fbpx

Ir ao templo me ajudou a usar as redes sociais com sabedoria

Semana ocupada? Eu também. O LDS Living está aqui para te atualizar e te preparar para as discussões de domingo. Aqui está uma pérola de sabedoria do estudo desta semana do Vem, Segue-Me de 2 Néfi 11-19.

De acordo com o manual do Instituto do Antigo Testamento, cerca de um terço de Isaías é citado durante o Livro de Mórmon. Essa é a maior sequência contínua em que outro profeta é referenciado no Livro de Mórmon, e assim como muitas das profecias de Isaías, elas se concentram em Cristo.

No meu primeiro ano de seminário no ensino médio, estudamos a Doutrina e Convênios, e me lembro daquela primeira lição em que a Seção 1 de Doutrina e Convênios foi escrita e adicionada posteriormente como uma introdução ao livro.

Um templo no cume dos montes

Em uma participação em um podcast, o estudioso de hebraico e egípcio Kerry Muhlestein disse que o primeiro capítulo de Isaías pode ter sido adicionado posteriormente no livro. Então, este pode ser a razão pela qual  Néfi começa esta parte de seus escritos citandoIsaías 2.

Então, como Isaías 2 começa? Falando sobre o templo do Senhor. Em 2 Néfi 12:2 (também Isaías 2:2) lemos:

“E acontecerá nos últimos dias, quando o monte da casa do Senhor for estabelecido no cume dos montes e se exalçar acima dos outeiros e concorrerem a ele todas as nações.”

É emocionante ver quase atualizações semanais sobre a construção do templo e como essas casas do Senhor estão sendo erguidas no alto de montanhas ao redor do mundo. Mas os pensamentos de Isaías sobre o templo não terminam apenas com eles sendo estabelecidos.

Lá em 2 Néfi 18:14 (também Isaías 8:14) fala sobre o Senhor ser como um santuário. E o santuário físico para o povo nos dias de Isaías, com suas paredes literais de proteção, teria sido o templo. Mas Isaías compara aquele local que eles entendiam ser seguro com como é estar com Cristo. E nós também podemos nos apoiar nessa semelhança.

“E ele será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço e de rocha de escândalo às duas casas de Israel; de laço e rede aos moradores de Jerusalém.”

Jovens

Deus está aqui

Quando vou ao templo agora, não é para evitar as armadilhas e os laços dos meus inimigos, mas é para escapar (mesmo que apenas por uma hora) da maior armadilha que enfrento: uma infinidade de posts em redes sociais.

Assim como muitas coisas na vida, um pouco de Instagram ou TikTok não é ruim, mas seu código é projetado para fazer você passar mais do que um pouco de tempo nele. Pode se tornar um “laço e rede” moderno, como é mencionado em 2 Néfi 18, mas o Senhor e Sua casa também podem ser como um santuário.

O templo é o único lugar restante em minha vida onde deixo meu celular na porta, literalmente. Ele fica no meu carro, e antes de eu entrar pelas portas do templo posso sentir o alívio.

O autocontrole online (ou a falta dele) é talvez a armadilha de menor risco da qual o templo pode nos salvar. Ele também pode servir como um farol e lembrete de que Deus está aqui para nós. Pode nos ensinar que somos todos iguais perante Deus. Pode servir de inspiração quando sentimos que o céu está muito longe.

Os escritos de Isaías estão cheios de antecipação pelo Senhor vir a Seu povo. Agora estamos em um tempo em que estamos esperando por Sua segunda vinda. E o templo sempre foi um lugar onde podemos nos concentrar neste grande e glorioso dia.

Fonte: LDS Living

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *