fbpx

É o Espírito ou só a minha ansiedade que está falando?

Durante a maior parte da minha vida, tenho lutado para entender quando é o Espírito falando comigo e quando são os meus próprios pensamentos ou preocupações. Depois de compartilhar minhas frustrações com amigos, família e bispos, percebi duas coisas: 1) Eu não era o único membro da Igreja que tinha dificuldades com isso e 2) não havia muitas soluções.

Sabemos que o Espírito Santo fala conosco através de sentimentos, então como podemos saber quais emoções são enviadas por Deus?

Gálatas 5:22-23 diz:
Mas o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra essas coisas não há lei.

O Espírito Santo é comumente conhecido como aquela voz mansa e delicada. Na maioria das vezes, os sentimentos do Espírito Santo são mansos e calorosos, como listado acima. Mas e quando você precisa de uma resposta para uma decisão importante, como por exemplo, com quem se casar ou qual a carreira profissional seguir? Quando me deparo com grandes decisões, a minha ansiedade começa a falar mais alto. Eu penso demais e me preocupo com o resultado de cada escolha, tornando difícil ouvir o que o Espírito está tentando me dizer.

A diferença entre o Espírito e a ansiedade

Primeiro, vamos esclarecer quais são os papéis do Espírito. O Espírito Santo nos ensina verdades e nos enche de amor, esperança e conforto. Os sentimentos do Espírito nem sempre são positivos. O Espírito Santo também é capaz de nos avisar do perigo físico e espiritual. Por causa desta crença, confundi os sentimentos de advertências espirituais e os sentimentos de minhas próprias ansiedades. Mas temos que nos lembrar de como o Espírito Santo Se comunica conosco e também reconhecer quando estamos ansiosos:

A ansiedade nos sufoca e limita. O Espírito Santo nos deixa calmos, seguros e relaxados.

A ansiedade está constantemente nos perguntando ‘e se?’ O Espírito Santo proporciona um momento de conhecimento.

A ansiedade é generalizada. O Espírito Santo é específico.

A ansiedade traz pressão e medo. O Espírito Santo esclarece e nos alerta.

A psicóloga Dra. Debra Theobald McClendon criou o gráfico abaixo para fornecer ideias sobre como distinguir a ansiedade do Espírito. Achei extremamente útil quando me sentia preocupado.

Esteja atento

Uma coisa que me ajudou a discernir o Espírito Santo dos meus próprios pensamentos foi entender as minhas reações físicas aos sentimentos de ansiedade e aos impulsos espirituais. Quando sinto ansiedade, o meu coração começa a acelerar, as minhas mãos ficam suadas e a minha perna treme.

O Espírito Santo não fala conosco dessa maneira. O Espírito não nos faz tremer e não é agressivo, Ele é suave e tranquilo. Quando sinto o Espírito, fico arrepiado e sinto paz no meu coração. Saber como reajo fisicamente a ambos me ajuda a entender, em momentos de dúvidas, quando é o Espírito Santo e quando é o meu próprio medo.

Muitas pessoas têm dificuldades para discernir entre o Espírito e seus próprios pensamentos. Mas quando você entende os fundamentos de como é o Espírito e qual é o Seu papel, saber a diferença entre os dois torna-se ainda mais fácil.

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

4 maneiras de reduzir a ansiedade de acordo com as escrituras

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *