fbpx

Perguntas e respostas: O que é preordenação?

Preordenação é uma palavra importante. Acreditamos num Deus com grandes planos e propósitos específicos, mas também sabemos que a nossa capacidade de escolher supera quase tudo o resto.

A preordenação é um princípio específico do evangelho que funciona em harmonia com o nosso arbítrio e difere do que muitos no mundo acreditam ser o controle supremo e exagerado de Deus sobre nossas vidas.

O que é preordenação?

Arte: Bible Light My Path por Lance Brown

No Guia das escrituras, a preordenação é definida como ” a ordenação pré-mortal de Deus de seus valentes filhos espirituais para cumprir certas missões durante suas vidas mortais.” Ordenação geralmente se refere a receber o poder ou autoridade para agir.

Desse modo, as escrituras dão vários exemplos de preordenação. O Senhor disse ao profeta Jeremias que “Antes que te formasse no ventre, te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei, e às nações te dei por profeta.”

Foi dito a Abraão “foste escolhido antes de nasceres.” Como sempre, o Salvador é o último exemplo. As escrituras dizem que Jesus foi “preordenado antes da fundação do mundo.”

Portanto, estes são grandes exemplos, mas muitas pessoas comuns, como você e eu, foram preordenadas para certos chamados, deveres e responsabilidades.

Preordenação vs. predestinação

Algumas religiões acreditam na ideia de predestinação—a vontade e a salvação de Deus foram predeterminadas e não podemos mudar o curso dos acontecimentos em nossas vidas. Se alguém está destinado a ser um profeta, será. Se alguém está destinado a falhar, assim será.

A preordenação difere porque abre espaço para o noso arbítrio. O Guia das Escrituras diz:

“A preordenação não garante que o indivíduo vá receber certos chamados ou responsabilidades.  Tais oportunidades ocorrem nesta vida como resultado do exercício justo do arbítrio, da mesma forma que a preordenação é resultado da retidão na existência pré-mortal.”

O Élder Neal A. Maxwell ensinou: “Só porque fomos escolhidos ‘ali e naquele momento’, certamente não significa que possamos ser indiferentes ‘aqui e agora'”.

O que os líderes ensinaram

Por fim, veja estão algumas citações de líderes da Igreja sobre a preordenação.

“Seu Pai Celestial já os conhece há muito tempo”, disse o Presidente Russell M. Nelson.

“Vocês, como Seus filhos e Suas filhas, foram escolhidos por Ele para vir à Terra precisamente nesta época, para ser um líder em Sua grandiosa obra na Terra. Vocês não foram escolhidos por suas características corpóreas mas por seus atributos espirituais, tais como bravura, coragem, integridade de coração, sede de verdade, fome de sabedoria e desejo de servir ao próximo.”

O Élder Bruce R. McConkie disse:

“O Todo-Poderoso escolhe os profetas e apóstolos que ministram em Seu nome e apresentam Sua mensagem ao mundo em todas as épocas e dispensações. Ele seleciona e preordena Seus ministros; Ele os envia para a terra nos momentos antes designados; Ele guia e dirige seus preparativos mortais contínuos; e então os chama para as posições que foram preordenadas a receber antes das fundações da terra.”

O Élder Robert C. Oaks disse:

“Que doce bênção é saber—obter um testemunho pelo poder do Espírito Santo—que existe um Deus e que Ele tem um plano com um propósito exaltado para cada um de seus filhos. É também um fator determinante muito forte e pessoal poder aceitar que cada um de nós pode ter um papel especial a desempenhar neste plano. Deves a ti mesmo fazer um esforço extra para descobrir, em todos os pormenores possíveis, quem realmente és—para descobrir o teu potencial eterno no plano de Deus.”

Nota de esclarecimento: embora todas as respostas usem escrituras e/ou palavras de profetas modernos, não representamos A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não acreditamos que nenhuma das nossas respostas seja abrangente.

Fonte: LDS Daily

Veja também: 

Um olhar através do véu: as promessas que fizemos na vida pré-mortal
Perguntas e Respostas: “Escolhemos nossa família na preexistência?”

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *