fbpx

O que é um teste Abraâmico?

“Portanto, é necessário que sejam corrigidos e provados, assim como Abraão, a quem foi ordenado oferecer o único filho. Pois todos os que não querem suportar a correção, mas negam-me, não podem ser santificados.” (D&C 101: 4-5).

Esta é uma daquelas escrituras que me faz querer fugir. Eu sei que devemos aplicar as escrituras à nossas vidas, mas quando leio sobre Abraão e Isaque, e tento me colocar no lugar de Abraão (ou Isaque), e meus joelhos tremem.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias liga toda a sua doutrina com a exaltação. Nunca teremos uma aula na escola dominical sobre como chegar ao reino terrestre. Santificação é o que todos nós estamos tentando alcançar. A santificação requer a aprovação nos testes Abraâmicos.

Nem todos os testes Abraâmicos são tão difíceis ou amargos como os de Abraão e Isaque, mas dois assuntos bem conhecidos na história dos Santos dos Últimos Dias ainda são terrivelmente difíceis: o casamento plural e o acampamento de Sião. Doutrina e Convênios deixam claro que estes testes separaram os santos mornos dos dedicados.

Joseph Smith disse:

“Quando o Senhor os prova minuciosamente, e descobre que [um] homem está determinado a servi-Lo em meio a todos os perigos, então o homem vai encontrar o seu chamado e sua eleição, então será privilegiado ao receber o outro Consolador, que o Senhor prometeu aos santos…” (história da Igreja, 3:379-381).

Por isso, enfrentar um teste Abraâmico (ou dois, ou três) vale muito a pena.

É provável que você pode já passou num teste Abraâmico e nem sequer se deu conta disso. Vamos ver os requisitos de um teste Abraâmico.

O que é um teste Abraâmico?

  • Um teste Abraâmico tem certas características que o tornam difícil.
  • O Senhor pessoalmente (através do Espírito) nos chama a fazer algo
    • A coisa que o Senhor pessoalmente nos ordena fazer
    • É incomum
    • É ilógico de acordo com o nosso entendimento no momento
    • Parece arriscado.
    • Pode ser visto como loucura para outros.
    • Requer sacrifício

O Pai Celestial nos observa enquanto passamos pelas exigências de um teste Abraâmico. Às vezes Ele está tão satisfeito com o nosso progresso, que o processo e o objetivo no final não se tornam importantes. Outras vezes, o objetivo nos coloca em um novo caminho que traz muitos frutos surpreendentemente maravilhosos. Às vezes só vemos em retrospectiva como nos beneficiamos.

confessar

Acampamento de Sião

Vejamos como o acampamento de Sião se encaixa no padrão de um teste Abraâmico. Os santos dos últimos dias foram expulsos de suas terras no Missouri e estavam sob a ameaça constante de violência de turbas. O governador Dunklin ofereceu proteção para os levar de volta para as suas terras, mas não lhes podia proteger quando chegassem lá. Em Kirtland, Joseph poderia talvez organizar os membros para proteger os santos uma vez que eles forem realocados à sua propriedade.

Joseph recebeu uma revelação confirmando essa decisão (seção 103) e começou os esforços para recrutar homens e dinheiro para a marcha. Enquanto isso, os cidadãos do Condado de Jackson souberam do “exército Mórmon” e deram o grito de batalha. Eles queimaram 170 edifícios pertencentes aos santos e começaram a organizar a sua defesa.

Quando os irmãos do acampamento de Sião chegaram ao Rio Mississippi, o seu exército contava com mais de 200 homens. Eram muito poucos. Para a maioria dos homens, a ideia foi contra toda a razão. Era primavera e um momento muito importante para estar cuidando do cultivo de alimentos. A pobreza sempre foi um desafio, por isso dar atenção à colheita e ao gado poderia ser uma questão de vida ou morte.

Uma vez que o acampamento se estabeleceu, doenças e dificuldades apareceram. Muitos se voltaram contra o profeta. Embora o acampamento fosse protegido pelo milagre que aconteceu quando a turba os recebeu no Missouri, Joseph não quis arriscar tanto mesmo com o objetivo tão perto. Aqueles que foram impedidos por Joseph durante toda aquela provação e permaneceram fiéis tornaram-se os futuros líderes da Igreja.

Outros testes Abraâmicos

O casamento plural encaixava-se em todas as características de um teste Abraâmico. A própria ideia foi terrível para a maioria dos Santos. Joseph pediu-lhes que obtivessem a sua própria prova espiritual de que o mandamento era de Deus. Alguns que procuraram esta verdade tiveram os céus abertos para eles. Então eles sabiam que este mandamento bizarro era de Deus, mas muitos sentiram que iria destruí-los e assim como à Igreja.

Embora todos nós ainda não gostemos muito da ideia, o casamento plural classificou os homens mais justos da Igreja. Essas famílias eram a espinha dorsal da Igreja. Também sustentava às mulheres que, embora fortes, ainda precisavam de apoio.

Obter um carrinho de mão e partir para Utah a partir de Winter Quarters (Londres, Liverpool, Nova Iorque etc.) foi um teste Abraâmico. Pioneiros receberam cartas de suas famílias não-membros admoestando-os por arriscar suas vidas e as vidas de seus filhos para seguir um “líder de uma seita” para o desconhecido. Eles foram porque o Espírito os fortaleceu nessa direção, mas parecia loucura para todos os outros na América. Foi um esforço enorme e arriscado, que exigiu muita fé e sacrifício, mas os frutos da sua coragem são notáveis.

 Os nossos testes pessoais

Você estava feliz, fazendo um curso na faculdade, numa área que pensava ser perfeita para você e depois sentiu que precisa mudar tudo? “Não!” Você estava pensando. “Se eu for para esta outra faculdade e mudar o meu curso, vou demorar mais um ano para me formar. Eu já até tenho um apartamento por aqui.” A sua família ficou chocada por você considerar tomar uma decisão como esta. (Talvez você tenha pensado em trocar administração de empresas por artes plásticas!) Parecia loucura para eles e para os seus amigos também. Mas você ouviu o Espírito e confiou.

Viva! Você passou num teste Abraâmico.

A mesma coisa pode acontecer quando se considera servir uma missão. O Espírito está exortando você a fazer algo um pouco fora do que você esperava, como considerar não servir quando você pensou que você iria servir, ou vice-versa. Com expectativas culturais, esportes, carreira, relacionamentos, tomar uma decisão pelo Espírito pode ser um teste Abraâmico.

Você decidiu, pelo Espírito, ter outro filho mesmo que não fizesse sentido lógico? Você vendeu ou comprou uma casa porque o Espírito lhe inspirou? Mudou de emprego? Mudou-se para outro estado ou país sem razão lógica e visível? Todos os testes Abraâmicos. Parabéns.

pecados

Tudo o que a Igreja está fazendo agora com o Vem, e Segue-Me, novos programas para os jovens e outras mudanças, são para nos aproximar do Espírito para que Ele possa nos guiar. À medida que o caos aumenta no mundo, o nosso próprio bom senso não nos servirá tão bem como o Espírito para tomar decisões por nós e pelas nossas famílias. Precisamos estar prontos e dispostos a passar nos testes Abraâmicos.

Olhando para trás, a nossa família passou por uma série destes testes. As nossas vidas têm sido muito mais parecidas com uma aventura épica porque passamos por elas. Apesar de difíceis, foram grandes as bênçãos em nossas vidas pelas quais seremos eternamente gratos. Eu as recomendo para todos!

Fonte: Third Hour

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *