fbpx

Perguntas e Respostas: “Escolhemos nossa família na preexistência?”

mãe celestial

A resposta é simples, não sabemos. Existem algumas teorias e explicações sobre escolhermos ou não nossa família na preexistência, e iremos explora-las nesse artigo.

O Plano de Salvação

Existem somente algumas coisas que sabemos com certeza sobre a vida pré-mortal. Uma das coisas que sabemos é que na vida pré-mortal tínhamos o nosso arbítrio.

Antes de virmos à Terra, escolhemos aceitar o plano de salvação do Pai Celestial ou nos rebelar com Lúcifer.

Todos os que estão na Terra, aceitaram o plano e receberam o dom de ter um corpo físico. Por causa da escritura em Alma 13:3-9, também sabemos que na vida pré-mortal, certas pessoas foram preordenadas a certos deveres ou chamados.

Por exemplo, sabemos que os líderes do Sacerdócio de Melquisedeque foram pré-ordenados na vida pré-mortal, o que significa que Deus os chamou para cumprir missões específicas durante suas vidas na terra.

O Profeta Joseph Smith disse:

“Todo homem que foi chamado para ministrar aos habitantes do mundo, foi ordenado para este propósito no Grande Conselho dos céus antes deste mundo. Suponho que fui ordenado para este chamado no Grande Conselho.”

Esse princípio de preordenação não se aplica somente aos homens, mas as mulheres também. O Presidente Spencer W. Kimball disse:

“Lembrem-se, antes de virmos para a Terra, as mulheres fiéis receberam certas designações, enquanto os homens fiéis foram preordenados para certas responsabilidades do sacerdócio. Embora hoje não nos lembremos dos detalhes, isso não altera a gloriosa realidade do que nos comprometemos a fazer.”

Não sabemos o quanto sabíamos sobre nossas jornadas pessoais e terrenas ou circunstâncias quando aceitamos vir à terra. Dito isto, não há nada escrito que afirme que escolhemos nossos pais ou cônjuges antes de virmos à terra.

A família onde crescemos

eu e minha casa serviremos ao Senhor

Durante minha infância, sempre escutei meus pais dizerem brincando, “Você não pode reclamar muito sobre a maneira como te criamos. Você escolheu vir e viver com essa família!”

Isso parece ser de conhecimento comum entre as famílias da Igreja, que seus filhos os selecionaram na vida pré-mortal.

No entanto, não encontrei nenhuma doutrina ou palavra de nossos líderes proféticos que apoiem essa teoria.

Enquanto a ideia de que escolhemos nossas famílias na vida pré-mortal possa trazer conforto a alguns indivíduos, para pessoas que não tem ‘a família ideal’, essa ideia pode machucá-los.

Crianças ou cônjuges que sofrem com abusos de qualquer tipo, odiariam acreditar que escolheram estar na situação em que se encontram.

E os casais casados que não podem ter filhos? Isto significa que alguém não quis tê-los como pais? Quão prejudicial essa ideia seria para alguém nessa posição?

A família que você escolherá

mórmons solteiros

Certo, então talvez as crianças não escolheram seus país, mas e se os cônjuges escolheram um ao outro?

Já ouvi alguns esposos e esposas dizerem que tiveram confirmações espirituais de que se escolheram para estar juntos durante suas vidas na terra.

Novamente, isto seria um grande conforto para alguns, mas também muito prejudicial para outros. E os adultos solteiros? Pessoas que não se casaram ainda ou que nunca se casarão nessa vida.

Se acreditarmos que todos nós escolhemos nossos cônjuges na vida pré-mortal, o que isto significa para eles? Que eles não foram escolhidos? Então, talvez você não tenha escolhido seu cônjuge na vida pré-mortal.

Escolhemos a família do Pai Celestial

Claramente há algumas ideias sobre escolhermos nossas famílias na vida pré-mortal. Talvez exista uma resposta que todos possamos concordar.

E se quando afirmamos que escolhemos nossas famílias, estamos nos referindo a quando fomos selados a família do Pai Celestial, depois que recebemos nossas ordenanças no templo e guardamos nossos convênios?

Será que foi nesse momento que escolhemos nossa família? Sentimos paz ao saber que todos temos um lugar na família Dele, porque todos somos Seus filhos.

Quando recebemos nossas ordenanças no templo e as guardamos, somos selados à família do Pai Celestial eternamente.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como Cristo pode “selar-vos como seus”?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *