E se o livro de Atos acontecesse em um mundo como o nosso — mas sem internet, com o Império Romano ainda de pé e os apóstolos usando calças cargo e moletons?
Essa é a proposta de “Testament”, uma releitura ousada e moderna das histórias do Novo Testamento. Apoiada pela Angel Studios, a série transporta os primeiros seguidores de Jesus para um cenário alternativo onde rumores sobre o Cristo ressuscitado alimentam uma crescente resistência.
Para Syrstad, criador, diretor e co-roteirista da série, “Testament” é uma tentativa de envolver o público na mesma história — só que ambientada em um mundo que se parece mais com o nosso, disse ele ao Deseret News.
“As histórias da Bíblia podem ser vistas como bastante entediantes, um pouco lentas. E para muitas pessoas, túnicas e sandálias — por mais que eu ame túnicas e sandálias — acabam afastando o público”, afirmou Syrstad. Ele continuou:
“Acredito que focamos em destacar a experiência humana que é tão presente na história de Atos — se você estiver disposto a se envolver com ela de maneira mais profunda que o superficial.”
“Testament” chega a um cenário saturado de dramas bíblicos, mas Syrstad está confiante de que a série se destacará de outras produções como “The Chosen” e “House of David” por conta de sua abordagem única.
Mesmo assim, ele garante que a série é fiel à Bíblia — apenas conta as histórias em um cenário contemporâneo.
“Não acho que isso já tenha sido feito antes — uma adaptação moderna — pelo menos não nessa escala de uma história bíblica”, afirmou Syrstad.
“A frase que gostamos de usar sobre a série é: ‘É algo antigo e, ainda assim, algo novo’… Então vai parecer que são histórias que você conhece, mas de uma forma completamente nova que você nunca viu antes.”

Parceria com a Angel Studios
Uma série de curtas no estilo de Testament, criada por Syrstad, acabou dando origem ao longa-metragem “O Testamento: Recontando as Parábolas“. O filme chamou a atenção da Angel Studios, que adquiriu os direitos de distribuição. Mais de dois milhões de pessoas já assistiram ao filme desde então.
Após o sucesso do filme, a Angel Studios perguntou a Syrstad se ele pensava em fazer uma série de TV. “Com certeza”, ele relembrou ter respondido.
“É uma experiência incrivelmente libertadora e empolgante trabalhar com a Angel Studios”, disse Syrstad. “A velocidade com que estão crescendo é incrível… É uma jornada emocionante.” Ele acrescentou:
“Estou realmente ansioso para ver… como eles vão para algo ainda maior e melhor.”
“Testament” será uma série de várias temporadas, co-escrita e dirigida por Syrstad, com distribuição da Angel Studios.
“Assim como o filme original, a Guilda Angel recebeu ‘Testament’ de forma incrível,” disse Jordan Harmon, presidente da Angel Studios, em um comunicado à imprensa. “Nossa esperança é que esta série, que reimagina de forma vívida o Livro de Atos, cative o público de uma maneira totalmente nova.”
Assista ao trailer
Quando estreia ‘Testament’?
“Testament” estreou na plataforma de streaming da Angel Studios no domingo, 8 de junho. Os novos episódios serão lançados toda segunda-feira.
“Há oito episódios na primeira temporada, e nós a escrevemos como uma série de várias temporadas, então estamos planejando uma história muito maior”, disse Syrstad. Ele concluiu:
“A história vai crescendo, crescendo e crescendo. Você vai rir. Vai ser desafiado. E, (…) em algum momento, vai chorar”.
Fonte: Deseret News
Recomendados para você:
- Historiador brasileiro fala sobre a série “Santos”
- A Igreja de Jesus Cristo faz comentário sobre série Terra Indomável
- Quiz: Essa frase é de uma Autoridade Geral ou é da série Harry Potter?