Os santos dos últimos dias passaram a ser conhecidos como “mórmons” por causa do Livro de Mórmon, e com o tempo esse apelido se espalhou, sendo inclusive usado por muitos membros da Igreja.

Mas, em 2018, Russell M. Nelson, o profeta e presidente da Igreja, explicou que esse nome não representa de forma adequada nossa fé, que é centrada em Jesus Cristo. Ele convidou todos a usarem o nome completo da Igreja — A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — ou simplesmente “santos dos últimos dias”, como uma maneira de demonstrar mais respeito ao Salvador e à Igreja que leva Seu nome.

Os santos dos últimos dias se arrumam bem para ir à igreja. Isso não quer dizer que usam roupas caras.

Pessoas indo para a igreja
Imagem: ChurchofJesusChrist.org

Uma forma de oferecer o seu melhor para Deus

“Faço um apelo especial de como as moças devem se vestir para ir à igreja e adorar no dia do Senhor. Costumávamos chamar de “melhor roupa” ou “roupa de domingo” e talvez devêssemos usar estes termos novamente. De qualquer modo, desde os tempos antigos até os modernos, sempre fomos convidados a nos apresentar da melhor maneira possível, por dentro e por fora, quando entramos na casa do Senhor — e uma capela da Igreja dedicada como a “casa do Senhor”. Nossas vestimentas nunca devem ser caras, mas não devemos nos vestir como se estivéssemos a caminho da praia. Quando nos reunimos para adorar a Deus e Pai de todos nós e para partilhar do sacramento, que simboliza a Expiação de Jesus Cristo, devemos nos vestir de modo recatado e respeitoso, do modo mais dignificado e apropriado que pudermos. Devemos ser reconhecidos em aparência e em comportamento, que somo verdadeiros discípulos de Cristo, que em espírito de adoração somos mansos e puros de coração, que desejamos verdadeiramente que o Espírito do Senhor esteja sempre conosco” (Jeffrey R. Holland, Para as Moças, Conferência Geral, outubro de 2005, tradução livre).

Todos são bem-vindos

Tanto homens quanto mulheres possuem vestimentas padrão que geralmente usam quando vão para a Igreja. Homens usam ternos (ou o paletó), camisa branca, gravata, calça e sapato social. Mulheres usam vestidos ou saias, camisas e sapato social feminino. As roupas devem ser modestas e não devem ser reveladoras. As crianças se vestem como seus pais, embora a maioria dos meninos não usem ternos, usando apenas a camisa social.

Dito isso, se alguém aparecer vestido de outra maneira, ninguém vai lhes dizer nada por isso. Um líder local afirmou que Deus envia cada pessoa que frequenta nossa igreja, e nós as recebemos de braços abertos. Pedimos apenas que os visitantes usem o que tiverem de melhor — e, se isso for uma calça jeans, ela será totalmente bem-vinda.

Conclusão

Em resumo, para os membros da Igreja de Jesus Cristo, se vestir bem não significa que acham que Deus vai deixar de amá-los ou ouvi-los se não estiverem com a roupa certa. Esta é uma demonstração de sua fé e amor por Deus — um dom que escolhem dar para Ele. Quando vamos a uma entrevista de emprego, encontrar alguém importante ou participar de alguma ocasião especial, usamos a melhor vestimenta que temos e que seja apropriada para a ocasião. Nos vestir mal ou de modo menos apropriado para visitar Deus em Sua casa seria sugerir que não O consideramos importante o suficiente para nos arrumarmos para ir lá. Para a maioria dos santos dos últimos dias, isso é uma pequena solicitação de quem nos tem dado tanto.

Saiba mais sobre os santos dos útlimos dias através deste artigo: Em que os Mórmons acreditam?

Veja também: