fbpx

12 Pessoas que tiveram seus nomes dados por Deus

nomes

Nomes são uma parte importante de nossa existência. Nós os usamos todos os dias, em todas nossas comunicações com outras pessoas. Mas algumas poucas pessoas receberam seus nomes ou tiveram seus nomes alterados por Deus. Aqui estão eles, de acordo com as escrituras:

1. Adão

Este nome é fácil. Quem mais daria o nome do primeiro homem a viver? Ainda, o nome Adão é significativo e foi escolhido cuidadosamente por nosso Pai Celestial:

“E ao primeiro homem de todos os homens chamei Adão, isto é, muitos.”(Moisés 1:34) .

2. Abraão

Um dos profetas mais conhecidos da Bíblia, Abraão, originalmente chamado de Abrão, até que o Senhor fez um convênio especial com ele e deu um novo nome:

“E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome, porque por pai de uma multidão de nações te pus.” (Gênesis 17:5).

3. Sara

Abraão não foi o único membro de sua família a ter o seu nome alterado por Deus. Sua esposa, Sara, também recebeu um nome especial:

“Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome,” (Gênesis 17:15).

4. Isaque

Abraão e Sara, que não eram capazes de ter filhos, ficaram felizes quando ela finalmente ficou grávida em sua “idade avançada.” Deus disse a Abraão as novidades, juntamente com o nome que seu novo filho deveria ser chamado:

“E disse Deus: Na verdade, tua mulher Sara te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei o meu convênio, por convênio eterno para a sua semente depois dele.” (Gênesis 17: 19).

5. Ismael

Ismael nasceu de sua Mãe, Hagar, serva de Abraão. Como seu meio-irmão, Isaque, Ismael recebeu um nome de Deus, através da boca de um de Seus anjos:

“Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.” (Gênesis 16:11).

6. Israel

Jacó, como era chamado anteriormente, era filho de Isaque. Como seus pais e avós, ele também teve seu nome dado por Deus: Israel. Seu novo nome significava “aquele que persevera com Deus” ou “Deus prevalecerá.” Seus filhos foram conhecidos como as doze tribos da Casa de Israel.

“Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois como príncipe lutaste com Deus, e com os homens, e prevaleceste.”

7. Maher-Shalal-Hash-Baz

Um dos profetas famosos nas escrituras, Isaías, teve um filho que foi nomeado por Deus, um nome que era em parte uma profecia:

 “E cheguei-me à profetiza, a qual concebeu, e deu à luz um filho; e o Senhor me disse: Chama o seu nome Maer-Salal-Has-Baz.

Porque antes que o menino saiba chamar meu pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria, diante do rei da Assíria.” (Isaías 8:3-4)

8. Jezreel

Outro profeta, Oseias, teve diversos filhos que receberam nomes significativos pelos Senhor. Seu primogênito:

E disse-lhe o Senhor: Chama o seu nome Jezreel; porque daqui a pouco vingarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel. (Jeú tinha destruído toda a família do Rei Ahab em Jezreel)

9. Lo-Ruhamah

A primeira filha de Oseias também recebeu um nome significativo do Senhor:

“E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha; e Deus lhe disse: Chama o seu nome Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a me compadecer da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.” (Oseias 1:6 – Lo-ruhamah significa “sem ter obtido misericódia”)

10. Lo-Ammi

Oseias teve um segundo filho que recebeu seu nome de Deus:

“E Deus disse: Chama o seu nome Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.” (Oseias 1:9)

11. João Batista

Outro profeta amplamente conhecido que teve seu nome dado por Deus foi João Batista:

“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João;” Lucas 1:13

Na verdade, a história sobre a nomeação de João foi cercada de eventos incríveis, incluindo seu pai tendo ficado mudo, e sua família tentando nomeá-lo com o mesmo nome de seu pai:

“E aconteceu que, ao oitavo dia, foram circuncidar o menino, e lhe chamavam Zacarias, o nome de seu pai.

E respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João.

E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por esse nome.

E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem.

E pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam.”

12. Jesus

O nome mais significativo nas escrituras que foi dado por Deus foi Seu Filho, Jesus Cristo. Embora Jesus seja chamado por diversos nomes como Jeová, Redentor, Salvador, e Emanuel, o nome que o anjo Gabriel trouxe para Maria foi Jesus.

“E dará à luz um filho e tu chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:21).

Adicionais:

Embora esses homens não tivessem recebidos seus nomes por Deus, eles foram mencionados em profecias muito antes de seu nascimento.

Joseph Smith

O nome de Joseph Smith (José Smith) foi a chave no cumprimento de uma das profecias do Senhor, revelada nas traduções de Joseph Smith de Gênesis 50:

“E a esse vidente abençoarei, e aqueles que procurarem destruí-lo serão confundidos; pois esta promessa vos dou, porque lembrar-me-ei de vós de geração em geração; e o nome dele será José, e será segundo o nome de seu pai; e ele será semelhante a vós, porque aquilo que o Senhor fizer por sua mão guiará o meu povo à salvação.”

Moisés e Aarão

Durante a vida de José do Egito, o Senhor revelou a seguinte profecia, que contém dos importante nomes bíblicos que iriam ainda nascer:

“E o Senhor jurou a José que preservaria a sua semente para sempre, dizendo: Suscitarei Moisés, e haverá uma vara em sua mão, e ele reunirá o meu povo, e guiá-lo-á como um rebanho, e ferirá as águas do Mar Vermelho com a sua vara.

E ele terá discernimento, e escreverá a palavra do Senhor. E ele não proferirá muitas palavras, porque escrever-lhe-ei a minha lei pelo dedo da minha própria mão. E preparar-lhe-ei um porta-voz, e o seu nome será Aarão.” (TJS – Gênesis 50)

Fonte: LDSLiving

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *