fbpx

O que a morte da minha mãe me ensinou sobre a existência de anjos

anjos

Três anos atrás, eu li um discurso da irmã Wendy Watson Nelson intitulado: “Como os anjos podem nos ajudar mais em nossa vida”.

Esse discurso iniciou um estudo de ano sobre o tema “anjos”. Esse estudo, juntamente com o fato de que eu tinha, em várias ocasiões, sentido minha bisavó comigo, solidificou meu testemunho de que estamos de fato cercado por pessoas que nos amam e estão aqui para ajudar e consolar-nos. Aprendi essa verdade de modo tão profundo que eu mesma coescrevi uma canção sobre a presença inegável dos anjos.

Então você pode imaginar o quais eram as minhas expectativas minha mãe de repente morreu há oito meses.

Pouco depois de sua morte, eu ouvi histórias misturadas sobre as pessoas que sentiram seus entes queridos perto. Alguns disseram que sentiram seus entes queridos imediatamente. Alguns disseram que demorou alguns dias. Alguns me disseram que demorou mais de um ano. E alguns disseram que nunca sentiram seus entes queridos perto. “Eu nunca senti”, eu pensei. Eu sentia a  presença da minha mãe quando a vimos pela primeira vez no velório, no funeral ou talvez durante a sessão do templo a que assistimos dois dias depois que ela morreu.

Quando isso não acontecia, eu esperava que ela estivesse comigo durante as peças da escola, durante o nascimento de seus dois novos netos e durante uma cirurgia meu pai tinha agendado pouco depois de seu funeral. Mas nunca a senti perto de mim. Muitas noites eu chorei com saudade dela, desesperada por seu conselho sobre a criação de adolescentes e me dizendo que tudo bem se não eu amar a fase de 3 anos de idade. Mas só tive silêncio.

Há alguns meses, eu estava tão frustrado com essa distância e clamei em voz alta ao Pai Celestial: “Por quê? Por que o Senhor me fez estudar sobre anjos por tanto tempo, por que o Senhor me permitiu sentir outros anjos na minha vida, mas não a minha mãe?”

Minha resposta veio em um dos momentos mais claros que tive na vida: “Eu quis que você estudasse sobre anjos para que você soubesse que é verdade, para que você saiba que ela está com você, mesmo quando você não a sente”.

Instantaneamente, lágrimas vieram aos meus olhos. Sim. Eu sabia que era verdade. Eu sabia que os anjos estão à nossa volta, e esses anjos são a nossa família e nossos amigos. Eu sabia que eles ficavam magoados quando ficamos magoados e que sentem alegria quando sentimos alegria. Eu sabia que eles nos amam agora mais do que amavam enquanto eles estavam conosco na terra. Eu sabia que eles estão totalmente investidos em sua família, e que a morte não é o fim desta cadeia eterna e bela.

Ao olhar para trás nos últimos 8 meses, eu agora reconheço que minha mãe estava comigo de outras maneiras. Havia manhãs em que eu acordava, sabendo que o dia seria difícil por algum motivo, e eu receberia mensagens de textos ou visitas extras. Presentes com histórias inspiradas por trás delas vinham durante momentos em que eu estava mais machucada. Minha mãe sempre foi boa com as pessoas, e ela sabe que eu amo o meu grupo de apoio, por isso faz sentido que ela os usaria! Meus filhos a sentiram na escola ou com os amigos. Isso me trouxe muita paz. Onde mais eu poderia tê-la se não fosse por meio deles?

Fonte: LDS Living

Relacionado: 

Nossos parentes falecidos podem ser “anjos da guarda”?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *