fbpx

Nossos parentes falecidos podem ser “anjos da guarda”?

Creio que muitas pessoas que assistiram ao filme “Viva – A vida é uma festa” ficaram pensando se a premissa do filme tinha algum fundamento no mundo real.

Pra quem ainda não assistiu, o filme é sobre a tradição latina do “Dia de Los Muertos” onde existe a crença que neste dia, nossos parentes que faleceram voltam a terra para nos visitar.

Bem, eu fiquei pensando nisso, e tentei encontrar uma citação de profetas antigos e modernos que falava sobre nossos parentes falecidos vindo do Mundo Espiritual para nos visitar nesta vida mortal.

os anjos

When the Angels Come | Clark Kelley Price

Anjos da guarda

Primeiramente, anjos da guarda existem?

O termo “anjos da guarda” não é mencionado nas escrituras, entretanto há diversas menções de anjos ministradores que tinham a função de proteger, por exemplo:

  • O anjo que fechou a boca dos leões na história de Daniel
  • O anjo que livrou Pedro da prisão de Herodes
  • O anjo que salvou Abraão dos sacerdotes de Elquena.

Experiências com anjos protetores nesta última dispensação são inumeráveis, e apóstolos modernos testificam frequentemente sobre a ajuda divina:

“Anjos ainda são enviados a nos ajudar, assim como foram enviados para auxiliar Adão e Eva.” – Élder Holland

“Para a maioria de nós a jornada mortal é longa e seguimos nosso curso com a proteção de anjos da guarda”. – Élder Oaks

“O Senhor conhece você. Ele conhece o seu coração e está satisfeito com o seu sacrifício. Ele sorri para você todos os dias. Ele nos susterá e preparará o caminho para nós. Ele enviará Seus anjos para nos proteger. Você sentirá a Sua presença. E com a ajuda do céu, seus talentos serão multiplicados”. – Élder Uchtdorf

anjos, adão

Nossos parentes

Agora, há uma possibilidade desses anjos serem nossos parentes justos que faleceram?

Depois de muito procurar, encontrei uma citação de um profeta moderno que fala sobre isso. Presidente Joseph F. Smith disse:

“Nossos pais, irmãos, irmãs, e amigos que partiram desta vida, tendo sido fiéis, e dignos de desfrutar desses direitos e privilégios, podem receber uma missão para visitar seus amigos e parentes aqui na terra, trazendo de sua presença divina mensagens de amor, de aviso, de reprovação ou de instrução, para aqueles a quem eles aprenderam a amar na mortalidade.”[1]

o desafio do smartphone

Condições

O que podemos fazer para merecer o privilégio da ministração de anjos em nossa vida, principalmente de nossos parentes falecidos? Élder Holland compartilhou o seguinte:

“Devemos [buscar] diligentemente, [orar] sempre e [ser] crentes. [Então] todas as coisas contribuirão para o [nosso] bem, se [andarmos] retamente e [nos lembrarmos] do convênio que [fizemos].” [2]

Uma das coisas mais eficazes para tirar de nossa lembrança os convênios que fizemos é o consumo de mídia. Dependendo de nossas escolhas, fechamos as portas para a comunicação divina e os anjos justos que desejam nos ajudar não poderão ficar a nossa volta.

Mas graças a Jesus Cristo, e sua Expiação, podemos arrepender-nos, orar a Deus por proteção, e permanecer em lugares santos, para que os anjos do Senhor possam estar a nossa volta.

Referências:

[1] Gospel Doctrine, Salt Lake City: Deseret Book Co., 1970, pages 435–36.

[2] O Ministério de Anjos – Jeffrey R. Holland – Conferência Geral, outubro de 2008.

Relacionado:

Élder Soares dá dicas para sempre lembrarmos de Cristo e cumprir com nossos convênios

| Para refletir
Publicado por: Robson Lampert Severo
Robson L. Severo dirige os esforços da organização More Good Foundation nos países falantes de língua portuguesa. @robsonlsevero
Grupo de dança da BYU fará turnê pelo Brasil
Presidente Nelson no Arizona
Presidente Nelson conclama 65.000 santos no Arizona a coligar Israel

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *