Como cuidar da nossa saúde nos aproxima de Deus?

Cuidar da saúde é importante e todos os médicos recomendam isso. Porém, já parou para pensar que cuidar de sua saúde pode te aproximar mais do Pai Celestial? Quando cuidamos do nosso corpo, que é o templo de Deus, temos muitos benefícios:

  • Cumprimos Seu mandamento: O que permite que o Espírito Santo nos guie mais facilmente;
  • Teremos mais energia: Ficamos mais dispostos a fazer todas as coisas necessárias em nossas vidas;
  • Seremos capazes de servir melhor e seremos melhores líderes: Quanto mais saudável formos, mais capazes seremos de servir e proporcionar felicidade ao próximo e a nós mesmos;
  • Sentiremos mais respeito por nós e pelos outros: Quando mantemos nosso corpo saudável, sentimo-nos bem conosco e temos entusiasmo para realizar nosso trabalho. Temos também mais paciência, amor e gentileza para com os outros;
  • Seremos capazes de prover para nós mesmos e nossa família: Quanto mais saudável for o nosso corpo, mais capacitados estaremos para trabalhar e prover nosso sustento e o de nossa família (Deveres e Bênçãos do Sacerdócio: Manual Básico para Portadores do Sacerdócio, Parte A, Manter a Saúde Física).

Leia, a seguir, 3 hábitos saudáveis que nos aproximam de Deus:

1) Praticar exercícios físicos

Em um estudo internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que um em cada dois adultos não pratica atividades físicas regularmente.

“No total, 47% da população está abaixo da média de exercícios recomendada por médicos e especialistas. Quando comparado a outros países, o Brasil apresenta uma das piores taxas de ociosidade do mundo, ficando atrás de nações como os Estados Unidos, que conta com 36% de ociosidade, e Reino Unido, que tem 40%.”

A OMS orienta que adultos entre 18 e 64 anos pratiquem por semana ao menos 150 minutos de exercício aeróbico moderado ou 75 de alta intensidade.

A prática regular de exercícios físicos (sejam eles mais leves ou de maior intensidade) traz benefícios para o nosso corpo, e também para a nossa mente (intelectual, espiritual e emocionalmente). Os cuidados com o corpo abençoam nossa mente e nos ajudam a lembrar que somos um filho de Deus, e que podemos ser mais confiantes e felizes.

Nossos lados emocional, físico e espiritual estão todos interligados. Para o Vigor da Juventude ensina: “Sua saúde emocional também é importante e pode afetar seu bem-estar espiritual e físico.”

Também pode ser interessante: As bênçãos de guardar a Palavra de Sabedoria e fazer exercícios

Diversas pesquisas apontam que indivíduos que praticam exercícios de maneira regular podem experimentar uma melhora no humor, porque a movimentação do corpo libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Além disso, fortalece os músculos, condiciona o corpo a ter mais energia, e pode ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.

O Presidente David O. McKay afirmou:

“O homem saudável, que cuida de seu físico, tem força e vitalidade; seu corpo é o templo para que o espírito habite. (…) Sendo assim, é necessário cuidar de nosso corpo físico e observar as leis de saúde física e felicidade”. (“The ‘Whole Man’ ”, Improvement Era, abril de 1952, p. 221)

Assim como algumas pessoas têm problemas de saúde física, outras têm problemas com sua saúde emocional. A vida pode ser bem difícil, e às vezes podemos ter sentimentos de ansiedade, depressão ou falta de autoestima.

Lembre-se, porém, que tanto para a saúde física quanto para a emocional, os exercícios e o trabalho árduo ajudam a manter uma perspectiva positiva. O mais importante não é o quanto você é veloz ou atlético, mas, sim, com que constância você faz isso.

Também pode ser interessante: 7 tesouros ocultos que uma mãe encontrou na Palavra de Sabedoria

2) Observar a Palavra de Sabedoria

O Senhor disse-nos que existem determinadas substâncias que não devemos introduzir em nosso corpo, tais como fumo, café, chá, bebidas alcoólicas e certos alimentos, como podemos ver na Palavra de Sabedoria. Por outro lado, Ele recomendou alguns alimentos e bebidas que devemos usar para manter nosso corpo bem sadio. Aqueles que cumprem a Palavra de Sabedoria têm promessas de saúde, sabedoria e proteção. (Ver D&C 89:18–21.)

O Élder Adrián Ochoa, Dos Setenta, ensinou:

“Por que vemos pessoas a nosso redor que parecem ser mais cheias de energia e felizes? Uma razão importante são os hábitos. Se observarmos nosso corpo do ponto de vista espiritual e compreendermos que ele é “um templo, uma dádiva preciosa de Deus”, vamos amá-lo e mantê-lo sagrado.

Para mim, sagrado significa limpo, bem nutrido e forte. Para nos ajudar a manter nosso corpo sagrado, uma das maneiras previstas pelo Senhor foi a Palavra de Sabedoria.

Para o Vigor da Juventude explica: “Se for obediente [à Palavra de Sabedoria], permanecerá livre de vícios prejudiciais e manterá o controle sobre sua própria vida. Ganhará as bênçãos de um corpo saudável, uma mente alerta e a orientação do Espírito Santo.

Estará preparado(a) para servir ao Senhor. Nunca permita que Satanás ou outras pessoas enganem você de modo a pensar que a violação da Palavra de Sabedoria tornará você mais feliz, popular ou atraente”. Ao seguir a Palavra de Sabedoria, lembre que está cuidando tanto de seu corpo quanto de sua mente, e que isso permitirá que “[encontre] sabedoria e grandes tesouros de conhecimento” (D&C 89:19).

Não podemos cair nessa armadilha dos maus hábitos, das rotinas preguiçosas ou do uso de substâncias que viciam. Em Para o Vigor da Juventude, lemos que essas coisas “prejudicam o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. (…) Prejudicam as relações com a família e os amigos e diminuem seu sentimento de autoestima.

Limitam sua capacidade de fazer suas próprias escolhas”. Se formos ativos e nos alimentarmos corretamente, isso vai ajudar a evitar esses maus hábitos e desenvolveremos a capacidade de abster-nos de tendências que nos prejudicam e degradam.”

Relacionado: Quando a palavra de sabedoria se tornou um mandamento?

O que os mórmons podem comer?

3) Manter uma alimentação saudável

Uma dieta adequada consiste em uma variedade de alimentos de cada um dos grupos todos os dias. Necessitamos de carnes e produtos de origem animal, frutas e vegetais, laticínios, grãos e raízes que contenham amido. (Para mais informações, ver Manual Básico da Mulher SUD)

Devemos nutrir bem o nosso corpo, pois com o que nós ingerimos temos mais saúde e força física.

Agora que já sabemos como hábitos saudáveis nos aproximam do Salvador e nos tornam mais capazes de exercer nossas tarefas diárias, o que você vai mudar hoje em sua rotina?

| Para refletir
Publicado por: Gabriela Gomes
Gabriela Gomes, é advogada, esposa do Jean, e mãe da Bella e da Liz. É do Rio de Janeiro, Ala Méier, membro da igreja há 16 anos e foi selada no templo de São Paulo em 2014. Serve atualmente como conselheira das Moças em sua ala.
Governador de Utah estabelece 23 de julho como o Dia do Presidente M....
Conheça os Santos dos Últimos Dias que participarão dos Jogos...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *