fbpx

Atributos e funções dos anjos de Deus, segundo as escrituras

Anjo-tocando-trombeta

ofício ou função dos anjos é a ocupação deles – o que eles foram chamados a realizar, o que realizam sob a direção de Deus para os homens; e também refere-se a um chamado especifico – como por exemplo, o de querubins, que devem guardar lugares santos.

O Élder Holland explicou:

“Em épocas de maior necessidade, Ele [Deus] enviava também anjos, mensageiros divinos, para abençoar Seus filhos e lhes reassegurar que o céu estava sempre perto e que Sua ajuda estaria sempre próxima. (…) Desde o princípio até o decorrer das dispensações, Deus tem usado anjos como emissários para transmitir amor e interesse por Seus filhos.

Em geral, tais seres não são vistos. Às vezes, são. Porém, visíveis ou não, eles estão sempre próximos. Por vezes, seu papel é de enorme importância e tem significado para o mundo como um todo. De vez em quando, as mensagens são mais pessoais. Ocasionalmente, o objetivo angélico é alertar. Mais comumente, no entanto, é de consolar, prover algum tipo de atenção misericordiosa ou orientação em épocas difíceis.

Quando Leí, em seu sonho, encontrou-se em um lugar tenebroso, um deserto “escuro e triste”, como o descreveu, um anjo o visitou, “um homem (…) vestido com um manto branco; (…) [ele] me falou”, disse Leí, “e ordenou-me que o seguisse”. Leí o seguiu para um lugar seguro e, por fim, pelo caminho da salvação” (“O Ministério de Anjos”, Sessão da tarde de sábado, Conferência Geral, outubro de 2008).

Aprendemos mais sobre os anjos com as palavras de Morôni:

“os anjos [não] cessaram de exercer seu ministério junto aos filhos dos homens.Pois eis que a ele [Deus] estão sujeitos, para exercerem o ministério de acordo com a palavra de sua ordem, manifestando-se aos que têm uma fé vigorosa e uma mente firme em toda forma de santidade.

E o ofício de seu ministério é chamar os homens ao arrependimento e cumprir e realizar a obra dos convênios que o Pai fez com os filhos dos homens, a fim de preparar o caminho entre os filhos dos homens, declarando a palavra de Cristo aos vasos escolhidos do Senhor, para que deem testemunho dele.

E, assim fazendo, o Senhor Deus prepara o caminho para que o resto dos homens tenham fé em Cristo, a fim de que o Espírito Santo tenha lugar em seus corações segundo seu poder; e, desta maneira, cumpre o Pai os convênios que fez com os filhos dos homens.” (Morôni 7:29-32)

O seguinte quadro pretende apontar alguns dos atributos angelicais quanto a seu ofício:

os anjos

Arte de Annie Henrie Nader

Consolar e Confortar, Suster, preparar o caminho

Quando o diabo deixou o Salvador, depois de tentá-lo duramente “e eis que vieram os anjos e o serviram (Mateus 4:11); e um durante a agonizante e terrível expiação, “apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.” (Lucas 22:43)

Outras escrituras: Gênesis 32:1, Marcos 1:13; 2 Néfi 4:24; D&C 84:88; D&C 103:20; Gênesis 24:40; II Reis 19:5-8; Mateus 28:2-7; Alma 8:14-15

Alertar; Chamar ao Arrependimento; e Salvar e Guardar

Alma, o filho, e os filhos de Mosias saíram procurando destruir a Igreja. Por causa da oração dos justos um anjo foi enviado para alertar os rapazes e convencê-los do poder de Deus:

“E, como vos disse, enquanto se rebelavam contra Deus, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhes; e desceu como se fosse numa nuvem; e falou como se fosse com voz de trovão, fazendo com que tremesse o solo onde estavam.

E tão grande foi o seu assombro que caíram por terra e não entenderam as palavras que ele lhes disse.

Não obstante, ele clamou outra vez, dizendo: Alma, levanta-te e aproxima-te, pois por que persegues a igreja de Deus? Porquanto o Senhor disse: Esta é a minha igreja e eu a estabelecerei; e nada a destruirá, a não ser a transgressão do meu povo.

E disse mais o anjo: Eis que o Senhor ouviu as orações de seu povo e também as orações de seu servo Alma, que é teu pai; porque ele tem orado com muita fé a teu respeito, para que tu sejas levado a conhecer a verdade; portanto vim com o propósito de convencer-te do poder e autoridade de Deus, para que as orações de seus servos possam ser respondidas de acordo com sua fé.

E agora, eis que podes duvidar do poder de Deus? Pois minha voz não faz tremer a terra? Não me podes também ver na tua frente? E fui enviado por Deus. Agora te digo: Vai e lembra-te do cativeiro de teus pais na terra de Helã e na terra de Néfi; e recorda-te de que grandes foram as coisas que Deus fez por eles; pois estavam em cativeiro e ele libertou-os. E agora te digo, Alma: Segue teu caminho e não procures mais destruir a igreja, para que as orações deles sejam respondidas; e isto ainda que tu mesmo prefiras ser lançado fora.  Ora, aconteceu que estas foram as últimas palavras que o anjo disse a Alma; e partiu.” (Mosias 27:11-17)

Outras escrituras: Números 22:21-34; Mateus 2:13;  Alma 10:20-21; Helamã 5:11, Gênesis 22:11-12; Juízes 2:4; Salmos 34:7; Isaías 63:9; Daniel 3:28; Daniel 6:22; 1 Néfi 3:29-30; Alma 9:25; Abraão 2:13

mudanças

Testificar e Ensinar; Convocar e chamar para se servir na obra de Deus

Logo no inicio da vida mortal os anjos foram enviados para ensinar a humanidade.”E após muitos dias” que Adão e Eva haviam sido expulsos do Jardim do Éden, “um anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor? E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.

E então o anjo falou, dizendo: Isso é à semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai que é cheio de graça e verdade.

Portanto farás tudo o que fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre. (Moisés 5:6-8)

Outras escrituras: Lucas 24:22-23, Hebreus 2:2-3, Apocalipse 17:1, 1   Néfi 11:30. Jacó 7:5, Alma 9:21, Alma 12:28-30; Alma 13:22-26; Alma 24:14, Alma 32:23; 3 Néfi 19-14-15; Morôni 7:22, 25, 29, 37; D&C 29:42; D&C 23:25; D&C 121:27; D&C 136:37; Moisés 5:58; Moisés 7:27; Zacarias 1:14, 19; Apocalipse 10:7; 1 Néfi 11:14-15; Mosias 3:2; Mosias 5:5; Alma 10:9; Alma 36:5; Alma 39:19; Alma 40:11; Helamã 14:9

Abençoar com dons e com o Espírito Santo

O Salvador, quando esteve entre os nefitas, orou com eles, e em determinada ocasião “dirigindo-se à multidão, disse-lhes: Olhai para vossas criancinhas. E, ao olharem, lançaram o olhar ao céu e viram os céus abertos e anjos descendo dos céus, como se estivessem no meio de fogo; e eles desceram e cercaram aqueles pequeninos e eles foram rodeados por fogo; e os anjos exerceram seu ministério junto a eles.” (3 Néfi 17:23-24)

Outras escrituras: Helamã 5:48, Helamã 15, 18; Gênesis 22:15-18; Juízes 6:11-12; Juízes 13:3; D&C 84:28

Profetizar, Anunciar e Comunicar

Maria ouviu a profecia do anjo Gabriel:

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.

E eis que em teu ventre conceberás e darás à   luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. (Lucas 1:26-33)

Lembremo-nos também dos simples pastores: “eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2:9-11)

Outras escrituras: Gênesis 16:7-11, Lucas 1:11-13; Atos 7:23-24; Apocalipse 11:15; João 20:11-13; Alma 19:34; Helamã 5:39; Helamã 16:14; D&C 88:92; II Reis 1:15; Mateus 2:19; Atos 10:22; Apocalipse 1:1; Apocalipse 5:2; D&C 45:45

os anjos

When the Angels Come | Clark Kelley Price

Guiar, Proteger (pessoas, coisas e lugares), lutar contra o mal, libertar

Leí que estava perdido em um escuro e triste deserto, foi guiado pro ma anjo e achou a Árvore da Vida: “E aconteceu que vi um homem e ele estava vestido com um manto branco; e ele pôs-se à minha frente. E aconteceu que me falou e ordenou-me que o seguisse. E aconteceu que, enquanto o seguia, vi que eu estava num escuro e triste deserto.

E, depois de haver caminhado pelo espaço de muitas horas na escuridão, comecei a orar ao Senhor para que tivesse compaixão de mim segundo sua terna e infinita misericórdia. E aconteceu que, depois de orar ao Senhor, vi um campo largo e espaçoso. E aconteceu que vi uma árvore cujo fruto faria uma pessoa feliz.

E aconteceu que me aproximei e comi de seu fruto; e vi que era o mais doce de todos os que já havia provado. Sim, e vi que o fruto era branco, excedendo toda brancura que eu já vira.” (1 Néfi 8:5-11)

Outras escrituras: Genesis 19:1-17, Salmos 91:11, Lucas 16:22, Apocalipse 12:7; D&C 84:42; D&C 132:18; Êxodo 14:19; Êxodo 23:20-23, Atos 5:19-20; Atos 12:7-11

Louvar e Adorar

Na ocasião do nascimento do Senhor Jesus Cristo “apareceu (…)uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas 2:13-14)

Outras escrituras: Salmos 148:2, Hebreus 1:4, Apocalipse 5:11-12, Apocalipse 7:11-12, 1 Néfi 1:8; Alma 36:22; D&C 76:21

Restaurar chaves ou conceder poderes

Joseph Smith foi visitado por muitos mensageiros celestiais. Ele citou alguns nesta passagem: “Agora, o que ouvimos no evangelho que recebemos? Uma voz de alegria! Uma voz de misericórdia do céu (…) E a voz de Miguel, o arcanjo, e a voz de Gabriel e de Rafael e de diversos anjos, de Miguel, ou seja, Adão, até o tempo atual, todos anunciando sua dispensação, seus direitos, suas chaves, suas honras, sua majestade e glória e o poder de seu sacerdócio; dando linha sobre linha, preceito sobre preceito; um pouco aqui, um pouco ali; dando-nos consolação pela proclamação do que está para vir, confirmando nossa esperança!” (D&C 128:19, 21)

Outras escrituras: D&C 27:16; Apocalipse 14:6-7; D&C 133:37

Servir a Deus, Ser testemunhas de Deus

Jacó teve uma revelação Então na qual “sonhou” que “estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência” (Gênesis 28:12-13)

Outras escrituras: Salmos 103:20, Mateus 25:31, Mateus 26:53, João 1:51, II Tessalonicenses 1:7; Alma 18:30; Helamã 10:6; D&C 76:67; D&C 132:20; Moisés 7:25; Apocalipse 22:16

Condenar, Julgar, Amaldiçoar e Separar os bons dos maus

O Senhor ensinou: “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13:41-42)

Outras escrituras: Mateus 13:49; Mateus 24:31, Marcos 13:27, Apocalipse 8:6, Apocalipse 9:14-15; Apocalipse 15:1, 16:1; D&C 38:12; D&C 63:54; D&C 77:8-9; D&C 86:5; Juízes 5:23; II Samuel 24:16; II Reis 19:35; Isaías 37:36; Zacarias 3:2; Atos 12:23; D&C 88:112-115; D&C 89:21

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
autoridade perito em material anti-Igreja
O que fazer com as perguntas de acordo com autoridade geral perito em...
5 ideias para usar o tempo de maneira eficaz na sala de aula

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *