Como posso amar uma família tão disfuncional e tóxica?

Pergunta

Venho de uma família muito disfuncional e tóxica. Estou sinceramente tentando amá-los e perdoar, mas honestamente prefiro mantê-los à distância. Pensar em ter que ficar com eles para sempre me parece uma ideia muito triste. Pode me dar algum conselho?

Resposta

O primeiro conselho que eu daria a você é perguntar ao Senhor por meio de muito estudo, ponderação, jejum e oração se eles realmente são o que o Senhor consideraria “tóxicos”. Um dos critérios pelo qual medir isso seria por meio das seguintes perguntas:

Eles afastam você do Senhor e de Suas bênçãos mais do que você afasta a si mesmo?
Para cada convite que eles fazem, você se achega mais ao Senhor ou se afasta mais Dele?
Para cada convite que eles aceitam de você, eles se achegam mais ao Senhor ou se afastam mais Dele?

Se sua família for verdadeiramente tóxica, então, sim, mantenha distância. Porém, não use isso como uma desculpa para odiá-los.

Eles não são apenas sua família. Eles são filhos de Deus e sempre devemos esperar pelo melhor, pela mudança e manter o perdão em mente. Contudo, se as influências negativas deles são mais poderosas do que suas reservas espirituais podem controlar, então, faça de tudo para manter-se seguro.

O Senhor nos disse para amar nosso próximo como a nós mesmos. Isso significa que você precisa amar a si mesmo em primeiro lugar? Sim.

Muitas pessoas que carecem de caridade e compaixão pelo próximo, também são pessoas que carecem de caridade e compaixão por si mesmas.

O Senhor também nos disse para remover a trave de nossos próprios olhos antes de removermos o argueiro do olho de nosso irmão.

Embora isso se refira diretamente à hipocrisia, eu aplicaria de uma maneira diferente à sua situação.

Se suas reservas espirituais estão muito baixas, você não pode ser uma fonte de inspiração para os outros.

Quando você chegar a um lugar ou momento em sua vida onde seu espírito é forte o suficiente para aguentar estar entre um grupo tóxico que você deveria ajudar, então faça o seu melhor para ajudá-los. Procure sempre amá-los, esperar o melhor para eles e orar por eles.

Espero sinceramente ter ajudado. Faça o seu melhor, busque inspiração no Senhor e Ele estará ao seu lado para orientar você em suas decisões.

Fonte: Ask Gramps

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *