uma vez por todas ele morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus” (Romanos 6:8-10).

Ao sairmos do templo, ao vestirmos os garments do templo, lembramos que fomos redimidos do pecado e estamos vivendo para Deus.

“A vestimenta é um lembrete constante dos convênios feitos no templo. … Quando usada adequadamente, o garment oferece proteção contra a tentação e o mal. Vestir a roupa é uma expressão externa de um compromisso interior de seguir o Salvador. O garment não é uma” roupa interior mágica” que nos impede de qualquer dano físico, mas de manter fielmente nossos convênios nos protege do poder espiritual do maligno. …

Para mim, o dom de vestir os garments do Santo Sacerdócio é ser coberto com o amor de Cristo, “o qual se deu a si mesmo por nós para nos redimir de toda a iniquidade, e purificar para si mesmo um povo particular, zeloso de boas obras” (Tito 2:14).

Cristo entregou-se a Si mesmo por nós, mas temos de escolher recebê-Lo nas ordenanças. Temos de optar por recebê-Lo, cumprindo os nossos convénios. Ele quer ser a nossa mais querida posse. Podemos usar esse amor e esse presente dia e noite para o resto das nossas vidas.

Fonte: LDS Living

Veja também:

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *