fbpx

Urim e Tumim: Joseph Smith e Pedras Videntes

Pedras videntes foram usadas em tempos bíblicos e entre os povos do Livro de Mórmon. Elas também devem ser usadas em um cenário eterno por aqueles que herdam a glória celestial.

Uma pedra vidente é um facilitador para julgamento, aprendizado ou tradução de idiomas. As pedras videntes na Bíblia eram usadas principalmente para julgar. As pedras videntes no Livro de Mórmon eram usadas principalmente para traduzir idiomas.

Pedras videntes só poderiam ser usadas por videntes chamados por Deus e operadas pelo poder de Deus. Uma pedra vidente foi prometida a cada um daqueles que se tornam co-herdeiros com Cristo quando são exaltados. Em Apocalipse 2:17, diz:

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e um novo nome escrito na pedra, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

Não há explicação para o uso desta pedra em Apocalipse, mas podemos ver que ela é dada àqueles que são exaltados e se tornam co-herdeiros com Cristo. Uma explicação adicional é dada em Doutrina e Convênios, seção 130:10, 11:

“Então a pedra branca, mencionada em Apocalipse 2:17, tornar-se-á um Urim e Tumim para toda pessoa que receber uma; e por ela tornar-se-ão conhecidas as coisas pertencentes a uma ordem superior de reinos; E é dada uma pedra branca a cada um dos que entram no reino celestial, na qual está escrito um novo nome que ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe. O novo nome é a palavra-chave.”

Em Doutrina e Convênios, aprendemos que a pedra branca é uma pedra vidente por meio da qual alguém pode aprender (no céu) coisas que não seria capaz de perceber sem ela. A pedra é comparada ao Urim e Tumim, que em inglês se traduz como “luzes e perfeições”. Urim e Tumim são descritos na Bíblia. Duas pedras colocadas em um arco eram montadas no peitoral usado por Arão.

Em 1 Samuel, a Bíblia descreve três tipos de comunicação espiritual de Deus: 1) em visões de sonhos; 2) por meio de profetas; e 3) por meio do Urim e Tumim.

O Urim e Tumim poderiam dar insights revelatórios à pessoa autorizada a usá-los para transmitir revelações aos solicitantes. Pareciam ser importantes para ajudar Aarão a julgar Israel. Não poderiam ser usados com sucesso a menos que o homem tivesse o Espírito de Deus e a aprovação de Deus.

Ao analisar o Velho Testamento, estudiosos judeus acreditam que as pedras desapareceram ou deixaram de funcionar depois que os babilônios destruíram o primeiro templo por volta de 585 a.C.

Pedras videntes para traduzir idiomas desconhecidos

O Urim e Tumim também foram usados para traduzir idiomas desconhecidos, como indicado no Livro de Mórmon. Os nefitas possuíam uma grande pedra inscrita e 24 placas inscritas, um remanescente de uma sociedade anterior destruída que eles chamavam posteriormente de jareditas. Ninguém conseguia lê-las até serem entregues ao Rei Mosias, que era profeta e vidente. Mosias traduziu as placas usando o Urim e Tumim, que os nefitas chamavam de “intérpretes”.

“E esses objetos são chamados intérpretes e nenhum homem os pode olhar, a menos que lhe seja ordenado, para que não procure o que não deve e pereça. E quem quer que receba ordem para olhá-los é chamado vidente (Mosias 8:13).

Um vidente, porém, pode saber tanto de coisas passadas como de coisas futuras; e por meio deles todas as coisas serão reveladas, ou seja, coisas secretas serão manifestadas e coisas ocultas virão à luz; e darão a conhecer coisas que não são conhecidas; e também manifestarão coisas que, de outra maneira, não poderiam ser conhecidas.

Assim, Deus providenciou um meio para que o homem, pela fé, pudesse operar grandes milagres; portanto, ele se torna um grande benefício para seus semelhantes.

E então, quando Amon terminou de dizer essas palavras, o rei alegrou-se imensamente e rendeu graças a Deus, dizendo: Sem dúvida estas placas contêm um grande mistério e estes intérpretes foram, sem dúvida, preparados com o fim de revelar todos esses mistérios aos filhos dos homens” (Mosias 8:17-19).

As placas continham a história dos jareditas, que haviam migrado com a ajuda de Deus da Torre de Babel para as Américas. Eles tornaram-se maus, e o crime organizado permeava sua sociedade. Esse crime organizado era chamado de “combinações secretas”, porque a base dessas organizações criminosas eram juramentos escritos por Satanás e mantidos em segredo dos justos.

Esses registros foram passados de profeta para profeta, juntamente com os registros nefitas. Mais tarde, foi incumbido ao profeta Alma e, posteriormente, a Mórmon, reter os escritos que poderiam levar alguém a se envolver com esses juramentos. Mórmon preservou escritos valiosos dos jareditas, bem como os próprios intérpretes.

“Por essa razão o Senhor ordenou-me que as escrevesse; e escrevi-as. E ele ordenou-me que as selasse; e também ordenou que eu selasse a sua interpretação; portanto, selei os intérpretes, de acordo com o mandamento do Senhor” (conforme falado por Mormon em Éter 4:5).

Quando Joseph Smith foi guiado pelo Anjo Morôni para encontrar as placas que se tornariam o Livro de Mórmon, os “intérpretes”, o Urim e Tumim, acompanharam as placas. Como parte do processo de tradução, Joseph Smith contava com os intérpretes. Ele não os chamava de Urim e Tumim no início. No passado, o Urim e Tumim eram descritos como objetos que mostravam a tradução de uma palavra em uma pedra e seu significado em outra.

A mãe de Joseph, Lucy Mack Smith, descreveu as pedras como parecendo diamantes lisos com três pontas. No entanto, Joseph Smith também possuía sua própria pedra vidente, o que incomoda algumas  pessoas.

Por que Joseph Smith já tinha uma pedra vidente?

Pedras videntes (usadas principalmente para encontrar objetos perdidos) e aurímetros (usados para encontrar água sob o solo) eram objetos comuns entre as pessoas do campo em muitos países. Esses instrumentos eram prevalentes na zona rural do oeste de Nova York.

Havia algumas pessoas em cada vila que tinham um dom especial para fazer esses “auxílios espirituais” funcionarem. Em Palmyra, Nova York, durante a juventude de Joseph Smith, havia algumas pessoas conhecidas por serem dotadas no uso de pedras videntes. Sally Chase era a mais conhecida.

Objetos usados para adivinhação também eram usados para realizar o trabalho de Deus desde os tempos bíblicos, mas homens “razoáveis” na época de Joseph Smith associavam o uso de pedras de advinhação e aurímetros ao ocultismo. Hoje, aurímetros ainda são usados em todo o mundo e podem ser comprados online.)

Lembre-se de que Joseph Smith era muito jovem, apenas 14 anos, quando teve a Primeira Visão. Há muitas razões pelas quais ele poderia ter sido orientado para essas coisas. Joseph pode ter sido mais receptivo às suas experiências religiosas posteriores e muito espirituais devido à aceitação da cultura em que vivia em relação à adivinhação.

Lembre-se de que, apesar da aceitação da comunidade em relação à magia folclórica, sua cultura também era profundamente cristã. Muitas pessoas, mesmo pessoas altamente educadas daquela época e local, não viam dificuldades em combinar seu cristianismo com superstições, muitas das quais rotulavam como “dons divinos”.

A primeira pedra vidente de Joseph foi emprestada, talvez de Sally Chase. Essa frase é significativa. Primeiramente, ele ficou fascinado e atraído por ela, e em segundo lugar, ela confiou nele com ela. Ele conseguiu usá-la para encontrar uma (ou duas) por conta própria.

Ele tinha um dom, e outros perceberam isso, recrutando-o para encontrar objetos perdidos e até mesmo tesouros por causa de seu dom. Há evidências de que, depois que o Anjo Morôni descreveu a colina onde as placas estavam enterradas, a visão da colina e a localização das placas foram reveladas por meio de uma pedra vidente.

“Tive uma conversa com [Joseph] e perguntei a ele onde encontrou as [placas] e como veio a saber onde estavam. Ele disse que teve uma revelação de Deus que lhe disse que estavam escondidas em uma certa colina, e ele olhou em sua pedra [vidente] e as viu no local de depósito” (Henry Harris, declaração em E.D. Howe “Mormonism Unvailed” (1833), 252; citado em Ashurst-McGee (2000), 290).

Pode ser interessante: Perguntas e Respostas: Existe diferença entre um profeta e um vidente?

Quando Joseph finalmente foi autorizado a obter as placas, os intérpretes foram algo intrigante para ele. Para Joseph Knight, ele supostamente disse: “Posso ver qualquer coisa. São maravilhosos” (citado em Leonard J. Arrington e Davis Bitton, “Saints Without Halos: The Human Side of Mormon History” (Salt Lake City, Signature Books, 1981).

A interseção entre a crença cristã e a adivinhação folclórica pode ser claramente vista na história de Willard Chase, que se encontra em “Shaken Faith Syndrome”, de Michael Ash.

“Willard Chase, líder metodista e um dos antigos companheiros de busca de tesouros de Joseph, ficou furioso ao saber que Joseph havia adquirido algumas placas de ouro. Ele e seus camaradas sentiram que, como seus ex-parceiros, deveriam compartilhar da recompensa. Eventualmente, Chase reuniu cerca de uma dúzia de homens e enviou sessenta ou setenta milhas em busca de um certo diácono batista que supostamente tinha o dom da adivinhação. O plano deles era encontrar onde Joseph tinha escondido as placas. Mais tarde, depois que Joseph moveu as placas para a oficina de fabricação de barris de seu pai, do outro lado da rua da casa, Chase e seus amigos trouxeram a irmã de Chase, que usou um vidro verde para adivinhar as placas (e ela quase as encontrou)”.

O treinamento de quatro anos de Joseph pelo Anjo Morôni evidentemente o ajudou a separar a verdadeira religião de folclore. Martin Harris relatou que o Anjo havia instruído Joseph a se afastar de pessoas que buscavam tesouros, e a instrução do céu mostrou a Joseph a diferença entre receber orientação revelatória por meio desses dispositivos e “espiar” com uma pedra de espiar.

Uma citação de Alva Hale mostra como Joseph Smith aprendeu, passo a passo, a distinção entre religião e magia:

Joseph disse a ele que o “dom de ver com uma pedra” era “um dom de Deus”, mas que “espiar” era tudo besteira; ele havia sido enganado em sua busca por tesouros, mas não pretendia enganar mais ninguém. Nessa época, Joseph aparentemente sentia que “ver” com uma pedra era a obra de um “vidente”, um termo religioso, enquanto “espiar” ou “olhar através de vidro” era fraudulento (Richard Bushman, citado por Michael Ash).

Às vezes, Joseph usava sua própria pedra vidente para traduzir.

Apesar de ter os intérpretes nefitas, Joseph Smith frequentemente usava a pedra vidente para traduzir. Isso levou a um episódio em que Martin testou a veracidade da afirmação de Joseph de usar a segunda pedra branca para traduzir:

Em certo momento, Martin encontrou uma pedra que se assemelhava de perto à pedra vidente que Joseph às vezes usava no lugar dos intérpretes e a substituiu sem o conhecimento do Profeta. Quando a tradução recomeçou, Joseph pausou por um longo tempo e então exclamou: “Martin, o que há de errado, está tudo escuro como o Egito”. Martin então confessou que desejava “calar a boca dos tolos” que lhe diziam que o Profeta memorizava frases e simplesmente as repetia.

Joseph também parece ter às vezes removido as pedras nefitas dos “arcos de prata” que as seguravam como óculos e as usava como pedras videntes individuais. Joseph usou sua pedra vidente branca às vezes “por conveniência” durante a tradução das 116 páginas com Martin Harris; testemunhas posteriores relataram que ele usava sua pedra vidente marrom.

Muitos dissidentes e críticos consideram inadequado que Joseph Smith abrigasse uma pedra vidente em seu chapéu. E, no entanto, assim é que as pedras videntes funcionavam, e o método foi até mesmo descrito e instruído em um jornal de 1825 por jornalistas do Sul.

Alguns artistas têm suas próprias maneiras de retratar a tradução do Livro de Mórmon, e críticos se perguntam por que a arte de membros da Igreja não mostra o Profeta com o rosto no chapéu. Mas os artistas têm licença. Eles podem retratar eventos históricos da maneira que quiserem. Representações artísticas mais recentes mostram esse fato.

É interessante que Joseph Smith seja alvo de zombaria dentre todos os líderes religiosos inspirados ao longo da história, quando certamente todos eles adotaram posturas desconfortáveis, como todos nós fazemos. Por exemplo, Martinho Lutero tinha problemas digestivos e era encontrado com muita frequência no banheiro. Ele passava tanto tempo ali que suas maiores ideias foram formuladas enquanto meditava “no esgoto”.

Em uma busca rápida no Google vemos se algum artista retratou sequer um desenho mostrando esse fato histórico, e ainda há muitos que ridicularizam Joseph Smith por usar seu chapéu para bloquear a claridade, certamente uma postura não menos inadequada do que tentar superar a constipação por horas a fio.

Joseph Smith tornou-se um vidente que não precisava de uma pedra

Depois de junho de 1829, Joseph não usou os intérpretes nem uma pedra vidente para receber revelação ou traduzir.

Após seu batismo, receber o Espírito Santo e ordenação ao sacerdócio de Melquisedeque, Joseph parece ter sentido muito menos necessidade de recorrer às pedras (Mark Ashurst-McGee, “A Pathway to Prophethood: Joseph Smith Junior as Rodsman, Village Seer, and Judeo-Christian Prophet”, [Tese de Mestrado, Universidade de Utah, Logan, Utah, 2000], 334–337.).

Ele havia aprendido, por meio do ensino divino, como receber revelação não mediada; o Senhor o havia levado “linha sobre linha” de onde ele estava (envolto em crenças sobre ver e adivinhar) e o trouxera para mais luz, conhecimento e poder. Essa perspectiva foi reforçada por Orson Pratt, que observou a revisão do Novo Testamento (JST) e questionou por que o uso de pedras videntes/intérpretes (como com o Livro de Mórmon) não foi continuado:

Enquanto esse pensamento passava pela mente do orador, Joseph, como se lesse seus pensamentos, olhou para cima e explicou que o Senhor lhe deu o Urim e Tumim quando ele era inexperiente no Espírito de inspiração. Mas agora ele havia avançado tanto que entendia as operações desse Espírito e não precisava mais da assistência desse instrumento (Orson Pratt, “Discurso em Brigham City,” 27 de junho de 1874, Ogden (Utah) Junction, citado em Orson Pratt, “Two Days´ Meeting at Brigham City,” Millennial Star 36 (11 de agosto de 1874), 498–499).

Onde estão as Pedras Videntes?

Os intérpretes nefitas aparentemente foram recuperados por Moroni após a perda das 116 páginas e só foram vistas novamente pelas Três Testemunhas. Uma pedra vidente acabou nas mãos de Oliver Cowdery, mas essa e outra podem estar sob a posse da Primeira Presidência da Igreja (Mark Ashurst-McGee, “A Pathway to Prophethood: Joseph Smith Junior as Rodsman, Village Seer, and Judeo-Christian Prophet,” [Tese de Mestrado, Universidade de Utah, Logan, Utah, 2000], 230).

A Igreja já falou sobre o Uso de Pedras Videntes por Joseph?

Sim. Na verdade, um artigo em inglês da Children’s Friend de 1974 discute o uso de pedras videntes por Joseph. O Registro Histórico da Igreja cita o uso da pedra vidente por Joseph para traduzir todo o texto atual do Livro de Mórmon. Outra fonte é este discurso publicado em inglês em 1993 do Apóstolo Russell M. Nelson. Outra fonte é essa descrição da pedra vidente de Jpseph Smith publicada em Joseh Smith Papers.

Por que o uso de uma Pedra Vidente em um chapéu por Joseph refuta acusações de plágio?

No início, Joseph usava os intérpretes para traduzir. (Isso foi feito com dificuldade porque as duas pedras estavam tão distantes uma da outra.) Os intérpretes foram levados por Moroni quando as 116 páginas foram perdidas, e Joseph teve que depender de pedras videntes.

Quando ele estava usando os intérpretes, havia uma cortina entre Joseph e seu escriba, mas com o uso de uma pedra em um chapéu, não havia cortina. Os escribas podiam então testemunhar que Joseph não tinha livros dos quais copiar material, exceto pelas placas. Tudo era feito à vista de todos.

Joseph sentava-se abertamente, ditando o texto do Livro de Mórmon para Oliver enquanto olhava para o intérprete colocado em seu chapéu. Agora, em vez de “Joseph, o plagiador”, aqueles que desejam fornecer uma explicação alternativa da tradução devem afirmar “Joseph, o plagiador que tem uma memória fotográfica”. Isso é de particular valor em relação aos trechos bíblicos contidos no Livro de Mórmon, que duplicam a estrutura textual da versão do Rei Jaime.

Joseph nunca foi visto consultando uma Bíblia enquanto ditava o texto do Livro de Mórmon. Deve-se presumir que ele consultou uma Bíblia fora da vista dos outros e memorizou o texto, ou aceitar a alegação de que o texto lhe foi revelado enquanto ele o ditava (MormonInterpreter).

Estamos olhando além do marco hoje… se estivermos mais interessados nas dimensões físicas da cruz do que no que Jesus realizou nela; ou quando negligenciamos as palavras de Alma sobre a fé porque estamos muito fascinados com o chapéu que supostamente cobria a luz usado por Joseph Smith durante parte da tradução do Livro de Mórmon. Negligenciar a substância enquanto focamos no processo é outra forma de olhar além do marco de maneira não submissa (Neal A. Maxwell, Not My Will, 26).

Fonte: Third Hour

Veja também: 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *