Você conhece a pedra de toque do mormonismo?
A pedra de toque do mormonismo
Se você é mórmon (o correto seria dizer membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) provavelmente já ouviu essa citação do profeta Joseph Smith:
“Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria, mas de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro” (History of the Church, vol. 4, p. 461; O Livro de Mórmon, introdução).
A pedra angular é a que cria o alinhamento. Ela é a que define a direção da construção, é a base de todas as coisas. No caso do mormonismo essa pedra é o Livro de Mórmon.
A pergunta de hoje é um pouco diferente. Você conhece a pedra de toque do mormonismo? No manual do aluno do curso de seminário da igreja (página 9), encontra-se uma referência de que o livro de Doutrina e Convênios é a pedra de toque do mormonismo.
Doutrina e Convênios é uma obra singular, por não ser a tradução de um documento antigo, mas ter origem moderna.
A pedra de toque é colocada diretamente acima da pedra angular. Considerando-se que estamos falando do Livro de Mórmon e de Doutrina e Convênios, qual é o significado desta metáfora?
Várias das primeiras seções da pedra de toque do mormonismo tratam de assuntos relacionados à tradução e à publicação do Livro de Mórmon. (Ver seções 3, 5, 10, 17 e 19.)
Algumas seções posteriores refletem o trabalho do Profeta Joseph Smith ao fazer uma tradução inspirada da Bíblia, durante a qual foram recebidas muitas das importantes seções doutrinárias. (Ver, por exemplo, as seções 37, 45, 73, 76, 77, 86, 91 e 132, todas diretamente relacionadas, de uma forma ou de outra, com a tradução da Bíblia.)
Fonte
Escrituras, Doutrina e Convênios – lds.org
Doutrina e Convênios e História da igreja, manual.