Sei que somos aconselhados a não ler materiais contra a Igreja. Mas, qual é a razão por trás disso? Não deveria ser bom que soubéssemos o que dizem sobre a nossa religião? Às vezes sentimos que os líderes da Igreja não querem que saibamos alguns fatos sobre a nossa história. Acredito que a nossa igreja é como um indivíduo, e que está crescendo e mudando constantemente – não em ordenanças – e qualquer coisa questionável do passado faz parte de seu crescimento. Alguma opinião?
Imagem: Internet
Resposta
Na verdade, a resposta é simples. Nos é aconselhado, pois a vida é muito curta e temos muito mais para fazer e crescer espiritualmente do que ingerir algo que é espiritualmente tóxico.
Vamos ver um exemplo mais físico. Digamos que você tenha um vidro de arsênio em sua mesa. Seus amigos te dizem: “Nossa, fico imaginando qual é o gosto do arsênio e quais são os sintomas de envenenamento por arsênio.” Então, eles te dizem que vão provar do veneno.
Você não faria de tudo para que os seus amigos fossem aconselhados, e não fizessem algo tão tolo? Não marcaria o vidro como perigoso e venenoso? Você não tentaria esconder o arsênio para que ninguém o achasse?
A Igreja tem aconselhado para nosso cuidado
Por que a Igreja deveria enfrentar um veneno espiritual de maneira diferente do que faríamos com um veneno físico?
Materiais contra a Igreja, são venenos espirituais. A melhor maneira de sobreviver ao envenenamento espiritual é não provar do veneno, mas fortalecer nossas forças espirituais, nossa fé em Jesus Cristo e o nosso testemunho das ações e dos mandamentos Dele.
É claro que existem pessoas que podem aguentar (ou pensam que podem). A fé e o testemunho deles são fortes e eles podem quebrar raciocínios e argumentos.
O testemunho vai além da simples lógica
Mas devemos lembrar que toda lógica e raciocínio (a favor e contra a igreja) empobrece um testemunho espiritual. E apesar do fato de que algumas pessoas podem fazê-lo, A Igreja não faz ou dá nenhum conselho que se concentre no enfraquecimento espiritual, mas sim no fortalecimento espiritual e é sábio seguir este conselho.
E se a meta da Igreja é que ninguém saiba o que está por trás de sua história, então estão fazendo um trabalho muito ruim.
A Igreja preserva a história e disponibiliza para quem quiser estudá-la. (Onde você acha que pessoas que são contra a Igreja encontram material histórico?)
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Agora admitimos que a Igreja não tem sido uma boa “professora”. Mas ensinar história nunca foi a meta ou o foco.
Para alguns assuntos mais delicados, foi elaborado um material que aborda esses assuntos, chamado “Revelações em Contexto”, que ensina um pouco de história para ajudar a entendermos melhor a revelação. Temos a série Santos que retrata a história da Igreja de forma bem completa.
Há também um material chamado Joseph Smith Papers que pode ajudar a entendermos mais sobre a história da Igreja. Esses materiais estão disponíveis para quem quiser estudá-los.
Membros que seguem os conselhos da Igreja para estudar e aprender, encontrarão muitos materiais para aprender sobre a história da Igreja, se desejarem.
Portanto não há como acusar a Igreja de esconder sua história.
Usamos tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de navegação e processar dados, como comportamento de navegação ou identificadores exclusivos. Ao consentir, você nos ajuda a oferecer o melhor serviço possível. Caso não dê seu consentimento ou o retire depois, algumas funções e recursos do site podem não funcionar corretamente.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.