fbpx

Os membros da Igreja de Jesus Cristo são maçons?

 

Pergunta

Atualmente, existem membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que são maçons?

Resposta

Sim, existem. Muitos deles, na verdade.

Por muitos anos, os Santos dos Últimos Dias foram (literalmente) excluídos da filiação às lojas de Utah. Mas essa proibição não se estendeu a outros lugares.

Hoje em dia não há nada que proíba que os maçons se tornem Santos dos Últimos Dias, nem que os Santos se tornem maçons.

De acordo com o website da Igreja:

“A maçonaria é uma organização fraternal que se desenvolveu a partir de centenárias associações comerciais europeias.

Os maçons livres (ou maçons) se reuniam em lojas, nas quais reencenavam ritualmente uma história baseada no relato bíblico de um homem chamado Hirão, a quem Salomão encarregou de trabalhar no templo de Jerusalém.

Durante a reencenação, os maçons avançam em graus, usando apertos de mão, palavras-chave e roupas especiais.

A partir deste ponto, você pode estar preocupado com as semelhanças nos símbolos e sinais que os Santos dos Últimos Dias realizam no templo e os maçons, mas isso não é uma verdade quanto alguns acreditam.

Semelhanças e diferenças

Quando o profeta Joseph Smith preparou os membros para receber a investidura, muitos deles eram maçons.

“Joseph apresentou a investidura do templo pela primeira vez a nove homens, todos eles eram também maçons. Um deles, Heber C. Kimball, escreveu a respeito dessa experiência pessoal a seu colega apóstolo Parley P. Pratt, que estava em missão na Inglaterra.

“Recebemos algumas coisas preciosas por meio do profeta a respeito do sacerdócio”, escreveu Kimball sobre a investidura, observando que “há algo semelhante ao sacerdócio na maçonaria”.

Ele contou a Pratt que Joseph acreditava que a maçonaria fora “tirada do sacerdócio, mas se tornara degenerada”. Joseph Fielding, outro santo dos últimos dias e maçom, observou de modo semelhante em seu diário que a maçonaria “parecia ter sido um degrau ou uma preparação para outra coisa”, referindo-se à investidura.”

Veja também: Semelhanças e diferenças entre a Investidura do templo e a Maçonaria

Entrada – Templo de Manitoba

Então, podemos ver que existem diferenças, assim como existem diferenças nos símbolos e sinais entre as lojas dos maçons.

Outra coisa que devemos acrescentar é que as cerimônias dos maçons são simplesmente filosóficas, não de natureza religiosa. Em contrapartida, a investidura é um serviço puramente religioso e centralizada na nossa relação com Deus.

As únicas partes temporárias da cerimônia são aquelas lições espirituais que podemos aplicar à nossa vida mortal para nosso benefício. Mas o objetivo principal (como evidenciado por toda a cerimônia) é nos preparar para encontrar o nosso Criador.

Você pode ler mais sobre este assunto no website oficial da Igreja.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *