Há uma frase que nós, membros de A Igreja de Jesus Cristo, costumamos repetir com frequência: “Todas as coisas com moderação.

Mas, pare e pense por um instante: será que realmente acreditamos em moderação em todas as coisas? Você conhece alguém que leve esse princípio ao pé da letra?

Muitas vezes usamos essa frase para justificar nossos exageros: comer demais no Natal (“é só uma vez por ano”), assistir um filme com cenas inadequadas (“é só uma cena”) ou até para mostrar o quanto estamos aproveitando algo de que gostamos. No fim das contas, parece que “moderação” se tornou uma forma elegante de disfarçar o excesso.

homem pensando
Imagem: extraída da internet.

Por que falamos assim se não acreditamos de verdade?

Os profetas e líderes da Igreja já usaram essa frase antes, até mesmo na conferência geral. Mas o que estamos realmente querendo dizer quando falamos “moderação em todas as coisas” é “moderação em todas as coisas que não são proibidas”.

Posso mencionar várias coisas que nós, como membros da Igreja, não aceitamos com moderação de jeito nenhum. Por exemplo: tomar café; não tomamos de jeito nenhum, nem mesmo com moderação. Rejeitamos bebidas alcoólicas, sexo antes do casamento, drogas ilícitas, atos ilegais, fumo, pornografia e tudo aquilo que nos afasta de Deus.

Então, por que estamos sempre usando a frase “moderação em todas as coisas” como desculpa para ceder a um pedaço de bolo de aniversário ou outras coisas? A resposta é simples e óbvia: é nossa cultura.

Sabe aquele momento quando levantamos a mão na escola dominical e falamos algo como: “as escrituras nos ensinam que, com grande poder, vêm grandes responsabilidades” e poucos segundos depois percebemos que acabamos de citar, na verdade, uma frase do filme Homem-Aranha por engano?

É tipo isso. Somos um povo social. Confiamos uns nos outros para perpetuar histórias, ensinamentos, lições de moral e piadas. E ouvimos os nossos líderes e colegas da Igreja usar a frase “moderação em todas as coisas” um milhão de vezes.

Não estou dizendo que não devemos falar em moderação. Nem estou dizendo que não devemos usar essa frase em particular. Mas quando usarmos, tenhamos certeza de estar usando-a corretamente e não como uma desculpa para fazer qualquer coisa que quisermos. Vamos tentar usá-la com moderação.

Fonte: LDS Living

Veja também: