Como cuidar da nossa saúde nos aproxima de Deus?
Cuidar da saúde é importante e todos os médicos recomendam isso. Porém, já parou para pensar que cuidar de sua saúde pode te aproximar mais do Pai Celestial? Quando cuidamos do nosso corpo, que é o templo de Deus, temos muitos benefícios:
- Cumprimos Seu mandamento: O que permite que o Espírito Santo nos guie mais facilmente;
- Teremos mais energia: Ficamos mais dispostos a fazer todas as coisas necessárias em nossas vidas;
- Seremos capazes de servir melhor e seremos melhores líderes: Quanto mais saudável formos, mais capazes seremos de servir e proporcionar felicidade ao próximo e a nós mesmos;
- Sentiremos mais respeito por nós e pelos outros: Quando mantemos nosso corpo saudável, sentimo-nos bem conosco e temos entusiasmo para realizar nosso trabalho. Temos também mais paciência, amor e gentileza para com os outros;
- Seremos capazes de prover para nós mesmos e nossa família: Quanto mais saudável for o nosso corpo, mais capacitados estaremos para trabalhar e prover nosso sustento e o de nossa família (Deveres e Bênçãos do Sacerdócio: Manual Básico para Portadores do Sacerdócio, Parte A, Manter a Saúde Física).
Leia, a seguir, 3 hábitos saudáveis que nos aproximam de Deus:
1) Praticar exercícios físicos
Em um estudo internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que um em cada dois adultos não pratica atividades físicas regularmente.
“No total, 47% da população está abaixo da média de exercícios recomendada por médicos e especialistas. Quando comparado a outros países, o Brasil apresenta uma das piores taxas de ociosidade do mundo, ficando atrás de nações como os Estados Unidos, que conta com 36% de ociosidade, e Reino Unido, que tem 40%.”
A OMS orienta que adultos entre 18 e 64 anos pratiquem por semana ao menos 150 minutos de exercício aeróbico moderado ou 75 de alta intensidade.
A prática regular de exercícios físicos (sejam eles mais leves ou de maior intensidade) traz benefícios para o nosso corpo, e também para a nossa mente (intelectual, espiritual e emocionalmente). Os cuidados com o corpo abençoam nossa mente e nos ajudam a lembrar que somos um filho de Deus, e que podemos ser mais confiantes e felizes.
Nossos lados emocional, físico e espiritual estão todos interligados. Para o Vigor da Juventude ensina: “Sua saúde emocional também é importante e pode afetar seu bem-estar espiritual e físico.”
Também pode ser interessante: As bênçãos de guardar a Palavra de Sabedoria e fazer exercícios
Diversas pesquisas apontam que indivíduos que praticam exercícios de maneira regular podem experimentar uma melhora no humor, porque a movimentação do corpo libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
Além disso, fortalece os músculos, condiciona o corpo a ter mais energia, e pode ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.
O Presidente David O. McKay afirmou:
“O homem saudável, que cuida de seu físico, tem força e vitalidade; seu corpo é o templo para que o espírito habite. (…) Sendo assim, é necessário cuidar de nosso corpo físico e observar as leis de saúde física e felicidade”. (“The ‘Whole Man’ ”, Improvement Era, abril de 1952, p. 221)
Assim como algumas pessoas têm problemas de saúde física, outras têm problemas com sua saúde emocional. A vida pode ser bem difícil, e às vezes podemos ter sentimentos de ansiedade, depressão ou falta de autoestima.
Lembre-se, porém, que tanto para a saúde física quanto para a emocional, os exercícios e o trabalho árduo ajudam a manter uma perspectiva positiva. O mais importante não é o quanto você é veloz ou atlético, mas, sim, com que constância você faz isso.
Também pode ser interessante: 7 tesouros ocultos que uma mãe encontrou na Palavra de Sabedoria
2) Observar a Palavra de Sabedoria
O Senhor disse-nos que existem determinadas substâncias que não devemos introduzir em nosso corpo, tais como fumo, café, chá, bebidas alcoólicas e certos alimentos, como podemos ver na Palavra de Sabedoria. Por outro lado, Ele recomendou alguns alimentos e bebidas que devemos usar para manter nosso corpo bem sadio. Aqueles que cumprem a Palavra de Sabedoria têm promessas de saúde, sabedoria e proteção. (Ver D&C 89:18–21.)
O Élder Adrián Ochoa, Dos Setenta, ensinou:
“Por que vemos pessoas a nosso redor que parecem ser mais cheias de energia e felizes? Uma razão importante são os hábitos. Se observarmos nosso corpo do ponto de vista espiritual e compreendermos que ele é “um templo, uma dádiva preciosa de Deus”, vamos amá-lo e mantê-lo sagrado.
Para mim, sagrado significa limpo, bem nutrido e forte. Para nos ajudar a manter nosso corpo sagrado, uma das maneiras previstas pelo Senhor foi a Palavra de Sabedoria.
Para o Vigor da Juventude explica: “Se for obediente [à Palavra de Sabedoria], permanecerá livre de vícios prejudiciais e manterá o controle sobre sua própria vida. Ganhará as bênçãos de um corpo saudável, uma mente alerta e a orientação do Espírito Santo.
Estará preparado(a) para servir ao Senhor. Nunca permita que Satanás ou outras pessoas enganem você de modo a pensar que a violação da Palavra de Sabedoria tornará você mais feliz, popular ou atraente”. Ao seguir a Palavra de Sabedoria, lembre que está cuidando tanto de seu corpo quanto de sua mente, e que isso permitirá que “[encontre] sabedoria e grandes tesouros de conhecimento” (D&C 89:19).
Não podemos cair nessa armadilha dos maus hábitos, das rotinas preguiçosas ou do uso de substâncias que viciam. Em Para o Vigor da Juventude, lemos que essas coisas “prejudicam o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. (…) Prejudicam as relações com a família e os amigos e diminuem seu sentimento de autoestima.
Limitam sua capacidade de fazer suas próprias escolhas”. Se formos ativos e nos alimentarmos corretamente, isso vai ajudar a evitar esses maus hábitos e desenvolveremos a capacidade de abster-nos de tendências que nos prejudicam e degradam.”
Relacionado: Quando a palavra de sabedoria se tornou um mandamento?
3) Manter uma alimentação saudável
Uma dieta adequada consiste em uma variedade de alimentos de cada um dos grupos todos os dias. Necessitamos de carnes e produtos de origem animal, frutas e vegetais, laticínios, grãos e raízes que contenham amido. (Para mais informações, ver Manual Básico da Mulher SUD)
Devemos nutrir bem o nosso corpo, pois com o que nós ingerimos temos mais saúde e força física.
Agora que já sabemos como hábitos saudáveis nos aproximam do Salvador e nos tornam mais capazes de exercer nossas tarefas diárias, o que você vai mudar hoje em sua rotina?