fbpx

“Envie para 10 pessoas e receba uma bênção” – o problema das Correntes

correntes

Quem já não recebeu uma mensagem do tipo: “envie essa mensagem para 10 pessoas e receba uma bênção de Deus”, ou “se você ama Jesus repasse isso para 20 pessoas”. Elas nos chegam pelo whatsapp, pelo e-mail e pelas redes sociais. Além de potencialmente irritantes, essas mensagens erram ao vincular o nome do sagrado nome  do Senhor.

A última vez que recebi uma mensagem dessas, decidi explicar a pessoa que me enviou o que eu pensa. Antes eu apenas ignorava. Expliquei, primeiro: Deus não trabalha com “correntes de internet”; segundo: agradeço pela lembrança, mas prefiro não receber mais esse tipo de mensagem.

Deus não trabalha por meio de “correntes”

É evidente que Deus tem uma maneira de proceder. Muitas vezes Seu método nos parece surpreendente e misterioso. Mas as escrituras e as experiências espirituais que temos durante a vida nos mostram como Deus trabalha, e também como não trabalha.

Deus não vincula seu amor a uma quantidade de compartilhamentos ou curtidas. Ele não é egoísta, frívolo, mesquinho. Portanto, Ele não condiciona suas bênçãos ao repasse de mensagens com uma foto bonita e uma frase de efeito. Enquanto isso parece evidente para muitas pessoas, algumas realmente podem ser enganadas – supondo que uma “obra” do tipo pode produzir um efeito positivo. Geralmente não produz.

O Deus que “faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45) está mais preocupado que o conheçamos verdadeiramente, por meio da oração e das escrituras. Os profetas conheceram o Senhor através do Espírito Santo. Eles nos ensinaram:

“Portanto, fazei as coisas que eu vos disse ter visto vosso Senhor e Redentor fazer; porque por esta razão me foram mostradas, para que possais conhecer a porta pela qual deveis entrar. Porque a porta pela qual deveis entrar é o arrependimento e o batismo com água; e vem, então, a remissão de vossos pecados pelo fogo e pelo Espírito Santo. (…)

Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.” (2 Néfi 17:16, 20)

A escritura acima revela o caminho que Deus seguir para receber todas as bênçãos de Deus. Ao adentramos neste caminho nos tornamos o povo Dele, e recebemos o mandamento de convidar outros a unirem-se a nós (2 Néfi 26:27).

Deus também não trabalha em trevas, não trabalha no anonimato. Não precisa de um marketing tão trivial e banal. Ele “não faz coisa alguma que não seja clara para os filhos dos homens; e convida todos a virem a ele e a participarem de sua bondade” (2 Néfi 26:33)

Obrigado por lembrar de mim, mas prefiro não receber correntes

As pessoas que repassam correntes muitas vezes são bem intencionadas – e enviam mensagens deste tipo supondo que podem produzir algo bom. Em vez de ignorar a mensagem ou repassá-la – é adequado agradecer o emissor pela sua boa-fé. Podemos, por exemplo dizer: “Obrigado por ter lembrado de mim, mas prefiro não receber correntes.”

Isso não vale apenas para “correntes religiosas”, mas quando se trata deste tipo de assunto, existe uma seriedade que deve ser preservada. O sagrado reduzido a apelos baratos e chantagens acaba se tornando uma ferramenta de Satanás, pois destrói ou fragiliza aspectos doutrinários e do viver cristão.

Ademais, várias “correntes” são mentirosas e contém vírus. Portanto, se desejar compartilhar algo esta ciente da fonte.

É evidente que este texto não tem a pretensão de fazer as pessoas desistirem de enviar mensagens religiosas umas as outras. Na verdade, minha intenção é fomentar as boas mensagens – que estão repletas de verdade.

Portanto, continue a compartilhar o evangelho eterno, as boas novas de salvação – seja por meio de escrituras, citações e bons pensamentos. Mas evite repassar ideias falsas, tais como “receba a bênção de Deus se passar para 10 pessoas”. Por favor! Essa mensagem que aparente piedade, nega a eficacia da retidão. E por isso cito:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, (…)
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2 Timóteo 3:1-2, 5)

Afastemo-nos, portanto, deste tipo de coisa.

Relacionado:

A melhor maneira de ser um PÉSSIMO missionário pela Internet

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
César
César Milder e sua esposa entre novos presidentes de CTM chamados
Medalhão das Moças é dado a uma escritora não membro

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *