fbpx

As bênçãos de guardar a Palavra de Sabedoria e fazer exercícios

corpo

Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ter uma alimentação saudável, praticar esportes e fazer atividades físicas não é apenas uma boa ideia, mas uma revelação que manifesta a ordem e a vontade de Deus quanto à salvação física de todos os santos nos últimos dias. É um mandamento!

O Presidente Boyd K. Packer ensinou:

 “A revelação foi dada, a princípio, como “saudação; não por mandamento ou constrangimento” (D&C 89:2), mas após os membros da Igreja terem tido tempo de aprender sua importância, sucessivos presidentes da Igreja declararam-na um mandamento, sendo ela aceita pela Igreja como tal”.

Os membros da Igreja seguem (ou deveriam estar seguindo) a Palavra de Sabedoria em sua totalidade. Não basta apenas não fazer uso de substâncias prejudiciais! A Palavra de Sabedoria é muito mais que não ingerir café, chá preto, bebidas alcoólicas, não fumar ou usar drogas.

Além da Palavra de Sabedoria, há vários conselhos de nossos apóstolos e profetas sobre atividades físicas para manter a saúde física de nosso corpo. No livreto “Para o Vigor da Juventude”, lemos:

“Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente: Pratiquem o equilíbrio e sejam moderados em todos os aspectos de sua saúde física”.

É necessário buscar o equilíbrio em todas as coisas, inclusive no que diz respeito aos exercícios físicos. Será que estamos nos exercitando para manter a boa saúde ou para ostentar uma boa e literal “aparência” aos homens? Será que estamos cuidando da nossa saúde ou estamos vivendo de aparências, mas fazendo uso de substâncias prejudiciais?

Em 1996, há 22 anos, o Presidente Boyd K. Packer já advertia os membros da Igreja sobre isso. Ele disse:

“Aprendam, jovens, aprendam a ser cuidadosos e a terem bom senso em assuntos de saúde, nutrição e, em especial, no tocante a medicamentos. Evitem ser extremistas, fanáticos ou adeptos de modismos”.

É muito importante cuidarmos corretamente de nosso corpo físico. “Ou não sabeis”, escreveu Paulo, “que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós?” (I Coríntios 6:19).

Além de cuidarmos adequadamente de nosso corpo, a forma como o expomos também deve ser muito bem analisada, pelo mesmo motivo citado acima – nosso corpo é um templo do Espírito Santo.

Tanto mulheres como homens devem estar atentos às vestimentas, independentemente de qualquer situação, quer na praia, na academia ou no parque.

Citando novamente o livreto “Para o Vigor da Juventude”, no tópico “Vestuário e Aparência”, lemos:

“Seu corpo é sagrado. Respeitem-no e não o profanem de modo algum. Vocês podem, por meio de seu vestuário e sua aparência, demonstrar que sabem o quanto seu corpo é precioso. Vocês podem mostrar que são discípulos de Jesus Cristo e que O amam. Os profetas sempre aconselharam os filhos de Deus a vestir-se com recato. Quando estão bem arrumados e vestidos com recato, vocês convidam a companhia do Espírito e podem ser uma boa influência para aqueles que os cercam. A maneira como vocês se arrumam e se vestem influência o modo pelo qual vocês e outras pessoas agem. Nunca rebaixem seus padrões de vestuário. Não usem uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Ao se vestirem sem recato, vocês enviam uma mensagem que é contrária à sua identidade de filho ou filha de Deus. Enviam também a mensagem de que estão usando o corpo para atrair atenção e obter aprovação.”

Quais mensagens queremos passar? Queremos chamar a atenção para nossos corpos ou para nosso exemplo de vida?

Sobre o tipo de roupa considerada adequada, também podemos ler no livreto:

“As roupas consideradas não recatadas são aquelas muito justas, transparentes ou reveladoras sob qualquer aspecto. Devem escolher trajes devidamente recatados ao praticar esportes. Os modismos do mundo mudam, mas os padrões do Senhor não mudam”.

Como membros da Igreja, devemos escolher bem que tipo de roupa usaremos e não devemos usar desculpas para justificar o uso de roupas não adequadas. É possível para homens e mulheres manter o recato em todas as situações.

Fazer exercícios físicos regulamente só traz benefícios tanto físicos como espirituais. Você tem feito atividades físicas?

Compartilhe conosco as bênçãos por guardar a palavra de sabedoria e fazer atividades físicas!

Relacionado:

Como eliminei mais de 60 kg confiando no Senhor

 

 

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
discernir e ter um relacionamento com Deus
10 dicas para fazer as crianças prestarem atenção no estudo do...
internet e testemunho
Veja como a Internet pode destruir o seu testemunho

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *