5 coisas que eu diria para alguém que deixou a Igreja
Alguém que deixou a igreja
Não importa sua religião ou crença, é sempre difícil quando alguém que você conhece faz a escolha de sair. Pode acontecer de repente, aparentemente sem razão, ou vir no final de uma longa jornada. Talvez você não saiba o que dizer ou como reagir quando alguém lhe disser que está deixando a Igreja. Por um lado, existe um desejo natural (e muitas vezes bem-intencionado) de convencer a pessoa a permanecer. Contudo, há uma necessidade de respeitar a decisão de graciosamente aceitar diversas opiniões sobre fé e religião.
Enquanto cada situação é diferente e precisamos seguir a orientação do Espírito, aqui estão cinco coisas que podem ser úteis para dizer quando alguém que deixou a igreja:
1) Ainda amo você
Os maiores mandamentos de Deus estão ligados ao amor e ao serviço. Este amor é para ser incondicional. Muitas pessoas acreditam que serão rejeitadas por sua decisão de deixar a Igreja. Precisamos reafirmar nosso amor constantemente, não importa o que alguém possa escolher. Embora nunca devêssemos ficar em um relacionamento que poderia ser prejudicial, a maioria das pessoas que decidem deixar a Igreja ainda são boas, amáveis e merecedoras de amor. Precisamos expressar este amor de uma maneira clara e confiante. Também é importante ser genuíno nessas expressões.
2) Eu respeito sua decisão
Quer falemos ou não, muitas vezes temos pensamentos condescendentes quando alguém nos diz que está deixando a Igreja. Queremos dizer: “Bem, você orou sobre isso?” Ou “Você precisa fazer mais pesquisas”. Precisamos assumir que alguém que está deixando a Igreja é uma pessoa inteligente que faz o que sente e acredita que é a melhor decisão para sua vida. Ao expressar o nosso respeito pela sua decisão, criamos uma atmosfera de segurança emocional para todas as partes envolvidas.
3) Eu quero que ambos se sintam seguros ao discutir nossas opiniões
Quando as pessoas se sentem respeitadas e seguras, discussões saudáveis podem acontecer. Ainda é importante expressar nossas próprias opiniões e prestar nossos testemunhos quando acharmos que é apropriado. Apesar do que o mundo pode dizer, duas pessoas com opiniões diferentes podem ter uma conversa civil e frutuosa sobre a fé. Ambos podem aprender alguma coisa, mesmo que as opiniões não sejam alteradas. Evite contendas. Procure expressar o amor de Deus em todas as suas comunicações. Isso ajudará a criar confiança quando você sentir que precisa ser ousado. Isso também fará com que a pessoa que está deixando a Igreja se sinta bem quando falar com você.
4) Você ainda é parte de nossa comunidade
Como Igreja, temos uma comunidade muito poderosa e expansiva. Muitas amizades, atividades sociais e serviço comunitário estão ligados à nossa adesão à Igreja. Isso pode ser difícil de desistir e alguém não deve sair dessas coisas se eles ainda querem estar envolvidos. Convide as pessoas para festas, atividades e eventos. O objetivo, no entanto, não deve ser muito reativo a pessoa ou emboscá-los com perguntas sobre sua fé, mas para oferecer uma mão amiga.
5) Por favor, respeite minha decisão de viver minha fé
Devemos ser capazes de viver nossas próprias vidas de fé e testemunho sem medo. Devemos respeitar os outros e eles devem nos respeitar. Esse respeito inclui a liberdade de continuar a expressar sua fé. Se alguém que deixou a Igreja quer lutar com você ou não mostrar o respeito que você está tentando oferecer, pergunte-lhes como vocês podem progredir juntos de forma prazerosa e amigável.
Este artigo foi traduzido do inglês ldsdaily.