fbpx

A Doutrina do Evangelho

doutrinas do evangelho

Este artigo é um tributo ao irmão Ralph G. Degn que foi presidente do CTM Brasil e faleceu nesta semana. O conteúdo do artigo foi baseado em um discurso que o presidente proferiu no CTM em 18 de Junho de 2013.

Doutrina do Evangelho

Doutrina é um conjunto de princípios e ensinamentos. Muitas vezes as pessoas podem ser julgar plenamente capazes de tomar suas prórprias decisões e não verem nenhuma vantagem em seguir um determinado princípio. Refleta na promessa contida na citação a seguir:

“A doutrina verdadeira, quando compreendida, muda atitudes e o comportamento. O estudo das doutrinas do evangelho melhorará o comportamento mais rapidamente, do que o estudo do comportamento conseguirá fazê-lo”(Presidente Boyd K. PackerA Liahora, janeiro de 1987, pg. 17)

Pergunta Salvação Dúvida Doutrina Mormon

A doutrina do evangelho pode melhorar seu comportamento.

Alguns dos problemas cotidianos e os desafios mundiais poderiam ser vencidos se as pessoas tivessem uma maior capacidade de controlar seu comportamento. Pais, professores e terapeutas são mediadores desse processo de controle do comportamento que torna o indíviduo capaz de viver em sociedade. Medicamentos, terapias e vários outros recursos vem sendo utilizados para melhorar a capacidade humanda de controlar seu comportamento e certamente são válidos. Existe entretando uma promessa grandiosa nesta citação.

A promessa é que não surtirá mais efeito sobre o comportamento do que o estudo das doutrinas do evangelho. Algumas palavras são chave neste processo. Primeiro a doutrina precisa ser verdadeira, isso significa que ela precisa ser proveniente das escrituras e dos servos autorizados e ungidos do Senhor.

A segunda chave é que ela precisa ser compreendida, compreender é diferente de conhecer. Nas escrituras a palavra compreender é frequentemente associada com o coração e se refere a um resultado revelado ou uma conclusão. Quando a verdadeira doutrina é confirmada no coração pelo espírito santo muda atitudes e comportamentos. Compreender que a doutrina é verdadeira tanto na mente quanto no coração é essencial para ter atitudes e ações justas.

Uma doutrina do Evangelho é uma verdade de salvação revelada por um Pai Celestial amoroso. Doutrinas do Evangelho são eternas não mudam pertencem ao progresso eterno e salvação dos filhos e filhas do Pai Celestial. Elas repondem ao por que de muitas situações. Veja alguns exemplos a seguir:

Doutrina do Evangelho respondem ao por que

  1. A doutrina do Plano de Felicidade responde o porque estamos aqui na Terra e porque o casamento entre um homem e uma mulher foi ordenado por Deus e porque a família é essencial para o Plano do criador e o destino eterno de seus filhos.
  2. A doutrina da Trindade – ajuda a entender porque devemos nos  tornar perfeitos como o Pai Celestial e seu filho amado Jesus Cristo.
  3. A doutrina da Expiação – explica porque Jesus Cristo é nosso mediador, redentor e advogado ante o Pai.

Fonte sublime de influência e bem estar

As doutrinas do Evangelho são uma fonte sublime de poder e inflência para o bem das pessoas por meio delas a alma dos aflitos podem encontrar repouso. A mente humana pode receber compreensão e renovar-se em sua esperança.

“Portanto, todos os que creem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus.” (Éter 12:4)

| Inspiração
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
moça mórmon
7 razões para você namorar uma moça mórmon
profetas mórmons
5 profetas mórmons mais conhecidos mundialmente

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *