fbpx

Por que precisamos servir aqueles que odiamos

Não estou aqui para falar sobre maneiras de servir.  A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem excelentes recursos para quem quer servir.

Eu quero dizer o porquê. Por que precisamos servir aqueles que odiamos.

1. Servir é um mandamento

Muitos de nós conhecem a parábola das ovelhas e as cabras encontrada em Mateus 25. Nela, o Filho do Homem divide todas as nações em duas, e Suas ovelhas, Ele agradece pelo serviço prestado a Ele. As ovelhas, claramente confusas, perguntam quando serviram a seu Senhor, e esta escritura conhecida segue:

“E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.

Não seja uma cabra que não serve. Não seja um arminho odioso. Sirva os entes queridos aqui e ali. Sirva os odiados por todo o lado!

Observe como o Senhor disse: “estes meus pequeninos” e não “aqueles que você ama”. Na verdade, o serviço não pode ser considerado serviço se servimos apenas aqueles que amamos. Aqueles a quem é fácil servir. Precisamos nos lembrar do que disse Jesus:

“Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”.

Se temos a intenção de guardar todos os mandamentos, devemos amar e servir aqueles que odiamos.

2. Deus é amor

Em 1 João 4:16-19 diz:

“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Sabemos que o amor de Deus é tão seguro quanto este cadeado.

Sabemos que Deus é amor, que Ele é a personificação do amor verdadeiro e altruísta. E em Mateus, capítulo 5, recebemos o mandamento de ser “[perfeito] como é perfeito o [nosso] Pai que está nos céus”. Ser perfeito como Deus devem ser nosso objetivo final nesta vida. É atingível? Não (minha mãe, sendo a única exceção). Mas o propósito da vida é esforçar-se para se tornar melhor. Precisamos ter esse amor altruísta pelos outros, se quisermos ser mais parecidos com Deus.

3. O ódio afasta o Espírito

O ódio e a raiva são egoístas. Se queremos a presença do Espírito, precisamos ser altruístas e servir.

Das escrituras, aprendemos as muitas e diferentes funções que o Espírito do Senhor tem. Ele testifica da verdade. Ele é o Consolador. Ele nos guia para longe do perigo físico e espiritual e para a alegria e a luz. É o Seu poder que nos santifica quando nos arrependemos de nossos pecados.

“Pois em verdade, em verdade vos digo que aquele que tem o espírito de discórdia não é meu, mas é do diabo, que é o pai da discórdia e leva a cólera ao coração dos homens, para contenderem uns com os outros.” – 3 Néfi 11:29

Não faríamos tudo ao nosso alcance para manter o Espírito Santo conosco?

Quando nos apegamos ao ódio, nos apegamos a algo que impede que o Espírito Santo de estar conosco. O Espírito de Deus é um Espírito de amor, não de contenda, raiva ou ódio. Se desejamos ter o Consolador conosco em todos os momentos e em todos os lugares, não podemos ter ódio contra ninguém. O que leva ao meu próximo ponto.

4. Aprendemos a amar aqueles a quem servimos

Não gosto daquele homem. Preciso conhecê-lo melhor. -Abraham Lincoln

Essa citação é uma das minhas preferidas. Muitas vezes julgamos os outros, de modo muito rápido e fácil simplesmente porque nós não os conhecemos. Só vemos um aspecto de uma pessoa que tem muita profundidade e complexidade. E qual é a melhor maneira de aprender a gostar de alguém? Serviço. O Livro de Mórmon diz que “a caridade é o puro amor de Cristo”, e a definição moderna de caridade é doar para aqueles em necessidade. Em essência, servir aos outros.

E, como lemos em 1 Samuel 16:7:

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

Sabemos que Deus vive. Sabemos que Ele ama a todos nós. Quando servimos, podemos desenvolver o mesmo tipo de amor que permite que o Senhor olhe para o coração de todos.

5. Somos Todos Filhos de Deus

Cristo jamais esqueceria um de Seus filhos. Também não devemos esquecer nenhum dos filhos de Deus.

Nossas crianças da Primária cantam isso. Muitas vezes, os jovens e adultos vão cantar isso também. A crença de que somos filhos literais de Deus é central para os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos. Como o pai perfeito, Deus ama cada um de seus filhos, e precisamos fazer um esforço para fazer o mesmo.

“Para servir efetivamente ao próximo, devemos vê-los pelos olhos de um pai, pelos olhos do Pai Celestial”. – Dale G. Renlund

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

O que fazer para amar as pessoas das quais não gostamos?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *